"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13254 |
Resumo: | Resumo: A Formação de Professores é certamente um tema atinente em todos os sistemas escolares De acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a Formação Continuada pressupõe o envolvimento de todos os profissionais da escola, sejam eles: professores, agentes educacionais, equipe pedagógica ou diretiva, com o intuito de promover ações pedagógicas e reflexões sobre os desafios educacionais Para tanto, apresenta-se uma série de textos legais, informativos, vídeos e outros recursos que subsidiam os trabalhos em cada escola com grupos de estudos, palestras e/ou outros, sobre as temáticas utilizadas nos cursos denominados “Formação em Ação” A relação existente entre oferta e demanda na Formação Continuada de Professores, bem como suas necessidades e exigências da instituição escolar podem ser supridas com o atual e tradicional curso de formação continuada presencial até então organizado institucionalmente no primeiro e segundo semestre do ano letivo? As incertezas e indagações em torno das formações nos levam a refletir se irão emergir formas de aprendizado aos professores a fim de que estes desenvolvam ações que condizem com a realidade escolar vivenciada Assim sendo, este trabalho busca analisar e refletir sobre a ótica de Professores de Ciências da SEED ativos no período de 215 a 218, se estes compreendem o objetivo destas formações, identificando nestas propostas potencialidades de ação em sua prática docente que articulem pedagogicamente com os desafios de escolas públicas, diante do cenário atual da Formação Continuada de Professores do Paraná |
id |
UEL_2e8e49e5504a1699303971e1c1f9437c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13254 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciênciasCiênciaEstudo e ensinoProfessoresFormaçãoEducação permanenteStudy and teachingTeacher trainingFormação em Ação (Program)ParanáContinuing education - ScienceResumo: A Formação de Professores é certamente um tema atinente em todos os sistemas escolares De acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a Formação Continuada pressupõe o envolvimento de todos os profissionais da escola, sejam eles: professores, agentes educacionais, equipe pedagógica ou diretiva, com o intuito de promover ações pedagógicas e reflexões sobre os desafios educacionais Para tanto, apresenta-se uma série de textos legais, informativos, vídeos e outros recursos que subsidiam os trabalhos em cada escola com grupos de estudos, palestras e/ou outros, sobre as temáticas utilizadas nos cursos denominados “Formação em Ação” A relação existente entre oferta e demanda na Formação Continuada de Professores, bem como suas necessidades e exigências da instituição escolar podem ser supridas com o atual e tradicional curso de formação continuada presencial até então organizado institucionalmente no primeiro e segundo semestre do ano letivo? As incertezas e indagações em torno das formações nos levam a refletir se irão emergir formas de aprendizado aos professores a fim de que estes desenvolvam ações que condizem com a realidade escolar vivenciada Assim sendo, este trabalho busca analisar e refletir sobre a ótica de Professores de Ciências da SEED ativos no período de 215 a 218, se estes compreendem o objetivo destas formações, identificando nestas propostas potencialidades de ação em sua prática docente que articulem pedagogicamente com os desafios de escolas públicas, diante do cenário atual da Formação Continuada de Professores do ParanáDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Teacher Education is certainly a relevant topic in all school systems According to the Secretary of State for Education of Paraná (SEED), Continuing Education requires the involvement of all school professionals, whether they are: teachers, educational agents, pedagogical staff or directors, in order to promote pedagogical actions and reflections about educational challenges For that, a series of legal texts, informative texts, videos and other resources are presented that support the work in each school with study groups, lectures and/or others, on the themes used in the courses called “Training in Action” Can the existing relationship between supply and demand in the Continuing Education of Teachers, as well as their needs and requirements of the school institution, be met with the current and traditional on-site continuing education course that was institutionally organized in the first and second semester of the school year? The uncertainties and questions surrounding training lead us to reflect on whether forms of learning will emerge for teachers so that they can develop actions that match the experienced school reality Therefore, this work seeks to analyze and reflect on the perspective of SEED Science Teachers active in the period from 215 to 218, if they understand the objective of these trainings, identifying in these proposals potential action in their teaching practice that pedagogically articulate with the challenges of public schools, given the current scenario of Continuing Teacher Education in ParanáAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroSilva, Ronaldo Adriano Ribeiro daEskildsem, Karina2024-05-01T14:10:37Z2024-05-01T14:10:37Z2021.0025.08.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13254porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências |
title |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências |
spellingShingle |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências Eskildsem, Karina Ciência Estudo e ensino Professores Formação Educação permanente Study and teaching Teacher training Formação em Ação (Program) Paraná Continuing education - Science |
title_short |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências |
title_full |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências |
title_fullStr |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências |
title_sort |
"Formação em Ação" : cursos ofertados pela SEED/PR na ótica de professores de ciências |
author |
Eskildsem, Karina |
author_facet |
Eskildsem, Karina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador] Lorencini Junior, Álvaro Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eskildsem, Karina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Estudo e ensino Professores Formação Educação permanente Study and teaching Teacher training Formação em Ação (Program) Paraná Continuing education - Science |
topic |
Ciência Estudo e ensino Professores Formação Educação permanente Study and teaching Teacher training Formação em Ação (Program) Paraná Continuing education - Science |
description |
Resumo: A Formação de Professores é certamente um tema atinente em todos os sistemas escolares De acordo com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), a Formação Continuada pressupõe o envolvimento de todos os profissionais da escola, sejam eles: professores, agentes educacionais, equipe pedagógica ou diretiva, com o intuito de promover ações pedagógicas e reflexões sobre os desafios educacionais Para tanto, apresenta-se uma série de textos legais, informativos, vídeos e outros recursos que subsidiam os trabalhos em cada escola com grupos de estudos, palestras e/ou outros, sobre as temáticas utilizadas nos cursos denominados “Formação em Ação” A relação existente entre oferta e demanda na Formação Continuada de Professores, bem como suas necessidades e exigências da instituição escolar podem ser supridas com o atual e tradicional curso de formação continuada presencial até então organizado institucionalmente no primeiro e segundo semestre do ano letivo? As incertezas e indagações em torno das formações nos levam a refletir se irão emergir formas de aprendizado aos professores a fim de que estes desenvolvam ações que condizem com a realidade escolar vivenciada Assim sendo, este trabalho busca analisar e refletir sobre a ótica de Professores de Ciências da SEED ativos no período de 215 a 218, se estes compreendem o objetivo destas formações, identificando nestas propostas potencialidades de ação em sua prática docente que articulem pedagogicamente com os desafios de escolas públicas, diante do cenário atual da Formação Continuada de Professores do Paraná |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021.00 2024-05-01T14:10:37Z 2024-05-01T14:10:37Z 25.08.2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13254 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823314843009024 |