Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorin, Ana Paula Zanim
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15246
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Quais competências são requeridas ou são desenvolvidas pelos alunos com o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática? ” Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Com o intuito de buscar evidências de competências requeridas e/ou desenvolvidas no desenvolvimento de atividades de modelagem desenvolvemos com alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio atividades de modelagem As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida, Silva e Vertuan (212) A análise dos dados coletados é inspirada na proposta metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy Charmaz (26, 29) A análise dos dados permitiu reflexões do como os alunos lidam com as atividades de modelagem, o que foi requerido ou desenvolvido por eles durante a realização das atividades Assim identificamos no desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos as seguintes competências: Competência para identificar um problema em uma situação, Competência para definir um problema matemático, Competência para realizar a dedução do modelo matemático, Competência para estabelecer e interpretar relações entre Matemática e situações reais, Competência de identificação dos procedimentos necessários no desenvolvimento das atividades e Competência de identificação de possíveis potencialidades da modelagem Reconhecemos que refletir sobre o que os alunos “fazem” quando desenvolvem atividades de modelagem pode auxiliar o professor no monitoramento de suas atitudes no decorrer das atividades de modo a contribuir para a aprendizagem dos alunos
id UEL_2669a260c72816a7f0a969765b5e607a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15246
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Competências dos alunos em atividades de modelagem matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoModelos matemáticosEducação matemáticaEducação baseada na competênciaStudy and teachingMathematical modelsMathematics educationCompetency based educationCollege students - MathematicsEvaluationResumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Quais competências são requeridas ou são desenvolvidas pelos alunos com o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática? ” Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Com o intuito de buscar evidências de competências requeridas e/ou desenvolvidas no desenvolvimento de atividades de modelagem desenvolvemos com alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio atividades de modelagem As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida, Silva e Vertuan (212) A análise dos dados coletados é inspirada na proposta metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy Charmaz (26, 29) A análise dos dados permitiu reflexões do como os alunos lidam com as atividades de modelagem, o que foi requerido ou desenvolvido por eles durante a realização das atividades Assim identificamos no desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos as seguintes competências: Competência para identificar um problema em uma situação, Competência para definir um problema matemático, Competência para realizar a dedução do modelo matemático, Competência para estabelecer e interpretar relações entre Matemática e situações reais, Competência de identificação dos procedimentos necessários no desenvolvimento das atividades e Competência de identificação de possíveis potencialidades da modelagem Reconhecemos que refletir sobre o que os alunos “fazem” quando desenvolvem atividades de modelagem pode auxiliar o professor no monitoramento de suas atitudes no decorrer das atividades de modo a contribuir para a aprendizagem dos alunosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aims to investigate “What competencies are requerid or are developed by the students with the development of mathematical modeling activities?” Our research is guided by theoretical principles of Mathematical Modeling in the perspective of Mathematics Education In order to find evidence competencies required and/or developed in the development of modeling activities developed with studentes from 4th semester of Mathematics Degree course in the discipline of Mathematical Modeling in the Federal Technological University of Paraná – Cornélio modeling activities The curriculum was developed following the moments of familiarizing of the students with mathematical modeling activities proposed by Almeida, Silva and Vertuan (212) The analysis of data collected is inspired by the methodological approach of Grounded Theory mainly basead on indications of Kathy Charmaz (26, 29) The analysis of data enabled reflections of how students cope with the modeling activities, which was required or developed by them in carrying out activities So identified in the development of the activities performed by the students the following competencies: competence to identify a problem in a situation, competence to define a mathematical problem, competence to make the deduction of the mathematical model, competence to establish and interpret relationships between mathematical and real situations, competence of identification of the procedures necessary in the development of activities and competence of identificacion of possibles potential o modeling We realize that reflect on what students “do” when developing modeling activities can help the teacher in monitoring their attitudes in the course of activities to contribute to student learningAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Bisognin, EleniSilva, Karina Alessandra Pessôa daLorin, Ana Paula Zanim2024-05-01T14:46:26Z2024-05-01T14:46:26Z2015.0003.03.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15246porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
spellingShingle Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
Lorin, Ana Paula Zanim
Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Educação matemática
Educação baseada na competência
Study and teaching
Mathematical models
Mathematics education
Competency based education
College students - Mathematics
Evaluation
title_short Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title_full Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title_fullStr Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title_full_unstemmed Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title_sort Competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
author Lorin, Ana Paula Zanim
author_facet Lorin, Ana Paula Zanim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Bisognin, Eleni
Silva, Karina Alessandra Pessôa da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorin, Ana Paula Zanim
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Educação matemática
Educação baseada na competência
Study and teaching
Mathematical models
Mathematics education
Competency based education
College students - Mathematics
Evaluation
topic Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Educação matemática
Educação baseada na competência
Study and teaching
Mathematical models
Mathematics education
Competency based education
College students - Mathematics
Evaluation
description Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Quais competências são requeridas ou são desenvolvidas pelos alunos com o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática? ” Nossa investigação está pautada em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Com o intuito de buscar evidências de competências requeridas e/ou desenvolvidas no desenvolvimento de atividades de modelagem desenvolvemos com alunos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio atividades de modelagem As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida, Silva e Vertuan (212) A análise dos dados coletados é inspirada na proposta metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy Charmaz (26, 29) A análise dos dados permitiu reflexões do como os alunos lidam com as atividades de modelagem, o que foi requerido ou desenvolvido por eles durante a realização das atividades Assim identificamos no desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos as seguintes competências: Competência para identificar um problema em uma situação, Competência para definir um problema matemático, Competência para realizar a dedução do modelo matemático, Competência para estabelecer e interpretar relações entre Matemática e situações reais, Competência de identificação dos procedimentos necessários no desenvolvimento das atividades e Competência de identificação de possíveis potencialidades da modelagem Reconhecemos que refletir sobre o que os alunos “fazem” quando desenvolvem atividades de modelagem pode auxiliar o professor no monitoramento de suas atitudes no decorrer das atividades de modo a contribuir para a aprendizagem dos alunos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.03.2015
2015.00
2024-05-01T14:46:26Z
2024-05-01T14:46:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15246
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823261794500608