Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Camila Cristina Ludovico de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240
Resumo: Resumo: O presente trabalho trata do conceito de solidariedade em Freire, na perspectiva de uma educação para libertação, passando por questões referentes à educação em tempos de pandemia Justifica-se pela necessidade de ampliarmos os estudos acerca das relações estabelecidas entre os indivíduos em nossa sociedade como um todo e que se refletem na educação O objetivo principal é o aprofundamento no conceito de solidariedade e sua relação com a promoção da transformação social por meio da educação A pesquisa é bibliográfica, tendo Paulo Freire como referência central Aponta os desafios do cenário de crise durante a pandemia e os indícios da falsa solidariedade que se manifesta neste contexto, investiga as características e possibilidades de uma solidariedade autêntica em consonância com a dialogicidade e democracia Encontra em Freire e sua perspectiva de solidariedade, importantes discussões no que concerne aos problemas concretos da escola atual, dentre eles, a exploração do trabalho docente Conclui que o tema demanda estudos mais aprofundados, mas indica pequenos avanços no entendimento do conceito, dos quais vale destacar sua interdependência com a dialogicidade, e o não determinismo, mesmo diante de condições históricas de inexperiência para solidariedade
id UEL_229598de7fb83674e1a9dd022b7225ef
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9240
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presenteEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasSolidariedadePandemia de COVID-19, 2020Saúde mentalEducation - BrazilSolidarityCOVID-19 Pandemic, 2020Resumo: O presente trabalho trata do conceito de solidariedade em Freire, na perspectiva de uma educação para libertação, passando por questões referentes à educação em tempos de pandemia Justifica-se pela necessidade de ampliarmos os estudos acerca das relações estabelecidas entre os indivíduos em nossa sociedade como um todo e que se refletem na educação O objetivo principal é o aprofundamento no conceito de solidariedade e sua relação com a promoção da transformação social por meio da educação A pesquisa é bibliográfica, tendo Paulo Freire como referência central Aponta os desafios do cenário de crise durante a pandemia e os indícios da falsa solidariedade que se manifesta neste contexto, investiga as características e possibilidades de uma solidariedade autêntica em consonância com a dialogicidade e democracia Encontra em Freire e sua perspectiva de solidariedade, importantes discussões no que concerne aos problemas concretos da escola atual, dentre eles, a exploração do trabalho docente Conclui que o tema demanda estudos mais aprofundados, mas indica pequenos avanços no entendimento do conceito, dos quais vale destacar sua interdependência com a dialogicidade, e o não determinismo, mesmo diante de condições históricas de inexperiência para solidariedadeDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present work deals with the concept of solidarity in Freire, from the perspective of an education for liberation, going through issues related to education in times of pandemic It is justified by the need to expand the studies on the relationships established between individuals in our society as a whole and that are reflected in education The main objective is to deepen the concept of solidarity and its relationship with the promotion of social transformation through education The research is bibliographical, having Paulo Freire as a central reference It points out the challenges of the crisis scenario during the pandemic and the signs of false solidarity that is manifested in this context, investigates the characteristics and possibilities of authentic solidarity in the line with dialogicity and democracy It finds in Freire and his perspective of solidarity, important discussions regarding the concrete problems of the current school, among them, the exploitation of teaching work It concludes that the theme demands further studies, but indicates small advances in the understanding of the concept, of which it is worth highlighting its interdependence with dialogicity, and non-determinism, even in the face of historical conditions of inexperience for solidarityHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Muraro, Darcísio NatalMatos, Junot CornélioSouza, Camila Cristina Ludovico de2024-05-01T11:52:07Z2024-05-01T11:52:07Z2022.0024.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
title Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
spellingShingle Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
Souza, Camila Cristina Ludovico de
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Solidariedade
Pandemia de COVID-19, 2020
Saúde mental
Education - Brazil
Solidarity
COVID-19 Pandemic, 2020
title_short Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
title_full Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
title_fullStr Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
title_full_unstemmed Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
title_sort Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
author Souza, Camila Cristina Ludovico de
author_facet Souza, Camila Cristina Ludovico de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]
Muraro, Darcísio Natal
Matos, Junot Cornélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Camila Cristina Ludovico de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Solidariedade
Pandemia de COVID-19, 2020
Saúde mental
Education - Brazil
Solidarity
COVID-19 Pandemic, 2020
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Solidariedade
Pandemia de COVID-19, 2020
Saúde mental
Education - Brazil
Solidarity
COVID-19 Pandemic, 2020
description Resumo: O presente trabalho trata do conceito de solidariedade em Freire, na perspectiva de uma educação para libertação, passando por questões referentes à educação em tempos de pandemia Justifica-se pela necessidade de ampliarmos os estudos acerca das relações estabelecidas entre os indivíduos em nossa sociedade como um todo e que se refletem na educação O objetivo principal é o aprofundamento no conceito de solidariedade e sua relação com a promoção da transformação social por meio da educação A pesquisa é bibliográfica, tendo Paulo Freire como referência central Aponta os desafios do cenário de crise durante a pandemia e os indícios da falsa solidariedade que se manifesta neste contexto, investiga as características e possibilidades de uma solidariedade autêntica em consonância com a dialogicidade e democracia Encontra em Freire e sua perspectiva de solidariedade, importantes discussões no que concerne aos problemas concretos da escola atual, dentre eles, a exploração do trabalho docente Conclui que o tema demanda estudos mais aprofundados, mas indica pequenos avanços no entendimento do conceito, dos quais vale destacar sua interdependência com a dialogicidade, e o não determinismo, mesmo diante de condições históricas de inexperiência para solidariedade
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2022.00
2024-05-01T11:52:07Z
2024-05-01T11:52:07Z
24.02.2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823301906726912