Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho trata do conceito de solidariedade em Freire, na perspectiva de uma educação para libertação, passando por questões referentes à educação em tempos de pandemia Justifica-se pela necessidade de ampliarmos os estudos acerca das relações estabelecidas entre os indivíduos em nossa sociedade como um todo e que se refletem na educação O objetivo principal é o aprofundamento no conceito de solidariedade e sua relação com a promoção da transformação social por meio da educação A pesquisa é bibliográfica, tendo Paulo Freire como referência central Aponta os desafios do cenário de crise durante a pandemia e os indícios da falsa solidariedade que se manifesta neste contexto, investiga as características e possibilidades de uma solidariedade autêntica em consonância com a dialogicidade e democracia Encontra em Freire e sua perspectiva de solidariedade, importantes discussões no que concerne aos problemas concretos da escola atual, dentre eles, a exploração do trabalho docente Conclui que o tema demanda estudos mais aprofundados, mas indica pequenos avanços no entendimento do conceito, dos quais vale destacar sua interdependência com a dialogicidade, e o não determinismo, mesmo diante de condições históricas de inexperiência para solidariedade |
id |
UEL_229598de7fb83674e1a9dd022b7225ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9240 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presenteEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasSolidariedadePandemia de COVID-19, 2020Saúde mentalEducation - BrazilSolidarityCOVID-19 Pandemic, 2020Resumo: O presente trabalho trata do conceito de solidariedade em Freire, na perspectiva de uma educação para libertação, passando por questões referentes à educação em tempos de pandemia Justifica-se pela necessidade de ampliarmos os estudos acerca das relações estabelecidas entre os indivíduos em nossa sociedade como um todo e que se refletem na educação O objetivo principal é o aprofundamento no conceito de solidariedade e sua relação com a promoção da transformação social por meio da educação A pesquisa é bibliográfica, tendo Paulo Freire como referência central Aponta os desafios do cenário de crise durante a pandemia e os indícios da falsa solidariedade que se manifesta neste contexto, investiga as características e possibilidades de uma solidariedade autêntica em consonância com a dialogicidade e democracia Encontra em Freire e sua perspectiva de solidariedade, importantes discussões no que concerne aos problemas concretos da escola atual, dentre eles, a exploração do trabalho docente Conclui que o tema demanda estudos mais aprofundados, mas indica pequenos avanços no entendimento do conceito, dos quais vale destacar sua interdependência com a dialogicidade, e o não determinismo, mesmo diante de condições históricas de inexperiência para solidariedadeDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present work deals with the concept of solidarity in Freire, from the perspective of an education for liberation, going through issues related to education in times of pandemic It is justified by the need to expand the studies on the relationships established between individuals in our society as a whole and that are reflected in education The main objective is to deepen the concept of solidarity and its relationship with the promotion of social transformation through education The research is bibliographical, having Paulo Freire as a central reference It points out the challenges of the crisis scenario during the pandemic and the signs of false solidarity that is manifested in this context, investigates the characteristics and possibilities of authentic solidarity in the line with dialogicity and democracy It finds in Freire and his perspective of solidarity, important discussions regarding the concrete problems of the current school, among them, the exploitation of teaching work It concludes that the theme demands further studies, but indicates small advances in the understanding of the concept, of which it is worth highlighting its interdependence with dialogicity, and non-determinism, even in the face of historical conditions of inexperience for solidarityHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Muraro, Darcísio NatalMatos, Junot CornélioSouza, Camila Cristina Ludovico de2024-05-01T11:52:07Z2024-05-01T11:52:07Z2022.0024.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente |
title |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente |
spellingShingle |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente Souza, Camila Cristina Ludovico de Educação Efeito das inovações tecnológicas Solidariedade Pandemia de COVID-19, 2020 Saúde mental Education - Brazil Solidarity COVID-19 Pandemic, 2020 |
title_short |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente |
title_full |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente |
title_fullStr |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente |
title_full_unstemmed |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente |
title_sort |
Solidariedade freiriana : contribuições ao tempo presente |
author |
Souza, Camila Cristina Ludovico de |
author_facet |
Souza, Camila Cristina Ludovico de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador] Muraro, Darcísio Natal Matos, Junot Cornélio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Camila Cristina Ludovico de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Solidariedade Pandemia de COVID-19, 2020 Saúde mental Education - Brazil Solidarity COVID-19 Pandemic, 2020 |
topic |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Solidariedade Pandemia de COVID-19, 2020 Saúde mental Education - Brazil Solidarity COVID-19 Pandemic, 2020 |
description |
Resumo: O presente trabalho trata do conceito de solidariedade em Freire, na perspectiva de uma educação para libertação, passando por questões referentes à educação em tempos de pandemia Justifica-se pela necessidade de ampliarmos os estudos acerca das relações estabelecidas entre os indivíduos em nossa sociedade como um todo e que se refletem na educação O objetivo principal é o aprofundamento no conceito de solidariedade e sua relação com a promoção da transformação social por meio da educação A pesquisa é bibliográfica, tendo Paulo Freire como referência central Aponta os desafios do cenário de crise durante a pandemia e os indícios da falsa solidariedade que se manifesta neste contexto, investiga as características e possibilidades de uma solidariedade autêntica em consonância com a dialogicidade e democracia Encontra em Freire e sua perspectiva de solidariedade, importantes discussões no que concerne aos problemas concretos da escola atual, dentre eles, a exploração do trabalho docente Conclui que o tema demanda estudos mais aprofundados, mas indica pequenos avanços no entendimento do conceito, dos quais vale destacar sua interdependência com a dialogicidade, e o não determinismo, mesmo diante de condições históricas de inexperiência para solidariedade |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022.00 2024-05-01T11:52:07Z 2024-05-01T11:52:07Z 24.02.2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823301906726912 |