Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Claudia Ferrareto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13608
Resumo: Resumo: A pesquisa realizada tratou de temática de pertinência recente – o estudo da segunda língua na escola regular– considerando o fato de que a disciplina de língua estrangeira no Ensino Fundamental II tornou-se obrigatória apenas a partir da LDB/96 O objetivo da presente pesquisa é analisar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais relacionados à aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma, por meio de oficinas de jogos, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Londrina A base deste estudo é a teoria Piagetiana e a abordagem de Krashen, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, sob uma perspectiva qualitativa Duas questões norteadoras se interpõem: qual o papel das oficinas com jogos para a aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma? De que maneira os processos cognitivos, sociais e afetivos se apresentam nas oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês? Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas oficinas com jogos nos quais o conteúdo da língua inglesa foi trabalhado As oficinas possibilitaram a observação e a análise de aspectos sociais, cognitivos e afetivos envolvidos na aprendizagem da segunda língua A vivência de uma nova relação com a língua inglesa pautada em seu aspecto comunicativo ofereceu aos alunos, no contexto dos jogos, oportunidade do estabelecimento da relação palavra-significado por via distinta da tradução Reflexões decorrentes indicaram a importância de priorizar a fluência e a relação de aplicabilidade da língua na comunicação, para além do ensino gramatical e tradução dos termos para a língua materna
id UEL_34095492f588ef0ea494d89a07d121ac
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13608
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglêsLíngua inglesaJogos educativosAquisição da segunda linguagemAspectos sociaisCriançasEnglish languageStudy and teachingResumo: A pesquisa realizada tratou de temática de pertinência recente – o estudo da segunda língua na escola regular– considerando o fato de que a disciplina de língua estrangeira no Ensino Fundamental II tornou-se obrigatória apenas a partir da LDB/96 O objetivo da presente pesquisa é analisar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais relacionados à aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma, por meio de oficinas de jogos, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Londrina A base deste estudo é a teoria Piagetiana e a abordagem de Krashen, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, sob uma perspectiva qualitativa Duas questões norteadoras se interpõem: qual o papel das oficinas com jogos para a aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma? De que maneira os processos cognitivos, sociais e afetivos se apresentam nas oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês? Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas oficinas com jogos nos quais o conteúdo da língua inglesa foi trabalhado As oficinas possibilitaram a observação e a análise de aspectos sociais, cognitivos e afetivos envolvidos na aprendizagem da segunda língua A vivência de uma nova relação com a língua inglesa pautada em seu aspecto comunicativo ofereceu aos alunos, no contexto dos jogos, oportunidade do estabelecimento da relação palavra-significado por via distinta da tradução Reflexões decorrentes indicaram a importância de priorizar a fluência e a relação de aplicabilidade da língua na comunicação, para além do ensino gramatical e tradução dos termos para a língua maternaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The research held concerns a recently pertinent theme – the study of a second language in regular schools – considering the fact that the foreign language as a school subject became mandatory only after LDB/96The goal of this research is to analyze the cognitive, affective and social aspects related to learning English as a second language, by means of games workshops with students of the 6th grade of elementary school from a state school in Londrina The basis of this paper is the Piagetian theory and Krashen’s approach, in the modality of descriptive-interpretative study in a qualitative perspective Two guiding questions interpose: what is the role of games workshops for learning English as a second language? In what way the cognitive, affective and social processes are held in the games workshops for learning English? To meet the proposed goals, games workshops were accomplished with games containing the subjects studied in English classes The games workshops enabled the observation and analysis of the cognitive, affective and social aspects involved on learning a second languageThe experience of a new relationship with the foreign language based on its communicative aspect offered the students, in the games workshops context, the opportunity to establish a relation word-meaning by any means except translation Arising reflections indicates the importance of prioritize the fluency and applicability of the language in communication, beyond the grammatical teaching and translation of the terms in the mother tongueOliveira, Francismara Neves de [Orientador]Toscano, CarlosDell’Agli, Betânia Alves VeigaLopes, Claudia Ferrareto2024-05-01T14:16:33Z2024-05-01T14:16:33Z2012.0011.12.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13608porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês
title Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês
spellingShingle Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês
Lopes, Claudia Ferrareto
Língua inglesa
Jogos educativos
Aquisição da segunda linguagem
Aspectos sociais
Crianças
English language
Study and teaching
title_short Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês
title_full Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês
title_fullStr Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês
title_full_unstemmed Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês
title_sort Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês
author Lopes, Claudia Ferrareto
author_facet Lopes, Claudia Ferrareto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]
Toscano, Carlos
Dell’Agli, Betânia Alves Veiga
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Claudia Ferrareto
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Jogos educativos
Aquisição da segunda linguagem
Aspectos sociais
Crianças
English language
Study and teaching
topic Língua inglesa
Jogos educativos
Aquisição da segunda linguagem
Aspectos sociais
Crianças
English language
Study and teaching
description Resumo: A pesquisa realizada tratou de temática de pertinência recente – o estudo da segunda língua na escola regular– considerando o fato de que a disciplina de língua estrangeira no Ensino Fundamental II tornou-se obrigatória apenas a partir da LDB/96 O objetivo da presente pesquisa é analisar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais relacionados à aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma, por meio de oficinas de jogos, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Londrina A base deste estudo é a teoria Piagetiana e a abordagem de Krashen, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, sob uma perspectiva qualitativa Duas questões norteadoras se interpõem: qual o papel das oficinas com jogos para a aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma? De que maneira os processos cognitivos, sociais e afetivos se apresentam nas oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês? Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas oficinas com jogos nos quais o conteúdo da língua inglesa foi trabalhado As oficinas possibilitaram a observação e a análise de aspectos sociais, cognitivos e afetivos envolvidos na aprendizagem da segunda língua A vivência de uma nova relação com a língua inglesa pautada em seu aspecto comunicativo ofereceu aos alunos, no contexto dos jogos, oportunidade do estabelecimento da relação palavra-significado por via distinta da tradução Reflexões decorrentes indicaram a importância de priorizar a fluência e a relação de aplicabilidade da língua na comunicação, para além do ensino gramatical e tradução dos termos para a língua materna
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.12.2012
2012.00
2024-05-01T14:16:33Z
2024-05-01T14:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13608
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823311956279296