Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9044 |
Resumo: | Resumo: Enquanto muitas pesquisas ditam o que professores devem fazer em sala de aula, buscamos compreender o que professores, de fato, fazem em sala de aula, sem possuir pretensão de prescrever como devem se comportar Buscamos responder as seguintes questões: O que professores de Ciências fazem, de fato, nas aulas analisadas? Quais categorias poderiam descrever suas ações? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos: Identificar e analisar as ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental; Caracterizar e categorizar as ações de professores em aulas de Ciências Com o intuito de responder as questões levantadas, investigamos três aulas de duas docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo uma do sexto ano e duas do sétimo ano, nomeadas de A1P1, A1P2 e A2P2 As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, diferenciando-se nas aulas apenas pelo tempo desprendido, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram 19 Ações e 53 Microações em A1P1; 17 Ações e 51 Microações em A1P2; e 18 Ações e 47 Microações em A2P2 Percebemos que o tempo desprendido para as Macroações, bem como as Ações e as Microações foram alteradas de uma aula para outra, sendo influenciadas pelas ações de outros indivíduos, pelo conteúdo, pela estratégia de ensino escolhida e pelos recursos metodológicos e didáticos utilizados |
id |
UEL_1830c79ef45c27b7930cbd37df18ce90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9044 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamentalCiênciaEstudo e ensinoProfessoresFormaçãoEnsino fundamentalScienceTeacher trainingStudy and teachingResumo: Enquanto muitas pesquisas ditam o que professores devem fazer em sala de aula, buscamos compreender o que professores, de fato, fazem em sala de aula, sem possuir pretensão de prescrever como devem se comportar Buscamos responder as seguintes questões: O que professores de Ciências fazem, de fato, nas aulas analisadas? Quais categorias poderiam descrever suas ações? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos: Identificar e analisar as ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental; Caracterizar e categorizar as ações de professores em aulas de Ciências Com o intuito de responder as questões levantadas, investigamos três aulas de duas docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo uma do sexto ano e duas do sétimo ano, nomeadas de A1P1, A1P2 e A2P2 As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, diferenciando-se nas aulas apenas pelo tempo desprendido, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram 19 Ações e 53 Microações em A1P1; 17 Ações e 51 Microações em A1P2; e 18 Ações e 47 Microações em A2P2 Percebemos que o tempo desprendido para as Macroações, bem como as Ações e as Microações foram alteradas de uma aula para outra, sendo influenciadas pelas ações de outros indivíduos, pelo conteúdo, pela estratégia de ensino escolhida e pelos recursos metodológicos e didáticos utilizadosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: While much research dictates what teachers should do in the classroom, we seek to understand what teachers, in fact, do in the classroom, without pretending to prescribe how they should behave We seek to answer the following questions: What do science teachers actually do in the analyzed classes? What categories could describe your actions? Therefore, we set out the following objectives: Identify and analyze the teacher actions in science classes in the final years of elementary school; Characterize and categorize the actions of science teachers in the classroom In order to answer the questions raised, we investigated three classes of two science teachers from the final years of elementary school, one from the sixth year and two from the seventh year, named A1P1, A1P2 and A2P2 The classes were analyzed in the light of Content Analysis Four macroactions were found that describe the teacher actions, being: Bureaucratic-Administrative, Speak, Wait and Teach Content In addition to the Macroations, 19 Actions and 53 Microations emerged in A1P1; 17 Actions and 51 Microations in A1P2; and 18 Actions and 47 Microations in A2P2 We noticed that the time spent for Macroations, as well the Actions and Microations were changed from one class to another, being influenced by the actions of other individuals, by the content, by the chosen teaching strategy and by the methodological and didactic resources usedPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Costa, Priscila Carozza FrassonArruda, Sergio de MelloTurke, Nathália Hernandes2024-05-01T11:46:33Z2024-05-01T11:46:33Z2020.0002.09.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9044porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
title |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental Turke, Nathália Hernandes Ciência Estudo e ensino Professores Formação Ensino fundamental Science Teacher training Study and teaching |
title_short |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Turke, Nathália Hernandes |
author_facet |
Turke, Nathália Hernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Passos, Marinez Meneghello [Orientador] Costa, Priscila Carozza Frasson Arruda, Sergio de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Turke, Nathália Hernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Estudo e ensino Professores Formação Ensino fundamental Science Teacher training Study and teaching |
topic |
Ciência Estudo e ensino Professores Formação Ensino fundamental Science Teacher training Study and teaching |
description |
Resumo: Enquanto muitas pesquisas ditam o que professores devem fazer em sala de aula, buscamos compreender o que professores, de fato, fazem em sala de aula, sem possuir pretensão de prescrever como devem se comportar Buscamos responder as seguintes questões: O que professores de Ciências fazem, de fato, nas aulas analisadas? Quais categorias poderiam descrever suas ações? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos: Identificar e analisar as ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental; Caracterizar e categorizar as ações de professores em aulas de Ciências Com o intuito de responder as questões levantadas, investigamos três aulas de duas docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo uma do sexto ano e duas do sétimo ano, nomeadas de A1P1, A1P2 e A2P2 As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, diferenciando-se nas aulas apenas pelo tempo desprendido, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram 19 Ações e 53 Microações em A1P1; 17 Ações e 51 Microações em A1P2; e 18 Ações e 47 Microações em A2P2 Percebemos que o tempo desprendido para as Macroações, bem como as Ações e as Microações foram alteradas de uma aula para outra, sendo influenciadas pelas ações de outros indivíduos, pelo conteúdo, pela estratégia de ensino escolhida e pelos recursos metodológicos e didáticos utilizados |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
02.09.2020 2020.00 2024-05-01T11:46:33Z 2024-05-01T11:46:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9044 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823316306821120 |