Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenharo, Rayane Isadora
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15601
Resumo: Resumo: Em meio aos avanços nas tecnologias de informação e comunicação e no modo como as pessoas aprendem em decorrência de seu uso, é imperativo pensar em iniciativas que reflitam acerca da incorporação de multiletramentos na educação, especialmente no ensino de língua inglesa (LI) Aliado a isso, pensar em intervenções em contextos socialmente vulneráveis se faz de central importância, considerando as desigualdades sociais que afetam diversas camadas da população brasileira Esta pesquisa teve como objetivo analisar a participação social de alunos em um curso de LI envolvendo multiletramentos com foco na música em um contexto de vulnerabilidades social Para tal, elaboramos uma Sequência Didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) envolvendo o gênero canção-rap e uma mídia da esfera digital, o blog O gênero canção-rap foi escolhido em virtude do contexto de vulnerabilidade onde se deu a intervenção, uma vez que os alunos possuíam contato com tal estilo musical e participavam de um projeto social que une o basquete ao desenvolvimento de práticas cidadãs O blog foi escolhido devido à possibilidade de circulação dos textos que essa mídia oferece Face ao exposto, dez aulas que envolveram a implementação da SD elaborada para o contexto proposto foram filmadas e posteriormente transcritas A partir da análise da transcrição, a participação dos alunos foi identificada segundo as seguintes categorias de modos de agir/participação: agir resposivo geral, agir responsivo restrito, agir espontâneo geral, agir espontâneo restrito e agir responsivo espontâneo (FOGAÇA, 21; LENHARO; CRISTOVÃO, 216) Após a identificação dos modos de agir, as Capacidades de Linguagem (CL) (DOLZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO et al, 21; CRISTOVÃO; STUTZ, 211) mobilizadas pelos alunos nas aulas foram comparadas às CL esperadas a serem desenvolvidas pelos alunos por meio do material elaborado Finalmente, os dados obtidos na análise da participação e das CL foram relacionados aos quatro parâmetros que embasam metodologicamente a Pedagogia dos Multiletramentos, a saber: Prática Situada, Posicionamento Crítico, Instrução Explícita e Prática Transformada (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2) Os resultados mostraram que os alunos participaram de forma responsiva a maior parte do tempo, esperando pela interpelação da professora Ainda assim, o uso de multiletramentos com foco na música possibilitou a motivação e engajamento dos alunos de forma espontânea e crítica em diferentes momentos da intervenção, corroborando a importância da incorporação de tais elementos ao ensino de LI
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LENHARO; CRISTOVÃO, 216) Após a identificação dos modos de agir, as Capacidades de Linguagem (CL) (DOLZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO et al, 21; CRISTOVÃO; STUTZ, 211) mobilizadas pelos alunos nas aulas foram comparadas às CL esperadas a serem desenvolvidas pelos alunos por meio do material elaborado Finalmente, os dados obtidos na análise da participação e das CL foram relacionados aos quatro parâmetros que embasam metodologicamente a Pedagogia dos Multiletramentos, a saber: Prática Situada, Posicionamento Crítico, Instrução Explícita e Prática Transformada (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2) Os resultados mostraram que os alunos participaram de forma responsiva a maior parte do tempo, esperando pela interpelação da professora Ainda assim, o uso de multiletramentos com foco na música possibilitou a motivação e engajamento dos alunos de forma espontânea e crítica em diferentes momentos da intervenção, corroborando a importância da incorporação de tais elementos ao ensino de LIDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Considering the constant innovation in information and communication technologies and the changes in the way people learn in consequence of using these tools in daily life, it is of utmost importance to think about initiatives that reflect upon the incorporation of multiliteracies in education, especially for teaching and learning english as a foreign language (EFL) In addition, to think about interventions in contexts of social vulnerability is central to the Brazilian context, considering its scenario of social inequality that has affected a great number of people from different social classes This research aimed at analyzing students’ social participation in a EFL course which covered the work on multiliteracies with a focus on music in a context of social vulnerability In order to reach that goal, we designed a Didactic Sequence (DS) (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 24) around the genre rap-song and the digital medium blog The rap-song genre was chosen due to the students’ proximity with that musical genre, and considering the fact they participated in a social project which linked basketball to developing citizenship practices The blog was chosen because of its potential of circulating social texts inside its medium Given these notions, the DS was implemented during 1 classes which were video recorded and transcribed After the analysis of the transcription, the students’ participation was identified according to the following categories of acts: responsive general act, responsive restrict act, spontaneuos general act, spontaneous restrict act and responsive spontaneous act (FOGAÇA, 21; LENHARO; CRISTOVÃO, 216) Subsequently to this identification, the Language Capacities (LC) (DOLZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO et al, 21; CRISTOVÃO; STUTZ, 211) mobilized by the students in the classes were compared to the LC foreseen to occur based on the sole analysis of the DS Finally, data gathered in the analysis of students’ participation and the LC were articulated to the four parameters that consist in the “how” of Multiliteracy Pedagogy: Situated Practice, Critical Framing, Overt Instruction and Transformed Practice (THE NEW LONDON GROUP, 2) The results showed that students’ participation was mostly responsive during classes, since they constantly waited for the teachers’s guidance and instruction Nevertheless, the use of Multiliteracies focusing on music has enabled students’ motivation and engagement in a critical and spontaneous way in different points of the DS, confirming the importance of incorporating those elements in EFL teachingCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoFogaça, Francisco CarlosLenharo, Rayane Isadora2024-05-01T14:52:13Z2024-05-01T14:52:13Z2016.0014.04.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15601porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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