Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEMOTEO, Tânia de Lira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.
id UFCG_f3aeb56a0fea0f300d933e2a266fac88
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7271
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.Inclusive education: the perception of teachers of a public school in Cajazeiras city about inclusion.Educação inclusiva - Cajazeiras - PBEducação especialEscolaProfessoresInclusive Education - Cajazeiras - PBSpecial EducationSchoolTeachersHistória.Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.This monograph aims to analyze the development of special education as a modality of Inclusive Education in a school of the State System of Education of the city of Cajazeiras-PB, bringing as the main reason the curiosity to know how teachers manage classes to students with disabilities, the faced difficulties and if they have adequate training and support. We also aimed to verify if there is adequate equipment to treat these students and the support they need for more effective learning. In the research, we used a self-applicable questionnaire with three teachers who deal in their classes with some student with special needs, in trying to understand their teaching practices. As a result, we realize the absence of teacher training in dealing with these students in a large class and the importance of the support of the Specialized Educational Treatment Classroom in the development of learning of these students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685MELO, Rosilene Alves de.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.TEMOTEO, Tânia de Lira.2015-03-052019-09-25T11:27:41Z2019-09-252019-09-25T11:27:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-06T14:34:30Zoai:localhost:riufcg/7271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-06T14:34:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
Inclusive education: the perception of teachers of a public school in Cajazeiras city about inclusion.
title Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
spellingShingle Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
TEMOTEO, Tânia de Lira.
Educação inclusiva - Cajazeiras - PB
Educação especial
Escola
Professores
Inclusive Education - Cajazeiras - PB
Special Education
School
Teachers
História.
title_short Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
title_full Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
title_fullStr Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
title_full_unstemmed Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
title_sort Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
author TEMOTEO, Tânia de Lira.
author_facet TEMOTEO, Tânia de Lira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
MELO, Rosilene Alves de.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv TEMOTEO, Tânia de Lira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva - Cajazeiras - PB
Educação especial
Escola
Professores
Inclusive Education - Cajazeiras - PB
Special Education
School
Teachers
História.
topic Educação inclusiva - Cajazeiras - PB
Educação especial
Escola
Professores
Inclusive Education - Cajazeiras - PB
Special Education
School
Teachers
História.
description Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-05
2019-09-25T11:27:41Z
2019-09-25
2019-09-25T11:27:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271
TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271
identifier_str_mv TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892151263559680