A disciplina de Libras na formação de licenciandos de química e ciências biológicas : um estudo por meio das perspectivas das ementas, dos professores e estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17132 |
Resumo: | Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que buscou investigar e analisar as contribuições da disciplina de Libras na formação inicial de professores de Química e Ciências Biológicas por meio de análise com ementas das disciplinas de Libras de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas do Brasil, buscando evidências dos conteúdos que devem ser abordados nos cursos; entrevistas com professores surdos e ouvintes acerca dos conteúdos, objetivos e impacto na formação de professores e por último, as potencialidades da disciplina segundo os alunos egressos de cursos de licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Para a obtenção dos dados pesquisou se nos sites das IES as ementas dos cursos, realizou-se as entrevistas com os professores participantes em Libras com os professores surdos gravadas e transcritas para a língua portuguesa e aplicou-se um questionário semiestruturado com egressos e alunos que estavam em fase final da disciplina. Todos os dados foram analisados e categorizados qualitativamente com base na Análise de Conteúdos baseada em Bardin (2011) e interpretados a partir de unidades de conteúdo e de registros, que permitiram algumas reflexões acerca da oferta da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura do país, após dezessete anos de exigência do Decreto nº 5626 de 2005. Os resultados evidenciaram que a falta de informações mais detalhadas sobre o papel e o objetivo da disciplina de Libras nos cursos de formação docente, que não são contemplados no Decreto supracitado, permite que cada IES definam segundo suas percepções como será ofertada disciplina em cada curso e quais conteúdos ou temáticas serão trabalhados. Diante disso, as análises apontaram que algumas disciplinas tem um perfil de curso básico de Libras, voltado para o ensino de sinais, enquanto outras dividem a disciplina em conteúdos teórico e práticos e, que discussões mais específicas relacionadas a área da Ciências e a formação de professores que vão atuar com alunos surdos no ensino de Química e Ciências biológicas, entre outros, dificilmente são contemplados pela disciplina. |
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A disciplina de Libras na formação de licenciandos de química e ciências biológicas : um estudo por meio das perspectivas das ementas, dos professores e estudantesThe Libras discipline in the training of chemistry and biological sciences undergraduates : a study through the perspectives of syllabuses, teachers and studentsEnsino de ciênciasLíngua brasileira de sinaisEducação de surdosFormação docenteInclusão escolar - Educação especialQuímica - Formação de professoresSurdosLibrasCiências biológicas - Formação de professoresCiências Exatas e da Terra - MatemáticaScience teachingBrazilian sign languageDeaf educationTeacher trainingMainstreaming in education - Special educationChemistry - Teacher trainingDeaf - EducationBiological sciences - Teacher trainingEste trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que buscou investigar e analisar as contribuições da disciplina de Libras na formação inicial de professores de Química e Ciências Biológicas por meio de análise com ementas das disciplinas de Libras de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas do Brasil, buscando evidências dos conteúdos que devem ser abordados nos cursos; entrevistas com professores surdos e ouvintes acerca dos conteúdos, objetivos e impacto na formação de professores e por último, as potencialidades da disciplina segundo os alunos egressos de cursos de licenciatura em Química e Ciências Biológicas. Para a obtenção dos dados pesquisou se nos sites das IES as ementas dos cursos, realizou-se as entrevistas com os professores participantes em Libras com os professores surdos gravadas e transcritas para a língua portuguesa e aplicou-se um questionário semiestruturado com egressos e alunos que estavam em fase final da disciplina. Todos os dados foram analisados e categorizados qualitativamente com base na Análise de Conteúdos baseada em Bardin (2011) e interpretados a partir de unidades de conteúdo e de registros, que permitiram algumas reflexões acerca da oferta da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciatura do país, após dezessete anos de exigência do Decreto nº 5626 de 2005. Os resultados evidenciaram que a falta de informações mais detalhadas sobre o papel e o objetivo da disciplina de Libras nos cursos de formação docente, que não são contemplados no Decreto supracitado, permite que cada IES definam segundo suas percepções como será ofertada disciplina em cada curso e quais conteúdos ou temáticas serão trabalhados. Diante disso, as análises apontaram que algumas disciplinas tem um perfil de curso básico de Libras, voltado para o ensino de sinais, enquanto outras dividem a disciplina em conteúdos teórico e práticos e, que discussões mais específicas relacionadas a área da Ciências e a formação de professores que vão atuar com alunos surdos no ensino de Química e Ciências biológicas, entre outros, dificilmente são contemplados pela disciplina.This work shows the results of a research that sought to investigate and analyze the contributions of the Libras discipline in the initial training of Chemistry and Biological Sciences teachers through an analysis with menus of the Libras disciplines of Higher Education Institutions (IES), public in the Brazil, seeking evidence of the content that should be covered in the courses; interviews with deaf and hearing teachers about the content, objectives and impact on teacher training and, finally, the potential of the discipline according to students graduating from degree courses in Chemistry and Biological Sciences. To obtain the data, the course menus were searched on the HEIs' websites, interviews were carried out with the participating teachers in Libras with the deaf teachers, recorded and transcribed into Portuguese and a semi-structured questionnaire was applied to graduates and students. who were in the final phase of the discipline. All data were analyzed and categorized qualitatively based on the Content Analysis based on Bardin (2011) and interpreted from content units and records, which allowed some reflections on the offer of the Libras subject as a mandatory curricular subject in undergraduate courses. degree in the country, after seventeen years of the requirement of Decree nº 5626 of 2005. The results showed that the lack of more detailed information about the role and purpose of the Libras discipline in teacher training courses, which are not contemplated in the aforementioned Decree, allows that each define according to their perceptions how the discipline will be offered in each course and which contents or themes will be worked on. In view of this, the analyzes pointed out that some disciplines have a profile of a basic course in Libras, aimed at teaching signs, while others divide the discipline into theoretical and practical contents, and that more specific discussions related to the area of Science and the formation of teachers who will work with deaf students in the teaching of Chemistry and Biological Sciences, among others, are hardly covered by the discipline.Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deVitaliano, Célia ReginaCosta, Edivaldo da SilvaCastro Junior, Glaucio deZara, Reginaldo AparecidoCharallo, Thalita Gabriela Comar2024-08-05T19:09:48Z2024-08-05T19:09:48Z2022-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17132porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina231 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-06T06:06:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-06T06:06:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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