De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Nathalia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16575
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender a reorganização da prática de ensinar a leitura literária como possibilidade de contribuir para a formação da atitude leitora nas crianças A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente O trabalho foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em um distrito do munícipio de Londrina região norte do Paraná, junto a quatorze crianças da turma P5 Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Como a reorganização da prática de ensinar a leitura literária pode contribuir para a formação da atitude leitora nas crianças? Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao acesso à literatura Assim, trata-se de uma pesquisa de abordagem crítico-dialética Para a produção de dados, foram utilizados diário de bordo, gravações de áudio, fotografias, entrevista e a efetivação das atividades organizadas Os objetivos específicos tiveram o intuito de averiguar a possível ampliação do repertório das crianças com o acesso a literatura e avaliar os possíveis indícios da formação da identidade leitora a partir das atividades organizadas As análises foram contextualizadas e embasadas em referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram o fato de que a reorganização da prática de ensinar a leitura literária focado no Conto clássico Chapeuzinho Vermelho proporcionou o aprendizado e desenvolvimento do ato de ler pelas crianças que pressupõe compreensão e produção de sentidos Desta maneira, percebeu-se a ampliação do repertório infantil mediante as atividades organizadas que se constituíram como uma atividade consciente Conclui-se desta forma que o processo pedagógico e metodológico realizado pela professora/pesquisadora junto às crianças constituiu-se como travessia para criar necessidades da formação da identidade leitora na Educação Infantil
id UEL_3d830b8d2135958da8daaa8f06b82e2b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16575
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantisLeituraLiteraturaEstudo e ensinoLeitoresFormaçãoReadingStudy and teachingLiterature - Study and teachingResumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender a reorganização da prática de ensinar a leitura literária como possibilidade de contribuir para a formação da atitude leitora nas crianças A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente O trabalho foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em um distrito do munícipio de Londrina região norte do Paraná, junto a quatorze crianças da turma P5 Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Como a reorganização da prática de ensinar a leitura literária pode contribuir para a formação da atitude leitora nas crianças? Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao acesso à literatura Assim, trata-se de uma pesquisa de abordagem crítico-dialética Para a produção de dados, foram utilizados diário de bordo, gravações de áudio, fotografias, entrevista e a efetivação das atividades organizadas Os objetivos específicos tiveram o intuito de averiguar a possível ampliação do repertório das crianças com o acesso a literatura e avaliar os possíveis indícios da formação da identidade leitora a partir das atividades organizadas As análises foram contextualizadas e embasadas em referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram o fato de que a reorganização da prática de ensinar a leitura literária focado no Conto clássico Chapeuzinho Vermelho proporcionou o aprendizado e desenvolvimento do ato de ler pelas crianças que pressupõe compreensão e produção de sentidos Desta maneira, percebeu-se a ampliação do repertório infantil mediante as atividades organizadas que se constituíram como uma atividade consciente Conclui-se desta forma que o processo pedagógico e metodológico realizado pela professora/pesquisadora junto às crianças constituiu-se como travessia para criar necessidades da formação da identidade leitora na Educação InfantilDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research had as main objective to understand if the reorganization of the practice of teaching the literary reading results in the possibility of contributing to the reading attitude in the children The research is linked to the Graduate Program in Education of the State University of Londrina, Line of Research - Teaching: Knowledge and Practices, of the Nucleus of Teaching Action The work was developed in a Municipal Early Childhood Education Center located in a district of Londrina, a city in the northern region of Paraná, with fourteen children in the P5 class As a research problem, we find the following question: How does the reorganization of the practice of teaching literary reading of contributing to the reading attitude in children? It is argued that the practice-theory-practice dialectic movement can enable a new perception of access to literature Thus, it is a research with a critical-dialectical approach For the production of data were used logbook, audio recordings, photographs, interview and the accomplishment of organized activities The specific objectives were to investigate the possible expansion of children's repertoire with access to literature and to evaluate the possible indications of the reading identity from the organized activities The analyzes were contextualized and based on a theoretical framework, based on the assumptions of Historical-Dialectical Materialism, Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy, which, when complemented, enable literary reading as a social practice that enables the act of read The results pointed out that the reorganization of the practice of teaching literary reading focused on the classic Little Red Riding Hood provided the learning and development of the reading act by children by the fact of they show understanding and production of meanings In this way, the expansion of the children's repertoire was perceived through the organized activities that were constituted as a conscious activity It is concluded that the pedagogical and methodological process carried out by the teacher / researcher with the children constituted as a path to create the needs for the formation of the reading identity in Early Childhood EducationFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Girotto, Cyntia Graziela Guizelim SimõesVasconcellos, Maura Maria MoritaFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Martins, Nathalia2024-05-01T15:12:56Z2024-05-01T15:12:56Z2018.0015.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16575porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16575Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
title De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
spellingShingle De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
Martins, Nathalia
Leitura
Literatura
Estudo e ensino
Leitores
Formação
Reading
Study and teaching
Literature - Study and teaching
title_short De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
title_full De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
title_fullStr De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
title_full_unstemmed De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
title_sort De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
author Martins, Nathalia
author_facet Martins, Nathalia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]
Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
Vasconcellos, Maura Maria Morita
Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Nathalia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Estudo e ensino
Leitores
Formação
Reading
Study and teaching
Literature - Study and teaching
topic Leitura
Literatura
Estudo e ensino
Leitores
Formação
Reading
Study and teaching
Literature - Study and teaching
description Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender a reorganização da prática de ensinar a leitura literária como possibilidade de contribuir para a formação da atitude leitora nas crianças A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente O trabalho foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em um distrito do munícipio de Londrina região norte do Paraná, junto a quatorze crianças da turma P5 Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Como a reorganização da prática de ensinar a leitura literária pode contribuir para a formação da atitude leitora nas crianças? Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao acesso à literatura Assim, trata-se de uma pesquisa de abordagem crítico-dialética Para a produção de dados, foram utilizados diário de bordo, gravações de áudio, fotografias, entrevista e a efetivação das atividades organizadas Os objetivos específicos tiveram o intuito de averiguar a possível ampliação do repertório das crianças com o acesso a literatura e avaliar os possíveis indícios da formação da identidade leitora a partir das atividades organizadas As análises foram contextualizadas e embasadas em referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram o fato de que a reorganização da prática de ensinar a leitura literária focado no Conto clássico Chapeuzinho Vermelho proporcionou o aprendizado e desenvolvimento do ato de ler pelas crianças que pressupõe compreensão e produção de sentidos Desta maneira, percebeu-se a ampliação do repertório infantil mediante as atividades organizadas que se constituíram como uma atividade consciente Conclui-se desta forma que o processo pedagógico e metodológico realizado pela professora/pesquisadora junto às crianças constituiu-se como travessia para criar necessidades da formação da identidade leitora na Educação Infantil
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.02.2018
2018.00
2024-05-01T15:12:56Z
2024-05-01T15:12:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16575
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823288072863744