Professor de apoio : caracterização desse suporte para inclusão escolar numa rede municipal de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Danielle Nunes Martins do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16017
Resumo: Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções de professores de apoio e regentes sobre a atuação dos professores de apoio nas escolas municipais de ensino fundamental de um município do norte do Paraná em relação às suas práticas pedagógicas, dificuldades e necessidades, bem como se estabelecem seu trabalho de modo colaborativo para favorecer o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) Os pressupostos teóricos que nortearam a organização desta pesquisa estão pautados nos fundamentos do movimento de inclusão educacional, especialmente em relação aos serviços e apoios necessários à organização de escolas inclusivas, para as quais têm emergido o papel do professor de apoio Metodologicamente, a pesquisa alinha-se à abordagem quantitativa e qualitativa, na modalidade de pesquisa descritiva O estudo foi desenvolvido com dois grupos de participantes: 67 professores que atuavam na função de apoio aos alunos com NEE em classes comuns do Ensino Fundamental e 64 professores regentes destas mesmas classes Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas Os dados foram organizados em quatro categorias, que permitem identificar: 1 Percepções dos professores de apoio e regentes em relação às práticas do professor de apoio em sala de aula, 2 Expectativas quanto à aprendizagem dos alunos com NEE na sala regular, 3 Dificuldades para desempenhar a função de professor de apoio e 4 Necessidades apresentadas para o desempenho da função de professor de apoio, assim como a descrição dos relatos considerados mais significativos De modo geral, os resultados indicam algumas percepções dos professores de apoio e regentes sobre a atuação dos primeiros Foi possível, por meio da categorização dos dados, identificar: o perfil desses professores; percepções sobre as práticas educativas dos professores de apoio junto aos alunos com NEE; formas de apoio aos alunos com NEE; atividades realizadas pelos alunos com NEE orientadas pelo professor de apoio; o local de atendimento aos alunos com NEE; indicadores de trabalho colaborativo entre os professores de apoio e os professores regentes, com outros docentes da escola, outros profissionais e com a comunidade externa; as orientações recebidas para realizar o trabalho de apoio aos alunos com NEE; o papel do professor de apoio; as expectativas quanto à aprendizagem dos alunos com NEE na sala regular; dificuldades e necessidades para desempenhar a função de professor de apoio Os resultados evidenciam que o trabalho individualizado na carteira junto ao aluno com NEE foi a modalidade de intervenção mais praticada pelos professores de apoio e o fundo da sala foi o local de maior predominância no atendimento a estes alunos As atividades realizadas pelos alunos com NEE junto ao professor de apoio foram, em sua maioria, as mesmas realizadas pelos colegas da turma O espaço social ocupado pelo professor de apoio revela a urgência da definição não só de seu papel como da atuação do professor regente na perspectiva da educação inclusiva exercida em colaboração Conclui-se que a oferta de formação continuada para estes professores constitui-se numa necessidade, tendo em vista esclarecer sobre as suas atribuições, ressignificar o seu papel e as suas práticas no processo de ensino-aprendizagem colaborativo junto aos alunos com NEE
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2 - Expectations regarding the learning process of students with SEN in regular classrooms; 3 - Difficulties to play the role of a support teacher and; 4 - Needs presented for the performance of the role of support teacher, as well as the description of the reports considered most significant In general, the results indicate some perceptions of learning support teachers and regents about the performance of these teachers Through the categorization of the data, it was possible to identify: the profile of these teachers; perceptions about the educational practices of learning support teachers used with pupils with SEN; types of support used with pupils with SEN; activities carried out by pupils with SEN which are guided by the learning support teacher; the place for attending these students with SEN; indicators of collaborative work among learning support teachers and regent teachers, with other school teachers, other professionals and with the external community; the guidelines received to carry out the support work for pupils with SEN; the role of learning support teachers; expectations regarding the learning process of students with SEN in a regular classroom; difficulties and needs to perform the role of a support teacher The data show that the individualized work carried out at the pupil´s desk was the intervention modality most practiced by the support teachers and the back part of the classroom was the place of greatest predominance when attending these students The activities carried out by the students with SEN, with the help of the learning support teachers were mostly the same ones carried out by their classmates The social space occupied by learning support teachers reveals the urgency of defining not only their role but also the role of regent teachers in the perspective of inclusive education conducted in collaboration The analyzes show that the provision of continuous training for these teachers constitutes a need, in order to clarify their attributions, to re-signify their role and practices in the teaching learning collaborative process for students with SENVitaliano, Célia Regina [Orientador]Bianchini, Luciane Guimarães BatistellaSanches, Isabel RodriguesManzini, Eduardo JoséPrado, Danielle Nunes Martins do2024-05-01T14:59:30Z2024-05-01T14:59:30Z2016.0013.12.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16017porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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