Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11826 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho se propôs a conhecer o desenvolvimento atual das competências de marketing das organizações pesquisadas e analisar seu ajuste em função da estratégia competitiva adotada e sintetizada na proposta de valor entregue ao cliente Para isso, metodologicamente, executou-se uma pesquisa descritiva quantitativa do tipo survey junto às empresas que compõem o Pólo Moveleiro da cidade de Arapongas/PR, onde os responsáveis pelas funções de marketing das organizações foram os entrevistados Em geral, os resultados levantados apontam a existência de um grupo de empresas com algum tipo de alinhamento entre as competências de marketing e estratégia externa, ainda que com níveis mínimos de desenvolvimento das competências compreendidas como essenciais, dado os parâmetros do estudo Como contribuição o trabalho apresenta um método para o gerenciamento e a compreensão das relações existentes entre o planejamento estratégico e as funções de marketing da organização, aqui condensados na matriz de estudo adotada para a investigação e tipificação do alinhamento estratégico |
id |
UEL_33a8c4d5b0aabf6e50d8aba168359c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11826 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PRMarketingPlanejamento estratégicoIndústria de móveisPlanejamento estratégicoCompetência em marketingMarketing - Strategic planningFurniture industry and trade - Strategic planningResumo: Este trabalho se propôs a conhecer o desenvolvimento atual das competências de marketing das organizações pesquisadas e analisar seu ajuste em função da estratégia competitiva adotada e sintetizada na proposta de valor entregue ao cliente Para isso, metodologicamente, executou-se uma pesquisa descritiva quantitativa do tipo survey junto às empresas que compõem o Pólo Moveleiro da cidade de Arapongas/PR, onde os responsáveis pelas funções de marketing das organizações foram os entrevistados Em geral, os resultados levantados apontam a existência de um grupo de empresas com algum tipo de alinhamento entre as competências de marketing e estratégia externa, ainda que com níveis mínimos de desenvolvimento das competências compreendidas como essenciais, dado os parâmetros do estudo Como contribuição o trabalho apresenta um método para o gerenciamento e a compreensão das relações existentes entre o planejamento estratégico e as funções de marketing da organização, aqui condensados na matriz de estudo adotada para a investigação e tipificação do alinhamento estratégicoDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: This work is proposed to meet the current development of marketing competences in researched organizations and analyze their adjustment depending on competitive strategy adopted and synthesized in the proposed value to the customer For this, methodologically ran up a descriptive quantitative survey study with the companies that makes the cluster of furniture industry in the city of Arapongas/ PR, where those responsible for marketing functions of the organizations were interviewed Overall, the results indicate the existence of raised a group of companies with some kind of alignment between the marketing competences and external strategy, even with minimum levels of those competences development considered as essential, given the parameters of the study As a contribution the work presents a method for the management and the understanding of the relationship between the strategic planning and marketing functions of the organization, here condensed in the matrix of study used for research and categorization of strategic alignmentMunck, Luciano [Orientador]Pacagnan, Mário NeiDalmas, José CarlosCorneta, Alexandre Luiz2024-05-01T13:45:31Z2024-05-01T13:45:31Z2008.0025.11.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11826porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR |
title |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR |
spellingShingle |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR Corneta, Alexandre Luiz Marketing Planejamento estratégico Indústria de móveis Planejamento estratégico Competência em marketing Marketing - Strategic planning Furniture industry and trade - Strategic planning |
title_short |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR |
title_full |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR |
title_fullStr |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR |
title_full_unstemmed |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR |
title_sort |
Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR |
author |
Corneta, Alexandre Luiz |
author_facet |
Corneta, Alexandre Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Munck, Luciano [Orientador] Pacagnan, Mário Nei Dalmas, José Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corneta, Alexandre Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Planejamento estratégico Indústria de móveis Planejamento estratégico Competência em marketing Marketing - Strategic planning Furniture industry and trade - Strategic planning |
topic |
Marketing Planejamento estratégico Indústria de móveis Planejamento estratégico Competência em marketing Marketing - Strategic planning Furniture industry and trade - Strategic planning |
description |
Resumo: Este trabalho se propôs a conhecer o desenvolvimento atual das competências de marketing das organizações pesquisadas e analisar seu ajuste em função da estratégia competitiva adotada e sintetizada na proposta de valor entregue ao cliente Para isso, metodologicamente, executou-se uma pesquisa descritiva quantitativa do tipo survey junto às empresas que compõem o Pólo Moveleiro da cidade de Arapongas/PR, onde os responsáveis pelas funções de marketing das organizações foram os entrevistados Em geral, os resultados levantados apontam a existência de um grupo de empresas com algum tipo de alinhamento entre as competências de marketing e estratégia externa, ainda que com níveis mínimos de desenvolvimento das competências compreendidas como essenciais, dado os parâmetros do estudo Como contribuição o trabalho apresenta um método para o gerenciamento e a compreensão das relações existentes entre o planejamento estratégico e as funções de marketing da organização, aqui condensados na matriz de estudo adotada para a investigação e tipificação do alinhamento estratégico |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008.00 2024-05-01T13:45:31Z 2024-05-01T13:45:31Z 25.11.2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11826 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Administração Centro de Estudos Sociais Aplicados Programa de Pós-graduação em Administração Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823297510047744 |