Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10651
Resumo: Resumo: Esta investigação, de cunho qualitativo, trata de um processo de formação continuada em uma perspectiva de intervenção reflexiva compartilhada entre nós e uma professora de Ciências – da 5ª à 8ª série – realizado em um colégio estadual localizado no município de Londrina/PR Esse processo centrou-se no trabalho colaborativo, o qual valoriza as condições da prática, do conhecimento, assim como as expectativas da professora, principalmente no que tange à possibilidade de mudança na prática, mediante uma estratégia de formação reflexiva, a autoscopia trifásica, que ocorreu nos moldes de uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2) Essa estratégia possibilitou à professora refletir sobre a prática educativa nas fases pré-ativa (reflexão para a ação, com a elaboração dos planos de aula) e pós-ativa (reflexão sobre a ação, com o auxílio do vídeo), ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa) Desse modo, o principal objetivo desta investigação é analisar os dados dos momentos de reflexão sobre a ação à luz do referencial teórico do conceito de prática reflexiva de Schön (1997, 2) Na análise enfocamos três dimensões reflexivas: caracterização da prática, emocional da professora e discente Além disso, descrevemos como ocorreu a parceria entre nós e a professora no processo de formação continuada, que teve o companheirismo como eixo central Os resultados revelam que a professora, ao observar-se no vídeo, busca compreender as suas ações mediante a descrição da epistemologia do trabalho docente que subjaz a sua prática Essa compreensão ocorre ainda pela elaboração de questionamentos, pela proposição de soluções e pela reestruturação de algumas reflexões e condutas que ela considera necessárias ou oportunas na fase interativa (sala de aula) Os dados também revelam expectativas, problemas e dificuldades de aprimoramento docente no caso estudado, que podem contribuir para a compreensão da formação de professores e para os avanços teóricos na área
id UEL_33e31f1d286693a9c220b55c0bb5e853
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10651
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuadaCiênciaEstudo e ensinoCiênciaFormação de professoresEducação permanenteScience - Study and teachingScience - Teacher trainingPractice teachingResumo: Esta investigação, de cunho qualitativo, trata de um processo de formação continuada em uma perspectiva de intervenção reflexiva compartilhada entre nós e uma professora de Ciências – da 5ª à 8ª série – realizado em um colégio estadual localizado no município de Londrina/PR Esse processo centrou-se no trabalho colaborativo, o qual valoriza as condições da prática, do conhecimento, assim como as expectativas da professora, principalmente no que tange à possibilidade de mudança na prática, mediante uma estratégia de formação reflexiva, a autoscopia trifásica, que ocorreu nos moldes de uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2) Essa estratégia possibilitou à professora refletir sobre a prática educativa nas fases pré-ativa (reflexão para a ação, com a elaboração dos planos de aula) e pós-ativa (reflexão sobre a ação, com o auxílio do vídeo), ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa) Desse modo, o principal objetivo desta investigação é analisar os dados dos momentos de reflexão sobre a ação à luz do referencial teórico do conceito de prática reflexiva de Schön (1997, 2) Na análise enfocamos três dimensões reflexivas: caracterização da prática, emocional da professora e discente Além disso, descrevemos como ocorreu a parceria entre nós e a professora no processo de formação continuada, que teve o companheirismo como eixo central Os resultados revelam que a professora, ao observar-se no vídeo, busca compreender as suas ações mediante a descrição da epistemologia do trabalho docente que subjaz a sua prática Essa compreensão ocorre ainda pela elaboração de questionamentos, pela proposição de soluções e pela reestruturação de algumas reflexões e condutas que ela considera necessárias ou oportunas na fase interativa (sala de aula) Os dados também revelam expectativas, problemas e dificuldades de aprimoramento docente no caso estudado, que podem contribuir para a compreensão da formação de professores e para os avanços teóricos na áreaDissertação (Mestrado em Ensino Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This qualitative research deals with a continuing education process in a perspective of reflective intervention shared between us and a Science teacher of a State elementary school situated in Londrina/PR This process was focused on the collaborative work that values the practice and knowledge conditions as well as the teacher’s expectations, specially concerning the possibility of changing her practice, due to a reflective education strategy, the trifasic autoscopy, which occurred in the form of a “room of mirrors” (SCHÖN, 2) This strategy enabled the teacher’s reflection upon the education practice in the pre-active phase (reflection for the action, with the elaboration of lesson plans) and the post-active phase (reflection on the action, using the video), that is, before and after she had developed the lessons (interactive phase) Thus, the main purpose of this research is to analyze the data related to the moments of reflection on the action, based on the theoretical framework of Schön’s concept of reflective practice (1997, 2) In this analysis, three reflective dimensions were focused: the practice characterization, the teacher’s emotional aspect and the student Furthermore, it was described how the partnership between us and the teacher occurred in the continuing education process, which had the companionship as the main characteristic Results show that when the teacher observed herself on the video, she tried to understand her actions based on the description of the teacher’s work epistemology that underlies her practice This understanding also occurs by the elaboration of questionings, by the proposition of solutions and by the restructuration of some reflections and conducts that she considers necessary or appropriate in the interactive phase (classroom) The data also show expectations, problems and difficulties for the teacher’s improvement which might contribute to the understanding of the teachers’ education and for the theoretical advances in the areaLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Arruda, Sérgio de MelloSilva, Lenice Heloisa de ArrudaRosa-Silva, Patrícia de Oliveira2024-05-01T12:46:31Z2024-05-01T12:46:31Z2008.0028.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10651porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10651Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada
title Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada
spellingShingle Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Educação permanente
Science - Study and teaching
Science - Teacher training
Practice teaching
title_short Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada
title_full Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada
title_fullStr Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada
title_full_unstemmed Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada
title_sort Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada
author Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
author_facet Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]
Arruda, Sérgio de Mello
Silva, Lenice Heloisa de Arruda
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Educação permanente
Science - Study and teaching
Science - Teacher training
Practice teaching
topic Ciência
Estudo e ensino
Ciência
Formação de professores
Educação permanente
Science - Study and teaching
Science - Teacher training
Practice teaching
description Resumo: Esta investigação, de cunho qualitativo, trata de um processo de formação continuada em uma perspectiva de intervenção reflexiva compartilhada entre nós e uma professora de Ciências – da 5ª à 8ª série – realizado em um colégio estadual localizado no município de Londrina/PR Esse processo centrou-se no trabalho colaborativo, o qual valoriza as condições da prática, do conhecimento, assim como as expectativas da professora, principalmente no que tange à possibilidade de mudança na prática, mediante uma estratégia de formação reflexiva, a autoscopia trifásica, que ocorreu nos moldes de uma “sala de espelhos” (SCHÖN, 2) Essa estratégia possibilitou à professora refletir sobre a prática educativa nas fases pré-ativa (reflexão para a ação, com a elaboração dos planos de aula) e pós-ativa (reflexão sobre a ação, com o auxílio do vídeo), ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa) Desse modo, o principal objetivo desta investigação é analisar os dados dos momentos de reflexão sobre a ação à luz do referencial teórico do conceito de prática reflexiva de Schön (1997, 2) Na análise enfocamos três dimensões reflexivas: caracterização da prática, emocional da professora e discente Além disso, descrevemos como ocorreu a parceria entre nós e a professora no processo de formação continuada, que teve o companheirismo como eixo central Os resultados revelam que a professora, ao observar-se no vídeo, busca compreender as suas ações mediante a descrição da epistemologia do trabalho docente que subjaz a sua prática Essa compreensão ocorre ainda pela elaboração de questionamentos, pela proposição de soluções e pela reestruturação de algumas reflexões e condutas que ela considera necessárias ou oportunas na fase interativa (sala de aula) Os dados também revelam expectativas, problemas e dificuldades de aprimoramento docente no caso estudado, que podem contribuir para a compreensão da formação de professores e para os avanços teóricos na área
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T12:46:31Z
2024-05-01T12:46:31Z
28.03.2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10651
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295204229120