A biblioteca escolar na formação do leitor literário do sexto ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuareli, Adriana Aparecida Degan
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14675
Resumo: Resumo: O presente trabalho propõe reflexões acerca de como a leitura de literatura é realizada em escolas estaduais do município de Londrina no Estado do Paraná, especificamente no que diz respeito à função da biblioteca escolar para o acesso, orientação e incentivo dos alunos à leitura de literatura dos sextos anos do Ensino Fundamental II Para tanto, selecionamos seis escolas do município, representantes de seis zonas geográficas: Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e Rural, codinominadas para assegurar anonimato dos participantes da pesquisa e aqui identificadas como Escola 1 (zona Norte), Escola 2 (zona Sul), Escola 3 (zona Leste), Escola 4 (zona Oeste), Escola 5 (Centro), Escola 6 (zona Rural) Estes aspectos são tratados de duas perspectivas: a teórica, com reflexões e discussão de estudos acerca do histórico da biblioteca escolar e sua implicação na formação de leitores de literatura; questões teóricas que abarcam a leitura de literatura infanto-juvenil e a prática, que inclui a observação in loco a fim de conhecer as instalações das bibliotecas escolares, seus acervos, práticas de uso por alunos e professores de Língua Portuguesa do sexto ano e a realização de entrevistas com bibliotecários, agentes de leitura e/ou demais responsáveis pelo funcionamento da biblioteca e professores que atuam nesta série Tais dados são utilizados para traçar o perfil atual das bibliotecas em relação às atividades de incentivo à leitura literária e propor caminhos para sua melhor utilização O objetivo é compreender o sentido e o espaço da biblioteca como ambiente de leitura, abordando a atuação pedagógica e escolar no ensino de literatura Como resultado, pudemos constatar que as escolas encontram-se, no discurso, envolvidas pelas teorias atuais que se mostram mais eficazes para a formação do leitor literário, mas na prática encontram-se presas a paradigmas ultrapassados que ainda cercam a leitura As ações pró leitura apoiam-se na concepção de literatura como recurso pedagógico, de acordo com os conceitos burgueses nos quais a escola está fundada, impedindo o avanço rumo ao paradigma emergente – que compreende a literatura enquanto arte – e negando o direito do aluno à fruição literária Para reverter esse quadro faz-se necessário um percurso cujo caminho é árduo e pressupõe um planejamento muito bem cuidado, por toda a escola e também por todas as outras instâncias ligadas à educação
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questões teóricas que abarcam a leitura de literatura infanto-juvenil e a prática, que inclui a observação in loco a fim de conhecer as instalações das bibliotecas escolares, seus acervos, práticas de uso por alunos e professores de Língua Portuguesa do sexto ano e a realização de entrevistas com bibliotecários, agentes de leitura e/ou demais responsáveis pelo funcionamento da biblioteca e professores que atuam nesta série Tais dados são utilizados para traçar o perfil atual das bibliotecas em relação às atividades de incentivo à leitura literária e propor caminhos para sua melhor utilização O objetivo é compreender o sentido e o espaço da biblioteca como ambiente de leitura, abordando a atuação pedagógica e escolar no ensino de literatura Como resultado, pudemos constatar que as escolas encontram-se, no discurso, envolvidas pelas teorias atuais que se mostram mais eficazes para a formação do leitor literário, mas na prática encontram-se presas a paradigmas ultrapassados que ainda cercam a leitura As ações pró leitura apoiam-se na concepção de literatura como recurso pedagógico, de acordo com os conceitos burgueses nos quais a escola está fundada, impedindo o avanço rumo ao paradigma emergente – que compreende a literatura enquanto arte – e negando o direito do aluno à fruição literária Para reverter esse quadro faz-se necessário um percurso cujo caminho é árduo e pressupõe um planejamento muito bem cuidado, por toda a escola e também por todas as outras instâncias ligadas à educaçãoDissertação (Mestrado Profissional em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This paper proposes reflections about how literature reading is performed at state schools in the city of Londrina in Parana state, specifically regarding to the school library role to accessing, guidance and encouraging students to literature reading in the 6th year of Elementary School II For this, we selected six local schools, representatives from six geographic areas: North, South, East, West, Central and Rural co-nominated to ensure anonymity of the survey participants and identified herein as 1 School (North Zone), School 2 (South Zone), School 3 (East Zone), 4 School (West Zone), School 5 (center), School 6 (Rural area) These aspects are addressed from two perspectives: the theoretical, with reflections and discussion of studies about the school library history and its implication in literary readers formation; theoretical issues that include the children's literature reading and the practice, including on-site observation to ascertain school libraries facilities, their collections, use practices by students and teachers of Portuguese Language of the sixth year and interviews conduction with librarians, book agents and/or others responsible for the library operation and teachers who work in this school series Such data are used to map the current profile of libraries in relation to encourage literary reading activities and propose ways to improve its use The goal is to understand the meaning and the library space as a reading space, addressing the pedagogical and educational performance in literature teaching As a result, we could find that schools are, in speech, involved by current theories that are more effective for literary readers formation, but in practice are attached to many taboos that still surround reading, keeping stocks incentive according to the traditional paradigm, ie literature as an educational resource, according to the bourgeois concepts on which the school is based, preventing progress towards the emerging paradigm, comprising literature as art Thus denying the student right to literary fruition To reverse this situation is required a journey whose path is arduous and requires a very careful planning, throughout the whole school and for all other instances linked to educationPascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]Lima, Sheila OliveiraSilva, Rovilson José daCuareli, Adriana Aparecida Degan2024-05-01T14:34:43Z2024-05-01T14:34:43Z2015.0031.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14675porMestrado ProfissionalEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14675Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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