Reflexões sobre a influência da língua materna Kaingang no aprendizado do português como segunda língua
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10650 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho visa a apresentar os resultados da análise de dados provenientes da escola bilíngüe Luiz Penky Pereira, localizada na Terra Indígena Apucaraninha, que está situada no município de Leroville, distante 8 quilômetros de Londrina O objetivo do estudo é a verificação de possíveis interferências da língua materna Kaingang no aprendizado do Português como segunda língua A teoria que permeia o estudo é a Lingüística Contrastiva, com os Modelos de Análise de Erros e Análise de Interlíngua |
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Reflexões sobre a influência da língua materna Kaingang no aprendizado do português como segunda línguaLíngua portuguesaEstudo e ensinoAquisição da segunda linguagemLinguística contrastivaInterlíngua (Aprendizagem de línguas)Portuguese language - Study and teachingSecond language learningContrastive linguisticsInterlanguage (Language learniResumo: Este trabalho visa a apresentar os resultados da análise de dados provenientes da escola bilíngüe Luiz Penky Pereira, localizada na Terra Indígena Apucaraninha, que está situada no município de Leroville, distante 8 quilômetros de Londrina O objetivo do estudo é a verificação de possíveis interferências da língua materna Kaingang no aprendizado do Português como segunda língua A teoria que permeia o estudo é a Lingüística Contrastiva, com os Modelos de Análise de Erros e Análise de InterlínguaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This work aims to present the results of analysis of the data collected at the bilingual school Luiz Pénky Pereira, which is located at the indigenous area of Apucaraninha, in Leroville, distant 8 kilometers from Londrina The objective of this work is to verify possible influences of the mother tongue Kaingang in the learning process of Portuguese as a second language The theory adopted to guide this study is the Contrastive Linguistics through the Models of Error Analysis and Interlanguage AnalysisSantos, Ludoviko Carnasciali dos [Orientador]Durão, Adja Balbino de Amorim BarbieriAmado, Rosane de SáBaccili, Valéria Cristina Leite2024-05-01T12:46:29Z2024-05-01T12:46:29Z2008.0013.03.08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10650porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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