Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujita, Elza Tie
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16146
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar e compreender como as dimensões sócio-históricas e didático-pedagógicas interferem na apropriação e complexificação da conduta leitora dos alunos do 9º ano de uma escola pública, mediante as atividades de Leitura Literária dirigida à formação crítica do leitor Estabeleceu-se como objetivos específicos: analisar as concepções dos professores acerca do ensino da Leitura Literária; observar e analisar a ação docente com atividades de Leitura Literária, bem como, as produções textuais dos alunos realizadas durante o processo de intervenção pedagógica Ressalta-se que esta Dissertação faz parte da linha de pesquisa, Docência: Saberes e Práticas, do núcleo de Ação Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está vinculada ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC), que pertence à área de Educação A investigação envolveu uma escola da Educação Básica localizada na região sul do município de Londrina, Paraná, da qual foram selecionadas duas turmas (A e B) do 9º ano do Ensino Fundamental II e duas professoras de Língua Portuguesa Trata-se de uma pesquisa ação de delineamento qualitativo e de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões realizadas, foram pautadas nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica Como instrumentos de produção de dados, foram utilizados questionários, houve também observações realizadas durante o processo de intervenção por meio de diário de bordo e análises das produções textuais dos alunos A proposta de intervenção com atividade de Leitura Literária envolveu o estudo de duas crônicas literárias tendo em vista a possibilidade de abordar algumas das várias dimensões (cultural, política, social, etc) contidas nos textos Ressalta-se que o processo de intervenção foi efetivado pelas professoras regentes das salas entre os meses de novembro e dezembro, contemplando aproximadamente 12 aulas em ambas as turmas Em suma, os resultados indicaram que o ato de ler está diretamente associado às condições culturais, sociais, econômicas e pedagógicas no qual os alunos são expostos ao longo do período de escolarização, visto que, o acesso aos bens materiais e imateriais que separam a sociedade em classes é transposto também para o contexto escolar, dificultando a efetivação de ações didáticas com as atividades de leitura Mediante as dificuldades encontradas no contexto educacional, considera-se essencial refletir acerca das metodologias que envolvem as atividades de Leitura Literária, assim como, investir na melhoria das condições de trabalho do professor e na sua formação inicial e continuada
id UEL_5f9f1f15fa3f88d11fe105d151f84efe
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16146
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamentalLeituraLiteraturaEstudo e ensinoLeitoresFormaçãoReadingLiterature - Study and teachingStudy and teachingResumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar e compreender como as dimensões sócio-históricas e didático-pedagógicas interferem na apropriação e complexificação da conduta leitora dos alunos do 9º ano de uma escola pública, mediante as atividades de Leitura Literária dirigida à formação crítica do leitor Estabeleceu-se como objetivos específicos: analisar as concepções dos professores acerca do ensino da Leitura Literária; observar e analisar a ação docente com atividades de Leitura Literária, bem como, as produções textuais dos alunos realizadas durante o processo de intervenção pedagógica Ressalta-se que esta Dissertação faz parte da linha de pesquisa, Docência: Saberes e Práticas, do núcleo de Ação Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está vinculada ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC), que pertence à área de Educação A investigação envolveu uma escola da Educação Básica localizada na região sul do município de Londrina, Paraná, da qual foram selecionadas duas turmas (A e B) do 9º ano do Ensino Fundamental II e duas professoras de Língua Portuguesa Trata-se de uma pesquisa ação de delineamento qualitativo e de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões realizadas, foram pautadas nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica Como instrumentos de produção de dados, foram utilizados questionários, houve também observações realizadas durante o processo de intervenção por meio de diário de bordo e análises das produções textuais dos alunos A proposta de intervenção com atividade de Leitura Literária envolveu o estudo de duas crônicas literárias tendo em vista a possibilidade de abordar algumas das várias dimensões (cultural, política, social, etc) contidas nos textos Ressalta-se que o processo de intervenção foi efetivado pelas professoras regentes das salas entre os meses de novembro e dezembro, contemplando aproximadamente 12 aulas em ambas as turmas Em suma, os resultados indicaram que o ato de ler está diretamente associado às condições culturais, sociais, econômicas e pedagógicas no qual os alunos são expostos ao longo do período de escolarização, visto que, o acesso aos bens materiais e imateriais que separam a sociedade em classes é transposto também para o contexto escolar, dificultando a efetivação de ações didáticas com as atividades de leitura Mediante as dificuldades encontradas no contexto educacional, considera-se essencial refletir acerca das metodologias que envolvem as atividades de Leitura Literária, assim como, investir na melhoria das condições de trabalho do professor e na sua formação inicial e continuadaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aimed to analyze and understand how the socio-historical and didactic-pedagogical dimensions interfere in the appropriation and complexity of the reading behavior of the students of the 9th year of a public school, through the activities of Literary Reading directed to the critical formation of the reader It was established as specific objectives: To analyze the conceptions of the teachers about the teaching of Literary Reading; Observe and analyze the teaching activity with literary reading activities, as well as the textual productions of the students carried out during the pedagogical intervention process It should be emphasized that this dissertation is part of the research line, Teaching: Knowledge and Practices, from the core of Teaching Action of the State University of Londrina (UEL) and is linked to the Education Observatory Program (OBEDUC) The research involved a Basic Education school located in the southern region of the municipality of Londrina, Paraná, from which two classes (A and B) of the 9th grade of Elementary School II and two Portuguese Language teachers were selected It is an action research of qualitative design and a critical-dialectic approach, whose analysis and reflections were based on the assumptions of Historical-Dialectical Materialism, Historical-Cultural Theory and Historical-Critical Pedagogy As data production instruments, questionnaires were used, observations were also made during the intervention process by means of logbooks and analyzes of students' textual productions The proposal of intervention with literary reading activity involved the study of two literary chronicles in view of the possibility of addressing some of the various dimensions (cultural, political, social, etc) contained in the texts It is noteworthy that the intervention process was carried out by the teachers in the classrooms between November and December, contemplating approximately 12 classes in both classes In short, the results indicated that reading is directly associated with the cultural, social, economic and pedagogical conditions in which students are exposed throughout the period of schooling, since access to material and immaterial goods that separate society In classes is also transposed to the school context, hindering the effectiveness of didactic actions with reading activities Through the difficulties encountered in the educational context, it is considered essential to reflect on the methodologies that involve Literary Reading activities, as well as to invest in the improvement of the working conditions of the teacher and in their initial and continued formationFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Mello, Diene Eire deGirotto, Cyntia Graziela Guizelim SimõesFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Fujita, Elza Tie2024-05-01T15:02:14Z2024-05-01T15:02:14Z2017.0010.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16146porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental
title Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental
spellingShingle Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental
Fujita, Elza Tie
Leitura
Literatura
Estudo e ensino
Leitores
Formação
Reading
Literature - Study and teaching
Study and teaching
title_short Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental
title_full Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental
title_fullStr Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental
title_sort Atividades de leitura literária : realidade e possibilidades para a formação do leitor crítico nos 9º anos do ensino fundamental
author Fujita, Elza Tie
author_facet Fujita, Elza Tie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]
Mello, Diene Eire de
Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujita, Elza Tie
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Estudo e ensino
Leitores
Formação
Reading
Literature - Study and teaching
Study and teaching
topic Leitura
Literatura
Estudo e ensino
Leitores
Formação
Reading
Literature - Study and teaching
Study and teaching
description Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar e compreender como as dimensões sócio-históricas e didático-pedagógicas interferem na apropriação e complexificação da conduta leitora dos alunos do 9º ano de uma escola pública, mediante as atividades de Leitura Literária dirigida à formação crítica do leitor Estabeleceu-se como objetivos específicos: analisar as concepções dos professores acerca do ensino da Leitura Literária; observar e analisar a ação docente com atividades de Leitura Literária, bem como, as produções textuais dos alunos realizadas durante o processo de intervenção pedagógica Ressalta-se que esta Dissertação faz parte da linha de pesquisa, Docência: Saberes e Práticas, do núcleo de Ação Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e está vinculada ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC), que pertence à área de Educação A investigação envolveu uma escola da Educação Básica localizada na região sul do município de Londrina, Paraná, da qual foram selecionadas duas turmas (A e B) do 9º ano do Ensino Fundamental II e duas professoras de Língua Portuguesa Trata-se de uma pesquisa ação de delineamento qualitativo e de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões realizadas, foram pautadas nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica Como instrumentos de produção de dados, foram utilizados questionários, houve também observações realizadas durante o processo de intervenção por meio de diário de bordo e análises das produções textuais dos alunos A proposta de intervenção com atividade de Leitura Literária envolveu o estudo de duas crônicas literárias tendo em vista a possibilidade de abordar algumas das várias dimensões (cultural, política, social, etc) contidas nos textos Ressalta-se que o processo de intervenção foi efetivado pelas professoras regentes das salas entre os meses de novembro e dezembro, contemplando aproximadamente 12 aulas em ambas as turmas Em suma, os resultados indicaram que o ato de ler está diretamente associado às condições culturais, sociais, econômicas e pedagógicas no qual os alunos são expostos ao longo do período de escolarização, visto que, o acesso aos bens materiais e imateriais que separam a sociedade em classes é transposto também para o contexto escolar, dificultando a efetivação de ações didáticas com as atividades de leitura Mediante as dificuldades encontradas no contexto educacional, considera-se essencial refletir acerca das metodologias que envolvem as atividades de Leitura Literária, assim como, investir na melhoria das condições de trabalho do professor e na sua formação inicial e continuada
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 10.02.2017
2017.00
2024-05-01T15:02:14Z
2024-05-01T15:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16146
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823302765510656