A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidigal, Letícia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9370
Resumo: Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do núcleo Ação Docente, foi desenvolvida com base na seguinte problemática: Em quais aspectos as práticas pedagógicas voltadas ao trabalho com a leitura literária no 5º ano do Ensino Fundamental, amparadas pela perspectiva sócio-histórica, podem contribuir para a formação do sujeito leitor? Objetivou-se, portanto, compreender as contribuições de práticas pedagógicas voltadas ao trabalho com a leitura literária no 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de categorias dialéticas, para a formação do sujeito leitor Para o estudo, pretendeu-se, especificamente: a) apresentar pressupostos teóricos no tocante à relação entre trabalho, educação e formação humana na sociedade capitalista e em vias de sua superação, a fim de elucidar o papel humanizador da leitura literária; b) discutir o conceito de leitura e suas implicações pedagógicas para a formação do leitor, bem como o papel da leitura literária na educação escolar, para elucidar possibilidades de práticas pedagógicas com o uso da leitura literária; c) intervir por meio de atividades organizadas de leitura, utilizando-se da leitura literária, no intuito de verificar suas contribuições, implicações, ou não, para a formação do leitor; d) verificar a relação dos estudantes participantes da pesquisa com o ato de ler em seu cotidiano, de modo a compreender a realidade do fenômeno estudado em sua totalidade; e) identificar as concepções e ações da instituição e professor envolvidos na pesquisa acerca do ensino do ato de ler e do trabalho com a leitura literária, com vistas a ampliar a compreensão em torno do objeto de estudo A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética e com pesquisa-ação Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e filmagens das atividades organizadas de leitura, que foram elaboradas com base na perspectiva sócio-histórica, desenvolvidas pela pesquisadora junto a uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Rolândia-PR A análise dos dados ocorreu por meio das categorias dialéticas: práxis; mediação; trabalho; totalidade; concreto e abstrato; fenômeno e essência; conteúdo e forma; singularidade, particularidade e universalidade Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido, pautado por estratégias didático-pedagógicas próximas à perspectiva sócio-histórica, propiciou diversas contribuições à formação leitora e, sobretudo, humana dos estudantes quanto a: acesso a obras literárias, interação com o texto, aprofundamento, deleite e apropriação do conhecimento erudito inerente às obras, efetivando-se, pois, um letramento literário
id UEL_826946c114a8de922cbbf4bbb3a8ddd4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9370
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-históricaLeituraLeitoresFormaçãoLiteraturaEstudo e ensinoReadingLiterature - Study and teachingStudy and teachingResumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do núcleo Ação Docente, foi desenvolvida com base na seguinte problemática: Em quais aspectos as práticas pedagógicas voltadas ao trabalho com a leitura literária no 5º ano do Ensino Fundamental, amparadas pela perspectiva sócio-histórica, podem contribuir para a formação do sujeito leitor? Objetivou-se, portanto, compreender as contribuições de práticas pedagógicas voltadas ao trabalho com a leitura literária no 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de categorias dialéticas, para a formação do sujeito leitor Para o estudo, pretendeu-se, especificamente: a) apresentar pressupostos teóricos no tocante à relação entre trabalho, educação e formação humana na sociedade capitalista e em vias de sua superação, a fim de elucidar o papel humanizador da leitura literária; b) discutir o conceito de leitura e suas implicações pedagógicas para a formação do leitor, bem como o papel da leitura literária na educação escolar, para elucidar possibilidades de práticas pedagógicas com o uso da leitura literária; c) intervir por meio de atividades organizadas de leitura, utilizando-se da leitura literária, no intuito de verificar suas contribuições, implicações, ou não, para a formação do leitor; d) verificar a relação dos estudantes participantes da pesquisa com o ato de ler em seu cotidiano, de modo a compreender a realidade do fenômeno estudado em sua totalidade; e) identificar as concepções e ações da instituição e professor envolvidos na pesquisa acerca do ensino do ato de ler e do trabalho com a leitura literária, com vistas a ampliar a compreensão em torno do objeto de estudo A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética e com pesquisa-ação Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e filmagens das atividades organizadas de leitura, que foram elaboradas com base na perspectiva sócio-histórica, desenvolvidas pela pesquisadora junto a uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Rolândia-PR A análise dos dados ocorreu por meio das categorias dialéticas: práxis; mediação; trabalho; totalidade; concreto e abstrato; fenômeno e essência; conteúdo e forma; singularidade, particularidade e universalidade Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido, pautado por estratégias didático-pedagógicas próximas à perspectiva sócio-histórica, propiciou diversas contribuições à formação leitora e, sobretudo, humana dos estudantes quanto a: acesso a obras literárias, interação com o texto, aprofundamento, deleite e apropriação do conhecimento erudito inerente às obras, efetivando-se, pois, um letramento literárioDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present research, linked to the Program of Post-Graduation in Education of Universidade Estadual de Londrina and to the Research Line “Docência: Saberes e Práticas” (Teaching: Knowledge and Practice) of the Center “Ação Docente” (Teaching Action), was developed based on the following issue: In which aspects the pedagogical practice guided to the work with literary reading on the 5th grade of Elementary School, supported by the socio-historical perspective, it could contribute to the formation of the reading subject? Therefore, it aimed at comprehending the contributions of the pedagogical practice guided to the work with literary reading on the 5th grade of Elementary School to the formation of the reading subject, through dialectical categories For this study, it was intended specifically: a) to show the theoretical presumed with regard to the relation among working, education and human formation into the capitalist society and on the way of its overcoming, in order to elucidate the humanizing role of literary reading; b) to discuss the concept of reading and its pedagogical implications to the formation of the reader as well as the role of the literary reading in school education, to elucidate possibilities of pedagogical practice with the using of literary reading; c) to intervene through organized activities of reading, using the literary reading, with the intention of checking its contributions, implications, or not, to the fomation of the reader; to look into the relation of the students participants of the research with the act of reading in their daily routine, in order to comprehend the reality of the studied phenomenon in its totality; e) identify the conceptions and action of the institution and teacher involved with the research about the teaching of the reading act and the working with the literary reading, aiming at enlarge the understanding around the object of study The methodology consisted in qualitative research, of critical and dialectical approach and action research The data were collected through questionnaires, interviews and video recording of the organized activities of reading, which were elaborated based on socio-historical perspective, developed by the researcher along with one group of 5th grade of Elementary School of a public institution in the city of Rolândia-PR The analysis of the data occurred through the dialectical categories: praxis; mediation; working; totality; concrete and abstract; phenomenon and essence; content and shape; singularity; particularity and universality The results have shown that the work developed, guided by didactic and pedagogical strategies next to the socio-historical perspective, provided several contributions to the reading formation, and, above all, human formation of the students with regard to: the access to the literary work, interaction with the text, deepening, delight and appropriation of erudite knowledge inherent in those work, this way bringing about literary literacyFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Gasparin, João LuizJesus, Adriana Regina deFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Vidigal, Letícia2024-05-01T11:54:56Z2024-05-01T11:54:56Z2019.0020.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9370porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica
title A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica
spellingShingle A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica
Vidigal, Letícia
Leitura
Leitores
Formação
Literatura
Estudo e ensino
Reading
Literature - Study and teaching
Study and teaching
title_short A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica
title_full A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica
title_fullStr A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica
title_full_unstemmed A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica
title_sort A formação do sujeito leitor no 5º ano do ensino fundamental : possibilidades de práticas pedagógicas à luz da perspectiva sócio-histórica
author Vidigal, Letícia
author_facet Vidigal, Letícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]
Gasparin, João Luiz
Jesus, Adriana Regina de
Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidigal, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitores
Formação
Literatura
Estudo e ensino
Reading
Literature - Study and teaching
Study and teaching
topic Leitura
Leitores
Formação
Literatura
Estudo e ensino
Reading
Literature - Study and teaching
Study and teaching
description Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do núcleo Ação Docente, foi desenvolvida com base na seguinte problemática: Em quais aspectos as práticas pedagógicas voltadas ao trabalho com a leitura literária no 5º ano do Ensino Fundamental, amparadas pela perspectiva sócio-histórica, podem contribuir para a formação do sujeito leitor? Objetivou-se, portanto, compreender as contribuições de práticas pedagógicas voltadas ao trabalho com a leitura literária no 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de categorias dialéticas, para a formação do sujeito leitor Para o estudo, pretendeu-se, especificamente: a) apresentar pressupostos teóricos no tocante à relação entre trabalho, educação e formação humana na sociedade capitalista e em vias de sua superação, a fim de elucidar o papel humanizador da leitura literária; b) discutir o conceito de leitura e suas implicações pedagógicas para a formação do leitor, bem como o papel da leitura literária na educação escolar, para elucidar possibilidades de práticas pedagógicas com o uso da leitura literária; c) intervir por meio de atividades organizadas de leitura, utilizando-se da leitura literária, no intuito de verificar suas contribuições, implicações, ou não, para a formação do leitor; d) verificar a relação dos estudantes participantes da pesquisa com o ato de ler em seu cotidiano, de modo a compreender a realidade do fenômeno estudado em sua totalidade; e) identificar as concepções e ações da instituição e professor envolvidos na pesquisa acerca do ensino do ato de ler e do trabalho com a leitura literária, com vistas a ampliar a compreensão em torno do objeto de estudo A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética e com pesquisa-ação Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e filmagens das atividades organizadas de leitura, que foram elaboradas com base na perspectiva sócio-histórica, desenvolvidas pela pesquisadora junto a uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Rolândia-PR A análise dos dados ocorreu por meio das categorias dialéticas: práxis; mediação; trabalho; totalidade; concreto e abstrato; fenômeno e essência; conteúdo e forma; singularidade, particularidade e universalidade Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido, pautado por estratégias didático-pedagógicas próximas à perspectiva sócio-histórica, propiciou diversas contribuições à formação leitora e, sobretudo, humana dos estudantes quanto a: acesso a obras literárias, interação com o texto, aprofundamento, deleite e apropriação do conhecimento erudito inerente às obras, efetivando-se, pois, um letramento literário
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.02.2019
2019.00
2024-05-01T11:54:56Z
2024-05-01T11:54:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9370
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823307237687296