Análise combinatória : uma proposta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanno, Tallys Yuri de Almeida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9398
Resumo: Resumo: Devido às práticas pedagógicas tradicionalistas utilizadas para o ensino de “Análise Combinatória” observa-se que, muitas vezes, ele acaba por se tornar um entrave de aprendizagem para os alunos, que o associam a um exercício de mera aplicação de fórmulas Esta Dissertação objetiva apresentar uma proposta para o ensino de Análise Combinatória por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), apoiada na utilização de tarefas na perspectiva investigativa, com a finalidade de que os alunos sejam os protagonistas da construção dos seus próprios conhecimentos e não receptáculos de um conhecimento expresso pelo docente A elaboração da Trajetória Hipotética de Aprendizagem foi feita à luz das ideias do estudioso Martin Simon, por meio de cinco tarefas, com o objetivo de apresentar uma proposta de introdução e sistematização dos conteúdos: Princípio Fundamental da Contagem, Permutação, Arranjo e Combinação Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para que os professores reflitam sobre a importância de os estudantes serem ativos na construção dos conceitos matemáticos
id UEL_178872748bf0c00e87f3188b87c70623
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9398
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise combinatória : uma proposta de ensinoAnálise combinatóriaMatemáticaEstudo e ensinoCombinatorial analysisStudy and teachingMathematicsResumo: Devido às práticas pedagógicas tradicionalistas utilizadas para o ensino de “Análise Combinatória” observa-se que, muitas vezes, ele acaba por se tornar um entrave de aprendizagem para os alunos, que o associam a um exercício de mera aplicação de fórmulas Esta Dissertação objetiva apresentar uma proposta para o ensino de Análise Combinatória por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), apoiada na utilização de tarefas na perspectiva investigativa, com a finalidade de que os alunos sejam os protagonistas da construção dos seus próprios conhecimentos e não receptáculos de um conhecimento expresso pelo docente A elaboração da Trajetória Hipotética de Aprendizagem foi feita à luz das ideias do estudioso Martin Simon, por meio de cinco tarefas, com o objetivo de apresentar uma proposta de introdução e sistematização dos conteúdos: Princípio Fundamental da Contagem, Permutação, Arranjo e Combinação Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para que os professores reflitam sobre a importância de os estudantes serem ativos na construção dos conceitos matemáticosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: As a result of traditionalist pedagogical practices used to the teaching of “Combinatorial Analysis” we observe that, many times, it becomes a learning obstacle to students, that, associate it to an exercise of mere formula application This essay aims to present a hypothetical learning trajectory (THA) for teaching “Combinatorial Analysis”, in conjunction with the utilization of assignments in a investigative perspective So that students start being the protagonists of the construction of their own knowledge and not only receptacles of the lessons and subjects explained by their teachers The elaboration of the “Hypothetical Learning Trajectory” was elaborated based on the ideas of Martin Simon, through three assignments with the main goal of presenting a proposal of introduction and systematization of the subjects: Fundamental Principle of Counting, Permutation, Arrangement and Combination It's expected that this essay serves as an inspiration so that teachers think about the importance of students being active on building the knowledge on these mathematical conceptsFerreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]Pires, Magna Natalia MarinCiani, Andréia BüttnerKanno, Tallys Yuri de Almeida2024-05-01T11:55:08Z2024-05-01T11:55:08Z2022.0027.04.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9398porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:43Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:43Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise combinatória : uma proposta de ensino
title Análise combinatória : uma proposta de ensino
spellingShingle Análise combinatória : uma proposta de ensino
Kanno, Tallys Yuri de Almeida
Análise combinatória
Matemática
Estudo e ensino
Combinatorial analysis
Study and teaching
Mathematics
title_short Análise combinatória : uma proposta de ensino
title_full Análise combinatória : uma proposta de ensino
title_fullStr Análise combinatória : uma proposta de ensino
title_full_unstemmed Análise combinatória : uma proposta de ensino
title_sort Análise combinatória : uma proposta de ensino
author Kanno, Tallys Yuri de Almeida
author_facet Kanno, Tallys Yuri de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]
Pires, Magna Natalia Marin
Ciani, Andréia Büttner
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanno, Tallys Yuri de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Matemática
Estudo e ensino
Combinatorial analysis
Study and teaching
Mathematics
topic Análise combinatória
Matemática
Estudo e ensino
Combinatorial analysis
Study and teaching
Mathematics
description Resumo: Devido às práticas pedagógicas tradicionalistas utilizadas para o ensino de “Análise Combinatória” observa-se que, muitas vezes, ele acaba por se tornar um entrave de aprendizagem para os alunos, que o associam a um exercício de mera aplicação de fórmulas Esta Dissertação objetiva apresentar uma proposta para o ensino de Análise Combinatória por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), apoiada na utilização de tarefas na perspectiva investigativa, com a finalidade de que os alunos sejam os protagonistas da construção dos seus próprios conhecimentos e não receptáculos de um conhecimento expresso pelo docente A elaboração da Trajetória Hipotética de Aprendizagem foi feita à luz das ideias do estudioso Martin Simon, por meio de cinco tarefas, com o objetivo de apresentar uma proposta de introdução e sistematização dos conteúdos: Princípio Fundamental da Contagem, Permutação, Arranjo e Combinação Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para que os professores reflitam sobre a importância de os estudantes serem ativos na construção dos conceitos matemáticos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2022.00
2024-05-01T11:55:08Z
2024-05-01T11:55:08Z
27.04.2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9398
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823249780965376