Leitura, escrita e mediação pedagógica : um estudo com uma turma do 1° ano do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fulchini, Alzeni de Jesus Correia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15669
Resumo: Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o processo de aquisição da leitura e da escrita para compreender como ocorre seu aprendizado em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental na rede pública do município de Londrina/PR Para tanto, a pesquisa se apoiou na perspectiva teórica denominada histórico-cultural, proposta por Vigotski e Luria, e nas reflexões sobre a linguagem, elaboradas por Bakhtin e Volochínov O estudo é de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, inspirado na abordagem microgenética, que focaliza os processos intersubjetivos e cognitivos para uma construção de dados, dando especial atenção aos detalhes e toma para análise episódios interativos Do ponto de vista metodológico, o estudo envolveu observações de campo, acompanhadas de diário de campo e de filmagem dos acontecimentos em sala de aula, três vezes por semana, por um período de três meses, no segundo semestre do ano de 214 Os participantes foram vinte e cinco alunos entre seis e sete anos de idade e a professora da turma Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se: a interação professora e alunos marcada pela mediação dialógica, visto que, ao explicar a temática em questão, criava-se um espaço de interações para que os alunos participassem das interlocuções, compartilhando ideias, dúvidas e questionamentos; os esforços despendidos por parte de um grupo de alunos, procurando se envolver no processo de ensinar e aprender e articulando os conhecimentos oriundos das experiências cotidianas com os conteúdos apresentados em sala de aula; um trabalho voltado para o ensino da leitura e da escrita, com frequência de atividades de cópia e de decomposição das palavras, nomeação das letras, das sílabas e construção de palavras retiradas de contextos distantes da realidade dos alunos, caracterizando um ensino descontextualizado e mecânico; ausência de um trabalho envolvendo gênero textual, de modo a destacar usos sociais e significativos da leitura e da escrita, com vistas a promover novos sentidos e dar significação ao ato de escrever; o grau de dificuldade apresentada pelos alunos no processo de elaboração de um texto, demonstrando certa insegurança e desconforto; a falta de participação de um grupo de alunos e seu não aprendizado no que se refere à leitura e à escrita Para concluir cabe considerar que os resultados acima apresentados se inserem num contexto mais amplo e que se inter-relacionam: as heranças formativas e a presença de métodos de alfabetização que permearam os diferentes períodos históricos; as condições de trabalho a que estão submetidos os professores, reduzidos a meros executores dos planos elaborados pelos formuladores das políticas educacionais que,via de regra, ignoram as condições concretas em que eles atuam e suas necessidades formativas
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os esforços despendidos por parte de um grupo de alunos, procurando se envolver no processo de ensinar e aprender e articulando os conhecimentos oriundos das experiências cotidianas com os conteúdos apresentados em sala de aula; um trabalho voltado para o ensino da leitura e da escrita, com frequência de atividades de cópia e de decomposição das palavras, nomeação das letras, das sílabas e construção de palavras retiradas de contextos distantes da realidade dos alunos, caracterizando um ensino descontextualizado e mecânico; ausência de um trabalho envolvendo gênero textual, de modo a destacar usos sociais e significativos da leitura e da escrita, com vistas a promover novos sentidos e dar significação ao ato de escrever; o grau de dificuldade apresentada pelos alunos no processo de elaboração de um texto, demonstrando certa insegurança e desconforto; a falta de participação de um grupo de alunos e seu não aprendizado no que se refere à leitura e à escrita Para concluir cabe considerar que os resultados acima apresentados se inserem num contexto mais amplo e que se inter-relacionam: as heranças formativas e a presença de métodos de alfabetização que permearam os diferentes períodos históricos; as condições de trabalho a que estão submetidos os professores, reduzidos a meros executores dos planos elaborados pelos formuladores das políticas educacionais que,via de regra, ignoram as condições concretas em que eles atuam e suas necessidades formativasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study aims to analyze the process of writing and reading acquisition to understand how learning takes place in a first year group of elementary public school in the city of Londrina/PR For this purpose, the research based itself in the so-called theoretical perspective cultural-historically, initiated by Vigotski e Luria, and the reflections on language developed by Bakhtin e VolochínovThis is a qualitative, descriptive and interpretative character study, inspired in the micro genetic approach, which outlines the intersubjective and cognitive processes to a data development, paying special attention to details and takes interactive episodes to analyzeFrom a methodological point of view, the study included field observation, followed by field journal and filming of events in the classroom, three times a week, for a three months period in the second half of the 214 year All participants were twenty-five students between six and seven years old and the class teacherAmong the main results, it´s highlighted: teacher and students interaction by dialogic mediation, since as she presented the concerned topic, an interaction space was created to make the students take part of the communication, sharing ideas, doubts and questions; the efforts made by a group of students, trying to get involved on the teaching and learning and articulating the native knowledge from daily experiences with the presented topics in the classroom; a work focused on the reading and writing instruction, with copy and splitting words frequencies, nomination of letters, syllables taken from distant context from students’ reality, outlining a mechanical and out of context teaching; lack of work implicating textual genre, in order to stress significant reading and writing social uses, to promote new directions and provide significance to the writing act; the difficulty level presented by the students in the text elaboration, showing some insecurity and distress; the absence of participation from a group of students and its lack of learning based on the reading and writingFinally, it must be considered that, the above results are part of a wider context and are interrelated: the formative heredities and literacy methods presence, which permeated the different historical periods; the working conditions the teachers are submitted, reduced to simple executors of the drawn up educational policymakers plans that, as a general rule, ignore the precise conditions in which they perform and their formative necessitiesToscano, Carlos [Orientador]Oliveira, Francismara Neves deYaegashi, Solange Franci RaimundoFulchini, Alzeni de Jesus Correia2024-05-01T14:53:46Z2024-05-01T14:53:46Z2016.0029.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15669porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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