Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12251 |
Resumo: | Resumo: A proposta deste trabalho de investigação sobre a filosofia de John Dewey está pautada em virtude da influência não somente da concepção de educação para o filósofo, mas, sobretudo, pela importância que a linguagem em conjunto com a experiência, oferecem para a melhor formação e aprimoramento do indivíduo na consolidação da vida em uma sociedade democrática Frente a estas questões, este trabalho fez uma busca compreensiva por suas raízes teóricas Tratando de analisar os conceitos supracitados buscamos entender como eles influenciam, em momentos marcantes para a continuidade da sociedade humana no modelo de vida democrático, ameaçado pelo evento da pandemia, em 22 A investigação revelou que além da preocupação com uma educação que vise a maturidade para a vida em sociedade, deve haver a valorização das experiências como fator central colaborativo para o aprimoramento e assimilação, a partir dos conteúdos escolares, da importância da escola como ambiente propício e adequado para as vivências e o respeito às diferenças concernentes ao mundo fora do meio escolar Isso favorece o processo de interação e continuidade das experiências, enriquecendo o indivíduo que esteja aberto a um aprendizado constante numa atitude de reavaliação das próprias situações que venha enfrentar na vida em contínua evolução O estudo sugere ainda que esse estudo demandaria outras investigações mais aprofundadas Procuramos desenvolver relações dos ensinamentos de Dewey, com o evento da pandemia, que atingiu não somente o Brasil, mas também muitos outros países, a necessidade de se colaborar para com a permanência e a continuidade da vida por meio de recursos temporários como o isolamento social, o uso de máscaras, álcool em gel Observamos, contudo, o impacto desse evento na educação, com o necessário uso dos recursos da tecnologia e audiovisuais, o que nem sempre denotou uma sugestão favorável a muitos segmentos sociais Pontuamos ainda o estabelecimento cada vez mais forte da democracia e os cuidados com a disseminação das falsas notícias utilizadas, infelizmente, como recurso de propaganda eleitoral e, a não valorização do conhecimento científico confiável, embora sempre revisável, como apontado por Dewey |
id |
UEL_2173d274322c7d7fb17f5f2cc2e455a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12251 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemiaEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasLinguagemExperiênciaPandemia de COVID-19, 2020Education - BrazilLanguageExperienceCOVID-19 Pandemic, 2020Resumo: A proposta deste trabalho de investigação sobre a filosofia de John Dewey está pautada em virtude da influência não somente da concepção de educação para o filósofo, mas, sobretudo, pela importância que a linguagem em conjunto com a experiência, oferecem para a melhor formação e aprimoramento do indivíduo na consolidação da vida em uma sociedade democrática Frente a estas questões, este trabalho fez uma busca compreensiva por suas raízes teóricas Tratando de analisar os conceitos supracitados buscamos entender como eles influenciam, em momentos marcantes para a continuidade da sociedade humana no modelo de vida democrático, ameaçado pelo evento da pandemia, em 22 A investigação revelou que além da preocupação com uma educação que vise a maturidade para a vida em sociedade, deve haver a valorização das experiências como fator central colaborativo para o aprimoramento e assimilação, a partir dos conteúdos escolares, da importância da escola como ambiente propício e adequado para as vivências e o respeito às diferenças concernentes ao mundo fora do meio escolar Isso favorece o processo de interação e continuidade das experiências, enriquecendo o indivíduo que esteja aberto a um aprendizado constante numa atitude de reavaliação das próprias situações que venha enfrentar na vida em contínua evolução O estudo sugere ainda que esse estudo demandaria outras investigações mais aprofundadas Procuramos desenvolver relações dos ensinamentos de Dewey, com o evento da pandemia, que atingiu não somente o Brasil, mas também muitos outros países, a necessidade de se colaborar para com a permanência e a continuidade da vida por meio de recursos temporários como o isolamento social, o uso de máscaras, álcool em gel Observamos, contudo, o impacto desse evento na educação, com o necessário uso dos recursos da tecnologia e audiovisuais, o que nem sempre denotou uma sugestão favorável a muitos segmentos sociais Pontuamos ainda o estabelecimento cada vez mais forte da democracia e os cuidados com a disseminação das falsas notícias utilizadas, infelizmente, como recurso de propaganda eleitoral e, a não valorização do conhecimento científico confiável, embora sempre revisável, como apontado por DeweyDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The proposal of this research on the philosophy of John Dewey is based on the influence, not only of the conception of education for the philosopher, but, above all, for the importance that language together with experience offer for the best formation and improvement of the individual in the consolidation of life in a democratic society In the face of these issues, this work made a comprehensive search for its theoretical roots Trying to analyze the aforementioned concepts, we seek to understand how they influence in remarkable moments for the continuity of human society in the democratic life model, threatened by the pandemic event in 22 The investigation revealed that, in addition to the concern with an education that aims at maturity for life in society, there must be the valuation of experiences as a central factor This is a collaborative role for the improvement and assimilation, based on the contents, of the importance of the school, as a conducive and adequate environment for the experiences and the respect for the differences that also exist in the world outside the school environment This favors the process of interaction and continuity of experiences, enriching the individual who is open to constant learning in an attitude of and always reassessing the situations that he may face in preparation for a life that is constantly evolving The study further suggests that this subject would require further investigations and more in-depth studies We seek to develop relations with Dewey's teachings, also highlighting his relation to the pandemic event, which affected not only Brazil, but also many other countries, considering the need to collaborate for the permanence and continuity of life through temporary resources such as social isolation, the use of masks, alcohol gel, etc We observed, however, but also the impact of this event on education, with the necessary use of technology and audiovisual resources, which did not always denote an appalling suggestion to many social segments We also note the increasingly strong establishment of democracy and the care with the dissemination of the false news used, unfortunately, as a resource for electoral propaganda and has been meant as the failure to value reliable scientific knowledge, although always revisable, as pointed out by DeweyHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Silva, Rafael BianchiHonorato, TonySilva, Flavio Honorio da2024-05-01T13:50:50Z2024-05-01T13:50:50Z2020.0004.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12251porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia |
title |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia |
spellingShingle |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia Silva, Flavio Honorio da Educação Efeito das inovações tecnológicas Linguagem Experiência Pandemia de COVID-19, 2020 Education - Brazil Language Experience COVID-19 Pandemic, 2020 |
title_short |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia |
title_full |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia |
title_fullStr |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia |
title_full_unstemmed |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia |
title_sort |
Linguagem, experiência e educação : ensinamentos de Dewey para a pandemia |
author |
Silva, Flavio Honorio da |
author_facet |
Silva, Flavio Honorio da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador] Silva, Rafael Bianchi Honorato, Tony |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flavio Honorio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Linguagem Experiência Pandemia de COVID-19, 2020 Education - Brazil Language Experience COVID-19 Pandemic, 2020 |
topic |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Linguagem Experiência Pandemia de COVID-19, 2020 Education - Brazil Language Experience COVID-19 Pandemic, 2020 |
description |
Resumo: A proposta deste trabalho de investigação sobre a filosofia de John Dewey está pautada em virtude da influência não somente da concepção de educação para o filósofo, mas, sobretudo, pela importância que a linguagem em conjunto com a experiência, oferecem para a melhor formação e aprimoramento do indivíduo na consolidação da vida em uma sociedade democrática Frente a estas questões, este trabalho fez uma busca compreensiva por suas raízes teóricas Tratando de analisar os conceitos supracitados buscamos entender como eles influenciam, em momentos marcantes para a continuidade da sociedade humana no modelo de vida democrático, ameaçado pelo evento da pandemia, em 22 A investigação revelou que além da preocupação com uma educação que vise a maturidade para a vida em sociedade, deve haver a valorização das experiências como fator central colaborativo para o aprimoramento e assimilação, a partir dos conteúdos escolares, da importância da escola como ambiente propício e adequado para as vivências e o respeito às diferenças concernentes ao mundo fora do meio escolar Isso favorece o processo de interação e continuidade das experiências, enriquecendo o indivíduo que esteja aberto a um aprendizado constante numa atitude de reavaliação das próprias situações que venha enfrentar na vida em contínua evolução O estudo sugere ainda que esse estudo demandaria outras investigações mais aprofundadas Procuramos desenvolver relações dos ensinamentos de Dewey, com o evento da pandemia, que atingiu não somente o Brasil, mas também muitos outros países, a necessidade de se colaborar para com a permanência e a continuidade da vida por meio de recursos temporários como o isolamento social, o uso de máscaras, álcool em gel Observamos, contudo, o impacto desse evento na educação, com o necessário uso dos recursos da tecnologia e audiovisuais, o que nem sempre denotou uma sugestão favorável a muitos segmentos sociais Pontuamos ainda o estabelecimento cada vez mais forte da democracia e os cuidados com a disseminação das falsas notícias utilizadas, infelizmente, como recurso de propaganda eleitoral e, a não valorização do conhecimento científico confiável, embora sempre revisável, como apontado por Dewey |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
04.12.2020 2020.00 2024-05-01T13:50:50Z 2024-05-01T13:50:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12251 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823303688257536 |