Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Leonardo Neves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14413
Resumo: Resumo: A perspectiva da educação inclusiva, norteadora de políticas educacionais atuais no Brasil, encontra diversos obstáculos nos contextos de prática No caso do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) para alunos surdos, esses obstáculos são agravados ao tratar-se de uma terceira língua, uma vez que a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS são consideradas prioritárias Este trabalho busca analisar as diretrizes oficiais atuais que teriam implicações para a educação de alunos surdos nas aulas de língua estrangeira moderna no ensino fundamental e médio, adotando o referencial da “Abordagem do Ciclo de Políticas” (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 26; BALL; MAINARDES, 211) Essa abordagem propõe uma análise cíclica e crítica dos contextos/arenas que permeiam a produção e execução de políticas públicas educacionais: 1) Contexto de Influência; 2) Contexto de Produção de Texto; 3) Contexto de Prática; 4) Contexto de Resultados e Efeitos e 5) Contexto de Estratégia Política Este estudo concentra a análise nos três primeiros contextos citados Na primeira arena de análise, o contexto de influência, são mencionados os eventos globais e nacionais que impulsionaram a emergência da política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 28) No eixo do contexto de produção de texto, foram analisados os seguintes documentos: o Decreto 5626/5 que regulamenta a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, os pareceres e resoluções do MEC/CNB sobre a educação inclusiva no Brasil (CNE, 27; 29) e as diretrizes nacionais para o ensino de línguas estrangeiras (Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira; Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Línguas Estrangeiras) O objetivo foi verificar como as políticas estão representadas textualmente, especificamente com relação ao aprendizado de uma língua estrangeira moderna O contexto da prática é apresentado por meio de uma revisão bibliográfica de estudos etnográficos realizados no período 25-21, a fim de contribuir para identificação de desafios para o professor Os resultados indicam uma lacuna entra a prática pedagógica de professores de língua inglesa (tomados como foco nesses estudos) e as políticas educacionais inclusivas Como conclusão, aponta-se que a área necessita aperfeiçoar políticas e orientações pedagógicas a modo a fortalecer a formação de professores de LE e oferecer maiores espaços para que aqueles que atuam na arena da prática possam refletir e (re)configurar práticas pedagógicas e, a partir daí, influenciar a formação de novas políticas e diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
id UEL_2135e56f79d8bb249eccc28b61605abb
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14413
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdosLínguas modernasEstudo e ensinoEducação e EstadoEducação inclusivaSurdosStudy and teachingInclusive educationLanguages modernResumo: A perspectiva da educação inclusiva, norteadora de políticas educacionais atuais no Brasil, encontra diversos obstáculos nos contextos de prática No caso do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) para alunos surdos, esses obstáculos são agravados ao tratar-se de uma terceira língua, uma vez que a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS são consideradas prioritárias Este trabalho busca analisar as diretrizes oficiais atuais que teriam implicações para a educação de alunos surdos nas aulas de língua estrangeira moderna no ensino fundamental e médio, adotando o referencial da “Abordagem do Ciclo de Políticas” (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 26; BALL; MAINARDES, 211) Essa abordagem propõe uma análise cíclica e crítica dos contextos/arenas que permeiam a produção e execução de políticas públicas educacionais: 1) Contexto de Influência; 2) Contexto de Produção de Texto; 3) Contexto de Prática; 4) Contexto de Resultados e Efeitos e 5) Contexto de Estratégia Política Este estudo concentra a análise nos três primeiros contextos citados Na primeira arena de análise, o contexto de influência, são mencionados os eventos globais e nacionais que impulsionaram a emergência da política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 28) No eixo do contexto de produção de texto, foram analisados os seguintes documentos: o Decreto 5626/5 que regulamenta a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, os pareceres e resoluções do MEC/CNB sobre a educação inclusiva no Brasil (CNE, 27; 29) e as diretrizes nacionais para o ensino de línguas estrangeiras (Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira; Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Línguas Estrangeiras) O objetivo foi verificar como as políticas estão representadas textualmente, especificamente com relação ao aprendizado de uma língua estrangeira moderna O contexto da prática é apresentado por meio de uma revisão bibliográfica de estudos etnográficos realizados no período 25-21, a fim de contribuir para identificação de desafios para o professor Os resultados indicam uma lacuna entra a prática pedagógica de professores de língua inglesa (tomados como foco nesses estudos) e as políticas educacionais inclusivas Como conclusão, aponta-se que a área necessita aperfeiçoar políticas e orientações pedagógicas a modo a fortalecer a formação de professores de LE e oferecer maiores espaços para que aqueles que atuam na arena da prática possam refletir e (re)configurar práticas pedagógicas e, a partir daí, influenciar a formação de novas políticas e diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras para alunos surdosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The perspective of “Inclusion”, which has guided current educational policies in Brazil, finds many obstacles in the contexts of practice In the case of teaching a foreign language to deaf students these obstacles are compounded, since it deals with a third language once the Portuguese Language and the Brazilian Sign Language – LIBRAS –constitute a priority This research explores the current guidelines that bear implications for the inclusion of deaf students in modern foreign language classes in elementary and high school levels in Brazil The analysis was based on the "Policy Cycle Approach" proposed by Stephen Ball and colleagues (BOWE, & GOLD BALL, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 26; BALL &MAINARDES, 211) The approach proposes a cyclical analysis through a series of contexts or arenas that permeate the production and implementation of educational policies Ball (1994) proposes a model of analysis based on five core contexts: 1) Context Influence, 2) Context of Text Production, 3) Context of Practice, 4) Results and Context Effects and 5) Strategy Policy Context This study focuses on the analysis on the first three mentioned contexts In the context of influence, national and global events that drove the perpetuation of inclusive policies in the country are mentioned In the Text Production context a series of official documents that serve as basis for the normalization of the teaching of foreign language to Deaf students are reviewed The goal was to understand how policies are represented textually, specifically with regard to the learning of a foreign language The context of practice was presented through a literature review of ethnographic studies conducted in the period of 25-21, contributing to the identification of challenges faced by the teacher in his/hers everyday practice The results of the analysis suggest a gap between policy documents and guidelines and the teachers´ practice In conclusion, it is pointed out that the area needs to improve its educational policies and guidelines as a way to strengthen teacher training in foreign language education and offer greater opportunities for those who work in the arena of practice to reflect and (re) configure pedagogical practices, thereafter, influence the constitution of new policies and guidelines for the teaching of foreign languages to deaf studentsGimenez, Telma [Orientador]Mateus, Elaine FernandesFerreira, Maria Cristina F. D.Correa, Leonardo Neves2024-05-01T14:31:00Z2024-05-01T14:31:00Z2013.0022.07.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14413porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
title Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
spellingShingle Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
Correa, Leonardo Neves
Línguas modernas
Estudo e ensino
Educação e Estado
Educação inclusiva
Surdos
Study and teaching
Inclusive education
Languages modern
title_short Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
title_full Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
title_fullStr Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
title_full_unstemmed Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
title_sort Políticas educacionais e a educação inclusiva com foco no ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
author Correa, Leonardo Neves
author_facet Correa, Leonardo Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gimenez, Telma [Orientador]
Mateus, Elaine Fernandes
Ferreira, Maria Cristina F. D.
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Leonardo Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas modernas
Estudo e ensino
Educação e Estado
Educação inclusiva
Surdos
Study and teaching
Inclusive education
Languages modern
topic Línguas modernas
Estudo e ensino
Educação e Estado
Educação inclusiva
Surdos
Study and teaching
Inclusive education
Languages modern
description Resumo: A perspectiva da educação inclusiva, norteadora de políticas educacionais atuais no Brasil, encontra diversos obstáculos nos contextos de prática No caso do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE) para alunos surdos, esses obstáculos são agravados ao tratar-se de uma terceira língua, uma vez que a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS são consideradas prioritárias Este trabalho busca analisar as diretrizes oficiais atuais que teriam implicações para a educação de alunos surdos nas aulas de língua estrangeira moderna no ensino fundamental e médio, adotando o referencial da “Abordagem do Ciclo de Políticas” (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 26; BALL; MAINARDES, 211) Essa abordagem propõe uma análise cíclica e crítica dos contextos/arenas que permeiam a produção e execução de políticas públicas educacionais: 1) Contexto de Influência; 2) Contexto de Produção de Texto; 3) Contexto de Prática; 4) Contexto de Resultados e Efeitos e 5) Contexto de Estratégia Política Este estudo concentra a análise nos três primeiros contextos citados Na primeira arena de análise, o contexto de influência, são mencionados os eventos globais e nacionais que impulsionaram a emergência da política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 28) No eixo do contexto de produção de texto, foram analisados os seguintes documentos: o Decreto 5626/5 que regulamenta a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, os pareceres e resoluções do MEC/CNB sobre a educação inclusiva no Brasil (CNE, 27; 29) e as diretrizes nacionais para o ensino de línguas estrangeiras (Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira; Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Línguas Estrangeiras) O objetivo foi verificar como as políticas estão representadas textualmente, especificamente com relação ao aprendizado de uma língua estrangeira moderna O contexto da prática é apresentado por meio de uma revisão bibliográfica de estudos etnográficos realizados no período 25-21, a fim de contribuir para identificação de desafios para o professor Os resultados indicam uma lacuna entra a prática pedagógica de professores de língua inglesa (tomados como foco nesses estudos) e as políticas educacionais inclusivas Como conclusão, aponta-se que a área necessita aperfeiçoar políticas e orientações pedagógicas a modo a fortalecer a formação de professores de LE e oferecer maiores espaços para que aqueles que atuam na arena da prática possam refletir e (re)configurar práticas pedagógicas e, a partir daí, influenciar a formação de novas políticas e diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras para alunos surdos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:31:00Z
2024-05-01T14:31:00Z
22.07.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14413
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823285794308096