Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10157 |
Resumo: | Resumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo apresentar um estudo dos processos de aprendizagem, de avaliação e de ensino em uma disciplina de Geometria e Desenho a partir do desenvolvimento (concepção, elaboração, implementação e avaliação) de uma trajetória de avaliação, na perspectiva do GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação) Para tanto, apresento uma discussão de aspectos teóricos abordados pelos autores da Educação Matemática Realística (RME) e de avaliação para apresentar as ideias que fomentaram as práticas docentes e as análises deste trabalho Em seguida, abordo aspectos metodológicos da pesquisa realizada com 39 estudantes, no ano de 216 Utilizei 9 instrumentos de avaliação para recolha de informações: Anotações dos Estudantes, Caderno de Desenho, Prova Elaborada Pelos Estudantes, Prova em Fases, Prova em Grupo, Prova Escrita com Cola, Seminário, Trabalho Escrito e Vaivém Apresento as análises e discussões em dois capítulos distintos: no primeiro, analiso trechos da trajetória de avaliação e duas de suas modificações, recorrendo às produções escritas dos estudantes nos instrumentos de avaliação, buscando inferir aspectos teóricos dos autores discutidos que estivessem subjacentes à prática adotada;; no segundo, retomo as análises feitas para discutir os princípios da Educação Matemática Realística que se revelaram na dinâmica da aula De maneira geral, as análises mostraram que os processos de aprendizagem, de avaliação e de ensino estão amalgamados, sendo que o processo de avaliação pode ser tomado como mote para condução das aulas em diferentes dinâmicas Assim, a avaliação toma um caráter longitudinal, estando relacionada aos instrumentos de avaliação, aos estudos dos alunos (para as provas, ao fazer trabalhos), às observações, atitudes, relações (do professor e dos estudantes), aos feedbacks e, sobretudo, à comunicação (oral, escrita, não verbal) |
id |
UEL_12dcfe5cac152fa2a2ae6851f7c0568b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10157 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliaçãoEducação matemáticaAprendizagemAvaliaçãoMathematics educationEvaluationLearningResumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo apresentar um estudo dos processos de aprendizagem, de avaliação e de ensino em uma disciplina de Geometria e Desenho a partir do desenvolvimento (concepção, elaboração, implementação e avaliação) de uma trajetória de avaliação, na perspectiva do GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação) Para tanto, apresento uma discussão de aspectos teóricos abordados pelos autores da Educação Matemática Realística (RME) e de avaliação para apresentar as ideias que fomentaram as práticas docentes e as análises deste trabalho Em seguida, abordo aspectos metodológicos da pesquisa realizada com 39 estudantes, no ano de 216 Utilizei 9 instrumentos de avaliação para recolha de informações: Anotações dos Estudantes, Caderno de Desenho, Prova Elaborada Pelos Estudantes, Prova em Fases, Prova em Grupo, Prova Escrita com Cola, Seminário, Trabalho Escrito e Vaivém Apresento as análises e discussões em dois capítulos distintos: no primeiro, analiso trechos da trajetória de avaliação e duas de suas modificações, recorrendo às produções escritas dos estudantes nos instrumentos de avaliação, buscando inferir aspectos teóricos dos autores discutidos que estivessem subjacentes à prática adotada;; no segundo, retomo as análises feitas para discutir os princípios da Educação Matemática Realística que se revelaram na dinâmica da aula De maneira geral, as análises mostraram que os processos de aprendizagem, de avaliação e de ensino estão amalgamados, sendo que o processo de avaliação pode ser tomado como mote para condução das aulas em diferentes dinâmicas Assim, a avaliação toma um caráter longitudinal, estando relacionada aos instrumentos de avaliação, aos estudos dos alunos (para as provas, ao fazer trabalhos), às observações, atitudes, relações (do professor e dos estudantes), aos feedbacks e, sobretudo, à comunicação (oral, escrita, não verbal)Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis aims to present a study of the assessment, learning and teaching processes in a discipline of Geometry and Geometric Drawing from the development (conception, elaboration, implementation and evaluation) of an assessment trajectory, based on the GEPEMA’s perspective (Gruop of Study and Research in Mathematics Education and Assessment) For that, I present a discussion of theoretical aspects approached by authors of Realistic Mathematical Education (RME) and of assessment to present the ideas that fostered the teaching practices and the analyzes of this work Then, I present methodological aspects of the research, carried out with 39 students, in the year of 216 I used 9 assessment instruments to collect information: Drawing Notebook, Group Test, Seminar, Stage Test, Student Notes, Vaivém, Written Paper, Written Test with Cola I present the analyzes and discussions in two distinct chapters: in the first one, I analyze excerpts of the assessment trajectory and two of its modifications, using the written productions of the students in the assessment instruments, seeking to infer theoretical aspects of the authors discussed that were underlying the adopted practice;; in the second, I return to the analyzes made to discuss the principles of Realistic Mathematical Education that were revealed in the dynamics of the class In general, the analysis showed that the assessment, learning and teaching processes are amalgamated, and the evaluation process can be taken as a motto for conducting the classes in different dynamics Thus, the evaluation takes a longitudinal character, being related to the instruments of evaluation, the studies of the students (for the tests, doing the works), the observations, attitudes, relations (of the teacher and the students), the feedbacks and, communication (oral, written, non- verbal)Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Garnica, Antônio Vicente MarafiotiSantos, João Ricardo Viola dosAlmeida, Lourdes Maria Werle deMendes, Marcele TavaresFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Silva, Gabriel dos Santos e2024-05-01T12:39:54Z2024-05-01T12:39:54Z2018.0019.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10157porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação |
title |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação |
spellingShingle |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação Silva, Gabriel dos Santos e Educação matemática Aprendizagem Avaliação Mathematics education Evaluation Learning |
title_short |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação |
title_full |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação |
title_fullStr |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação |
title_full_unstemmed |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação |
title_sort |
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação |
author |
Silva, Gabriel dos Santos e |
author_facet |
Silva, Gabriel dos Santos e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Garnica, Antônio Vicente Marafioti Santos, João Ricardo Viola dos Almeida, Lourdes Maria Werle de Mendes, Marcele Tavares Ferreira, Pamela Emanueli Alves Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel dos Santos e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Aprendizagem Avaliação Mathematics education Evaluation Learning |
topic |
Educação matemática Aprendizagem Avaliação Mathematics education Evaluation Learning |
description |
Resumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo apresentar um estudo dos processos de aprendizagem, de avaliação e de ensino em uma disciplina de Geometria e Desenho a partir do desenvolvimento (concepção, elaboração, implementação e avaliação) de uma trajetória de avaliação, na perspectiva do GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação) Para tanto, apresento uma discussão de aspectos teóricos abordados pelos autores da Educação Matemática Realística (RME) e de avaliação para apresentar as ideias que fomentaram as práticas docentes e as análises deste trabalho Em seguida, abordo aspectos metodológicos da pesquisa realizada com 39 estudantes, no ano de 216 Utilizei 9 instrumentos de avaliação para recolha de informações: Anotações dos Estudantes, Caderno de Desenho, Prova Elaborada Pelos Estudantes, Prova em Fases, Prova em Grupo, Prova Escrita com Cola, Seminário, Trabalho Escrito e Vaivém Apresento as análises e discussões em dois capítulos distintos: no primeiro, analiso trechos da trajetória de avaliação e duas de suas modificações, recorrendo às produções escritas dos estudantes nos instrumentos de avaliação, buscando inferir aspectos teóricos dos autores discutidos que estivessem subjacentes à prática adotada;; no segundo, retomo as análises feitas para discutir os princípios da Educação Matemática Realística que se revelaram na dinâmica da aula De maneira geral, as análises mostraram que os processos de aprendizagem, de avaliação e de ensino estão amalgamados, sendo que o processo de avaliação pode ser tomado como mote para condução das aulas em diferentes dinâmicas Assim, a avaliação toma um caráter longitudinal, estando relacionada aos instrumentos de avaliação, aos estudos dos alunos (para as provas, ao fazer trabalhos), às observações, atitudes, relações (do professor e dos estudantes), aos feedbacks e, sobretudo, à comunicação (oral, escrita, não verbal) |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
19.03.2018 2018.00 2024-05-01T12:39:54Z 2024-05-01T12:39:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10157 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823245385334784 |