Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turke, Nathália Hernandes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9044
Resumo: Resumo: Enquanto muitas pesquisas ditam o que professores devem fazer em sala de aula, buscamos compreender o que professores, de fato, fazem em sala de aula, sem possuir pretensão de prescrever como devem se comportar Buscamos responder as seguintes questões: O que professores de Ciências fazem, de fato, nas aulas analisadas? Quais categorias poderiam descrever suas ações? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos: Identificar e analisar as ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental; Caracterizar e categorizar as ações de professores em aulas de Ciências Com o intuito de responder as questões levantadas, investigamos três aulas de duas docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo uma do sexto ano e duas do sétimo ano, nomeadas de A1P1, A1P2 e A2P2 As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, diferenciando-se nas aulas apenas pelo tempo desprendido, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram 19 Ações e 53 Microações em A1P1; 17 Ações e 51 Microações em A1P2; e 18 Ações e 47 Microações em A2P2 Percebemos que o tempo desprendido para as Macroações, bem como as Ações e as Microações foram alteradas de uma aula para outra, sendo influenciadas pelas ações de outros indivíduos, pelo conteúdo, pela estratégia de ensino escolhida e pelos recursos metodológicos e didáticos utilizados
id UEL_1830c79ef45c27b7930cbd37df18ce90
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9044
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamentalCiênciaEstudo e ensinoProfessoresFormaçãoEnsino fundamentalScienceTeacher trainingStudy and teachingResumo: Enquanto muitas pesquisas ditam o que professores devem fazer em sala de aula, buscamos compreender o que professores, de fato, fazem em sala de aula, sem possuir pretensão de prescrever como devem se comportar Buscamos responder as seguintes questões: O que professores de Ciências fazem, de fato, nas aulas analisadas? Quais categorias poderiam descrever suas ações? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos: Identificar e analisar as ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental; Caracterizar e categorizar as ações de professores em aulas de Ciências Com o intuito de responder as questões levantadas, investigamos três aulas de duas docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo uma do sexto ano e duas do sétimo ano, nomeadas de A1P1, A1P2 e A2P2 As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, diferenciando-se nas aulas apenas pelo tempo desprendido, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram 19 Ações e 53 Microações em A1P1; 17 Ações e 51 Microações em A1P2; e 18 Ações e 47 Microações em A2P2 Percebemos que o tempo desprendido para as Macroações, bem como as Ações e as Microações foram alteradas de uma aula para outra, sendo influenciadas pelas ações de outros indivíduos, pelo conteúdo, pela estratégia de ensino escolhida e pelos recursos metodológicos e didáticos utilizadosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: While much research dictates what teachers should do in the classroom, we seek to understand what teachers, in fact, do in the classroom, without pretending to prescribe how they should behave We seek to answer the following questions: What do science teachers actually do in the analyzed classes? What categories could describe your actions? Therefore, we set out the following objectives: Identify and analyze the teacher actions in science classes in the final years of elementary school; Characterize and categorize the actions of science teachers in the classroom In order to answer the questions raised, we investigated three classes of two science teachers from the final years of elementary school, one from the sixth year and two from the seventh year, named A1P1, A1P2 and A2P2 The classes were analyzed in the light of Content Analysis Four macroactions were found that describe the teacher actions, being: Bureaucratic-Administrative, Speak, Wait and Teach Content In addition to the Macroations, 19 Actions and 53 Microations emerged in A1P1; 17 Actions and 51 Microations in A1P2; and 18 Actions and 47 Microations in A2P2 We noticed that the time spent for Macroations, as well the Actions and Microations were changed from one class to another, being influenced by the actions of other individuals, by the content, by the chosen teaching strategy and by the methodological and didactic resources usedPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Costa, Priscila Carozza FrassonArruda, Sergio de MelloTurke, Nathália Hernandes2024-05-01T11:46:33Z2024-05-01T11:46:33Z2020.0002.09.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9044porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9044Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Turke, Nathália Hernandes
Ciência
Estudo e ensino
Professores
Formação
Ensino fundamental
Science
Teacher training
Study and teaching
title_short Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_full Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental
author Turke, Nathália Hernandes
author_facet Turke, Nathália Hernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Marinez Meneghello [Orientador]
Costa, Priscila Carozza Frasson
Arruda, Sergio de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Turke, Nathália Hernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Professores
Formação
Ensino fundamental
Science
Teacher training
Study and teaching
topic Ciência
Estudo e ensino
Professores
Formação
Ensino fundamental
Science
Teacher training
Study and teaching
description Resumo: Enquanto muitas pesquisas ditam o que professores devem fazer em sala de aula, buscamos compreender o que professores, de fato, fazem em sala de aula, sem possuir pretensão de prescrever como devem se comportar Buscamos responder as seguintes questões: O que professores de Ciências fazem, de fato, nas aulas analisadas? Quais categorias poderiam descrever suas ações? Para tanto, traçamos os seguintes objetivos: Identificar e analisar as ações docentes em aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental; Caracterizar e categorizar as ações de professores em aulas de Ciências Com o intuito de responder as questões levantadas, investigamos três aulas de duas docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, sendo uma do sexto ano e duas do sétimo ano, nomeadas de A1P1, A1P2 e A2P2 As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram As aulas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo Foram encontradas quatro Macroações que descreveram as ações docentes, diferenciando-se nas aulas apenas pelo tempo desprendido, sendo: Burocrático-Administrativa, Fala, Espera e Ensina o Conteúdo Além das Macroações, emergiram 19 Ações e 53 Microações em A1P1; 17 Ações e 51 Microações em A1P2; e 18 Ações e 47 Microações em A2P2 Percebemos que o tempo desprendido para as Macroações, bem como as Ações e as Microações foram alteradas de uma aula para outra, sendo influenciadas pelas ações de outros indivíduos, pelo conteúdo, pela estratégia de ensino escolhida e pelos recursos metodológicos e didáticos utilizados
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.09.2020
2020.00
2024-05-01T11:46:33Z
2024-05-01T11:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9044
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823316306821120