O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Eliana Sermidi de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12383
Resumo: Resumo: A partir do contexto da sala de aula foi inquirido das possibilidades do processo de ensino aprendizagem de geografia por meio da elaboração e aplicação de um jogo com conteúdos de caráter regional numa perspectiva da aprendizagem significativa Visou fazer chegar até o aluno oportunidades de aprendizagem de caráter lúdico para levá-los a um querer aprender A fundamentação teórica evidencia os estudos sobre os vários conceitos da ludicidade, caracterizando o aspecto lúdico no processo de ensino e aprendizagem Retoma-se a discussão piagetiana sobre os objetivos e motivações da utilização dos jogos em sala de aula, relacionando a atividade lúdica com a teoria da aprendizagem significativa A pesquisa é desenvolvida com metodologia da pesquisa qualitativa, servido de suporte para obtenção e análise dos dados coletados O jogo elaborado está fundamentado nas Diretrizes Curriculares do Paraná da disciplina de Geografia, nas categorias geográficas de lugar, paisagem e região e nos jogos piagetianos O Jogo abrange especificamente conteúdos da geografia regional do Paraná indicado para alunos do Ensino Fundamental Fase II e do Ensino Médio O jogo produzido foi denominado “Paraná em Questão” e aplicado para alunos de sétima série (oitavo ano) de uma escola estadual do município de Londrina A partir da aplicação discutem-se as manifestações dos alunos durante a execução do jogo no que se refere a dois eixos principais – o conhecimento e o comportamento Também são relatadas as sugestões dos alunos para mudanças no jogo e nos procedimentos de ensino Conclui-se que a ação pedagógica por meio de atividades lúdicas são produtivas e significativas, pois é capaz de suscitar a motivação e o querer aprender do aluno
id UEL_38c9c2caf9ffb88d770d9dc6653e51cf
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12383
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografiaGeografiaGeografiaAprendizagemJogos educativosGeographyStudy and teaching - EnvironmentGeographyLearning - EnvironmentEducational gamesResumo: A partir do contexto da sala de aula foi inquirido das possibilidades do processo de ensino aprendizagem de geografia por meio da elaboração e aplicação de um jogo com conteúdos de caráter regional numa perspectiva da aprendizagem significativa Visou fazer chegar até o aluno oportunidades de aprendizagem de caráter lúdico para levá-los a um querer aprender A fundamentação teórica evidencia os estudos sobre os vários conceitos da ludicidade, caracterizando o aspecto lúdico no processo de ensino e aprendizagem Retoma-se a discussão piagetiana sobre os objetivos e motivações da utilização dos jogos em sala de aula, relacionando a atividade lúdica com a teoria da aprendizagem significativa A pesquisa é desenvolvida com metodologia da pesquisa qualitativa, servido de suporte para obtenção e análise dos dados coletados O jogo elaborado está fundamentado nas Diretrizes Curriculares do Paraná da disciplina de Geografia, nas categorias geográficas de lugar, paisagem e região e nos jogos piagetianos O Jogo abrange especificamente conteúdos da geografia regional do Paraná indicado para alunos do Ensino Fundamental Fase II e do Ensino Médio O jogo produzido foi denominado “Paraná em Questão” e aplicado para alunos de sétima série (oitavo ano) de uma escola estadual do município de Londrina A partir da aplicação discutem-se as manifestações dos alunos durante a execução do jogo no que se refere a dois eixos principais – o conhecimento e o comportamento Também são relatadas as sugestões dos alunos para mudanças no jogo e nos procedimentos de ensino Conclui-se que a ação pedagógica por meio de atividades lúdicas são produtivas e significativas, pois é capaz de suscitar a motivação e o querer aprender do alunoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: From the context of the classroom it was inquired of the possibilities of the education process education of geography by means of the elaboration and application of a game with contents of regional character in a perspective of the meaningful learning A fondness aimed at to make to arrive until the students chances of learning of playful character to take them it to learn The theoretical recital evidences the studies on the some concepts of the playable, characterizing the playful aspect in the education process and learning It is retaken Piaget quarrel on the objectives and motivations of the use of the games in classroom, relating the playful activity with the theory of the significant learning The research is developed with methodology of the qualitative research, served of support for attainment and analysis of the collected data The elaborated game is based on the Curricular Lines of direction of the Paraná of disciplines of Geography, in the geographic categories of place, landscape and region in the boarding of Piaget about games The Game specifically encloses contents of the regional geography of the Paraná indicated for pupils of Middle School and High School The produced game was called “Paraná in Question” and for students of seventh series of a state school of the city of Native of Londrina From the application the manifestations of the students are argued during the execution of the game with respect to two main axles - the knowledge and the behavior Also the suggestions of the students for changes in the game and the procedures of education are told It is concluded that the pedagogical action by means of playful activities is productive and significant, therefore is capable to excite the motivation and the fondness to learn of the pupilSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Oliveira, Francismara Neves deTorres, Eloiza CristianeFreitas, Eliana Sermidi de2024-05-01T13:53:17Z2024-05-01T13:53:17Z2010.0025.02.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12383porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
title O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
spellingShingle O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
Freitas, Eliana Sermidi de
Geografia
Geografia
Aprendizagem
Jogos educativos
Geography
Study and teaching - Environment
Geography
Learning - Environment
Educational games
title_short O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
title_full O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
title_fullStr O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
title_full_unstemmed O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
title_sort O jogo "Paraná em questão" na ação docente : para uma aprendizagem significativa no ensino de geografia
author Freitas, Eliana Sermidi de
author_facet Freitas, Eliana Sermidi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Oliveira, Francismara Neves de
Torres, Eloiza Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Eliana Sermidi de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Geografia
Aprendizagem
Jogos educativos
Geography
Study and teaching - Environment
Geography
Learning - Environment
Educational games
topic Geografia
Geografia
Aprendizagem
Jogos educativos
Geography
Study and teaching - Environment
Geography
Learning - Environment
Educational games
description Resumo: A partir do contexto da sala de aula foi inquirido das possibilidades do processo de ensino aprendizagem de geografia por meio da elaboração e aplicação de um jogo com conteúdos de caráter regional numa perspectiva da aprendizagem significativa Visou fazer chegar até o aluno oportunidades de aprendizagem de caráter lúdico para levá-los a um querer aprender A fundamentação teórica evidencia os estudos sobre os vários conceitos da ludicidade, caracterizando o aspecto lúdico no processo de ensino e aprendizagem Retoma-se a discussão piagetiana sobre os objetivos e motivações da utilização dos jogos em sala de aula, relacionando a atividade lúdica com a teoria da aprendizagem significativa A pesquisa é desenvolvida com metodologia da pesquisa qualitativa, servido de suporte para obtenção e análise dos dados coletados O jogo elaborado está fundamentado nas Diretrizes Curriculares do Paraná da disciplina de Geografia, nas categorias geográficas de lugar, paisagem e região e nos jogos piagetianos O Jogo abrange especificamente conteúdos da geografia regional do Paraná indicado para alunos do Ensino Fundamental Fase II e do Ensino Médio O jogo produzido foi denominado “Paraná em Questão” e aplicado para alunos de sétima série (oitavo ano) de uma escola estadual do município de Londrina A partir da aplicação discutem-se as manifestações dos alunos durante a execução do jogo no que se refere a dois eixos principais – o conhecimento e o comportamento Também são relatadas as sugestões dos alunos para mudanças no jogo e nos procedimentos de ensino Conclui-se que a ação pedagógica por meio de atividades lúdicas são produtivas e significativas, pois é capaz de suscitar a motivação e o querer aprender do aluno
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2010.00
2024-05-01T13:53:17Z
2024-05-01T13:53:17Z
25.02.2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12383
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256480317440