Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barretto, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11183
Resumo: Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os procedimentos metodológicos empregados pelos participantes do GEPEMA que utilizaram a análise da produção escrita como prática de investigação Para isso, utilizaram-se os modelos emergentes como heurística, em que cada conjunto de procedimentos metodológicos, dos dezenove trabalhos estudados, foi tomado como um “modelo de”, específico àquele contexto de pesquisa e, por meio de um processo de refinamento, obtiveram-se elementos mais gerais, para um provável “modelo para” No estudo, foram inventariadas cento e uma etapas diferentes, identificadas nos capítulos referentes aos procedimentos metodológicos dos dezenove trabalhos As etapas que possuíam aspectos em comum foram agrupadas, e cada agrupamento analisado Também foram analisadas, separadamente, as etapas não agrupadas Nesse processo, obtiveram-se sete agrupamentos (obtenção dos protocolos de pesquisa; aplicação de questionários; leitura das produções escritas; correção de provas; descrição das resoluções, dos procedimentos ou das respostas; elaboração de agrupamentos e análise e interpretação) e duas etapas (elaboração da prova, com escolha das questões e, codificação das provas), que foram utilizados em, no mínimo, onze trabalhos, e fornecem indícios de um possível “modelo para”
id UEL_b3cf8345831af6db69b6d30e250d938b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11183
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentroMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaProdução escrita em matemáticaStudy and teachingMathematics educationWritten productionMathematicsResumo: Este estudo teve como objetivo investigar os procedimentos metodológicos empregados pelos participantes do GEPEMA que utilizaram a análise da produção escrita como prática de investigação Para isso, utilizaram-se os modelos emergentes como heurística, em que cada conjunto de procedimentos metodológicos, dos dezenove trabalhos estudados, foi tomado como um “modelo de”, específico àquele contexto de pesquisa e, por meio de um processo de refinamento, obtiveram-se elementos mais gerais, para um provável “modelo para” No estudo, foram inventariadas cento e uma etapas diferentes, identificadas nos capítulos referentes aos procedimentos metodológicos dos dezenove trabalhos As etapas que possuíam aspectos em comum foram agrupadas, e cada agrupamento analisado Também foram analisadas, separadamente, as etapas não agrupadas Nesse processo, obtiveram-se sete agrupamentos (obtenção dos protocolos de pesquisa; aplicação de questionários; leitura das produções escritas; correção de provas; descrição das resoluções, dos procedimentos ou das respostas; elaboração de agrupamentos e análise e interpretação) e duas etapas (elaboração da prova, com escolha das questões e, codificação das provas), que foram utilizados em, no mínimo, onze trabalhos, e fornecem indícios de um possível “modelo para”Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study has as the objetive of investigating the methodological procedures employed by the GEPEMA participants who used the written production analysis as research practice To make this, the emergent models were used as heuristics, in which each set of methodological procedures, of the nineteen used studies, was taken as a "model of", specific to that context of research and, using a process of refinement, were obtained more general elements for a probable "model for" In the study, a hundred and one steps were inventoried, which were identified in the chapters referring to the methodological procedures of the nineteen papers The steps that had common aspects were grouped, and each grouping was analyzed Non-pooled steps were also analyzed separately In this process, seven groupings (obtaining the research protocols; application of questionnaires; reading of written productions; proofreading; description of the resolutions, procedures or responses; preparation of groupings and analysis and interpretation) and two steps (preparation of the test, including choice of the questions and codification of the tests) were obtained, which were used, at least, in eleven works, and provide indications of a possible "model for"Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Dalto, Jader OtávioCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Barretto, Ana Cláudia2024-05-01T13:10:57Z2024-05-01T13:10:57Z2018.0019.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11183porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
title Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
spellingShingle Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
Barretto, Ana Cláudia
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Produção escrita em matemática
Study and teaching
Mathematics education
Written production
Mathematics
title_short Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
title_full Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
title_fullStr Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
title_full_unstemmed Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
title_sort Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro
author Barretto, Ana Cláudia
author_facet Barretto, Ana Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Dalto, Jader Otávio
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Barretto, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Produção escrita em matemática
Study and teaching
Mathematics education
Written production
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Produção escrita em matemática
Study and teaching
Mathematics education
Written production
Mathematics
description Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar os procedimentos metodológicos empregados pelos participantes do GEPEMA que utilizaram a análise da produção escrita como prática de investigação Para isso, utilizaram-se os modelos emergentes como heurística, em que cada conjunto de procedimentos metodológicos, dos dezenove trabalhos estudados, foi tomado como um “modelo de”, específico àquele contexto de pesquisa e, por meio de um processo de refinamento, obtiveram-se elementos mais gerais, para um provável “modelo para” No estudo, foram inventariadas cento e uma etapas diferentes, identificadas nos capítulos referentes aos procedimentos metodológicos dos dezenove trabalhos As etapas que possuíam aspectos em comum foram agrupadas, e cada agrupamento analisado Também foram analisadas, separadamente, as etapas não agrupadas Nesse processo, obtiveram-se sete agrupamentos (obtenção dos protocolos de pesquisa; aplicação de questionários; leitura das produções escritas; correção de provas; descrição das resoluções, dos procedimentos ou das respostas; elaboração de agrupamentos e análise e interpretação) e duas etapas (elaboração da prova, com escolha das questões e, codificação das provas), que foram utilizados em, no mínimo, onze trabalhos, e fornecem indícios de um possível “modelo para”
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.02.2018
2018.00
2024-05-01T13:10:57Z
2024-05-01T13:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11183
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823269373607936