Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11183 |
Resumo: | Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os procedimentos metodológicos empregados pelos participantes do GEPEMA que utilizaram a análise da produção escrita como prática de investigação Para isso, utilizaram-se os modelos emergentes como heurística, em que cada conjunto de procedimentos metodológicos, dos dezenove trabalhos estudados, foi tomado como um “modelo de”, específico àquele contexto de pesquisa e, por meio de um processo de refinamento, obtiveram-se elementos mais gerais, para um provável “modelo para” No estudo, foram inventariadas cento e uma etapas diferentes, identificadas nos capítulos referentes aos procedimentos metodológicos dos dezenove trabalhos As etapas que possuíam aspectos em comum foram agrupadas, e cada agrupamento analisado Também foram analisadas, separadamente, as etapas não agrupadas Nesse processo, obtiveram-se sete agrupamentos (obtenção dos protocolos de pesquisa; aplicação de questionários; leitura das produções escritas; correção de provas; descrição das resoluções, dos procedimentos ou das respostas; elaboração de agrupamentos e análise e interpretação) e duas etapas (elaboração da prova, com escolha das questões e, codificação das provas), que foram utilizados em, no mínimo, onze trabalhos, e fornecem indícios de um possível “modelo para” |
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Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentroMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaProdução escrita em matemáticaStudy and teachingMathematics educationWritten productionMathematicsResumo: Este estudo teve como objetivo investigar os procedimentos metodológicos empregados pelos participantes do GEPEMA que utilizaram a análise da produção escrita como prática de investigação Para isso, utilizaram-se os modelos emergentes como heurística, em que cada conjunto de procedimentos metodológicos, dos dezenove trabalhos estudados, foi tomado como um “modelo de”, específico àquele contexto de pesquisa e, por meio de um processo de refinamento, obtiveram-se elementos mais gerais, para um provável “modelo para” No estudo, foram inventariadas cento e uma etapas diferentes, identificadas nos capítulos referentes aos procedimentos metodológicos dos dezenove trabalhos As etapas que possuíam aspectos em comum foram agrupadas, e cada agrupamento analisado Também foram analisadas, separadamente, as etapas não agrupadas Nesse processo, obtiveram-se sete agrupamentos (obtenção dos protocolos de pesquisa; aplicação de questionários; leitura das produções escritas; correção de provas; descrição das resoluções, dos procedimentos ou das respostas; elaboração de agrupamentos e análise e interpretação) e duas etapas (elaboração da prova, com escolha das questões e, codificação das provas), que foram utilizados em, no mínimo, onze trabalhos, e fornecem indícios de um possível “modelo para”Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study has as the objetive of investigating the methodological procedures employed by the GEPEMA participants who used the written production analysis as research practice To make this, the emergent models were used as heuristics, in which each set of methodological procedures, of the nineteen used studies, was taken as a "model of", specific to that context of research and, using a process of refinement, were obtained more general elements for a probable "model for" In the study, a hundred and one steps were inventoried, which were identified in the chapters referring to the methodological procedures of the nineteen papers The steps that had common aspects were grouped, and each grouping was analyzed Non-pooled steps were also analyzed separately In this process, seven groupings (obtaining the research protocols; application of questionnaires; reading of written productions; proofreading; description of the resolutions, procedures or responses; preparation of groupings and analysis and interpretation) and two steps (preparation of the test, including choice of the questions and codification of the tests) were obtained, which were used, at least, in eleven works, and provide indications of a possible "model for"Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Dalto, Jader OtávioCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Barretto, Ana Cláudia2024-05-01T13:10:57Z2024-05-01T13:10:57Z2018.0019.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11183porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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