Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. |
id |
UFCG_f3aeb56a0fea0f300d933e2a266fac88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7271 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão.Inclusive education: the perception of teachers of a public school in Cajazeiras city about inclusion.Educação inclusiva - Cajazeiras - PBEducação especialEscolaProfessoresInclusive Education - Cajazeiras - PBSpecial EducationSchoolTeachersHistória.Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.This monograph aims to analyze the development of special education as a modality of Inclusive Education in a school of the State System of Education of the city of Cajazeiras-PB, bringing as the main reason the curiosity to know how teachers manage classes to students with disabilities, the faced difficulties and if they have adequate training and support. We also aimed to verify if there is adequate equipment to treat these students and the support they need for more effective learning. In the research, we used a self-applicable questionnaire with three teachers who deal in their classes with some student with special needs, in trying to understand their teaching practices. As a result, we realize the absence of teacher training in dealing with these students in a large class and the importance of the support of the Specialized Educational Treatment Classroom in the development of learning of these students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685MELO, Rosilene Alves de.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.TEMOTEO, Tânia de Lira.2015-03-052019-09-25T11:27:41Z2019-09-252019-09-25T11:27:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-06T14:34:30Zoai:localhost:riufcg/7271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-06T14:34:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. Inclusive education: the perception of teachers of a public school in Cajazeiras city about inclusion. |
title |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. |
spellingShingle |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva - Cajazeiras - PB Educação especial Escola Professores Inclusive Education - Cajazeiras - PB Special Education School Teachers História. |
title_short |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. |
title_full |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. |
title_fullStr |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. |
title_sort |
Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. |
author |
TEMOTEO, Tânia de Lira. |
author_facet |
TEMOTEO, Tânia de Lira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 MELO, Rosilene Alves de. ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TEMOTEO, Tânia de Lira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva - Cajazeiras - PB Educação especial Escola Professores Inclusive Education - Cajazeiras - PB Special Education School Teachers História. |
topic |
Educação inclusiva - Cajazeiras - PB Educação especial Escola Professores Inclusive Education - Cajazeiras - PB Special Education School Teachers História. |
description |
Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação especial como uma modalidade da Educação Inclusiva, na escola Dom Moisés Coelho da rede Estadual de Ensino da cidade de Cajazeiras-PB, trazendo como principal motivo a curiosidade de saber como os professores administram as aulas aos alunos com deficiência, dificuldades enfrentadas e se dispõem de formação adequada e apoio. Procurou-se também averiguar se há equipamento adequado para o atendimento desses alunos e o apoio de que eles necessitam para uma aprendizagem mais eficaz. Na pesquisa, usou-se um questionário autoaplicável com três professores que lidam em suas turmas com algum aluno portador de necessidades especiais, na tentativa de compreender suas práticas pedagógicas. Como resultado, percebemos a falta de formação dos professores em lidar com esses alunos em uma turma numerosa e a importância do apoio da Sala de Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-05 2019-09-25T11:27:41Z 2019-09-25 2019-09-25T11:27:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271 TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7271 |
identifier_str_mv |
TEMOTEO, Tânia de Lira. Educação inclusiva: a percepção dos professores de uma escola pública da cidade de Cajazeiras sobre a inclusão. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892151263559680 |