Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabio Vieira dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203
Resumo: Resumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre atividades de Modelagem Matemática mediadas pelo uso do computador As informações apresentadas em nossa pesquisa foram obtidas no período de 13/4/27 a 1/8/27, a partir de encontros com alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II Nesses encontros foram desenvolvidas atividades de Modelagem a fim de que pudéssemos fazer análises das atuações dos alunos durante a realização dessas atividades Os procedimentos metodológicos utilizados em nossa pesquisa têm como base os princípios da proposta de Romberg e os Experimentos de Ensino, e as informações coletadas permitiram verificar o uso que os alunos fizeram do computador na exploração ou construção de um modelo matemático, bem como observar aspectos que podem contribuir para aprendizagem da Matemática Além disso, elas sinalizaram que a associação da Modelagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente com o computador, favorece a compreensão e estimula atividades que contribuem para o desenvolvimento da criatividade no que diz respeito à busca por soluções para problemas que a sociedade atual pode colocar
id UEL_413add8bf1120f1ab17a0126f813cc4b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11203
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagemTecnologia da informaçãoModelos matemáticosMatemáticaProcessamento de dadosEducação matemáticaInformation tecnologyMathematics educationMathematicsCommunication and technologyData processingMathematical modelsResumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre atividades de Modelagem Matemática mediadas pelo uso do computador As informações apresentadas em nossa pesquisa foram obtidas no período de 13/4/27 a 1/8/27, a partir de encontros com alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II Nesses encontros foram desenvolvidas atividades de Modelagem a fim de que pudéssemos fazer análises das atuações dos alunos durante a realização dessas atividades Os procedimentos metodológicos utilizados em nossa pesquisa têm como base os princípios da proposta de Romberg e os Experimentos de Ensino, e as informações coletadas permitiram verificar o uso que os alunos fizeram do computador na exploração ou construção de um modelo matemático, bem como observar aspectos que podem contribuir para aprendizagem da Matemática Além disso, elas sinalizaram que a associação da Modelagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente com o computador, favorece a compreensão e estimula atividades que contribuem para o desenvolvimento da criatividade no que diz respeito à busca por soluções para problemas que a sociedade atual pode colocarDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this work we presented an investigation about activities of Mathematics Modeling mediated by the use of the computer The information presented in our research were obtained in the period from 13/4/27 to 1/8/27, starting from encounters with students of the 2º year of the Course of Licentiate in Mathematics that studying the discipline of Differential Calculus and Integral II In those encounters activities of Modeling were developed so that we could make analyses of the student’s performances during the accomplishment of those activities The methodological procedures used in our research are based on the principles of the Romberg’s proposal and the Teaching Experiments, and the information collected allowed to verify the use that the students did of the computer in the exploration or construction of a mathematical model, as well as to observe aspects that can contribute to learning of the Mathematics Moreover, they gave signals that the combination of Modeling with the Information and Communication Technologies (ICT), especially with the computer, promotes understanding and encourages activities that contribute to the development of creativity with regard to the search for solutions to current problems that society may placeAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Allevato, Norma Suely GomesBuriasco, Regina Luzia Corio deSantos, Fabio Vieira dos2024-05-01T13:11:13Z2024-05-01T13:11:13Z2008.0025.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
title Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
spellingShingle Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
Santos, Fabio Vieira dos
Tecnologia da informação
Modelos matemáticos
Matemática
Processamento de dados
Educação matemática
Information tecnology
Mathematics education
Mathematics
Communication and technology
Data processing
Mathematical models
title_short Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
title_full Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
title_fullStr Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
title_full_unstemmed Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
title_sort Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
author Santos, Fabio Vieira dos
author_facet Santos, Fabio Vieira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Allevato, Norma Suely Gomes
Buriasco, Regina Luzia Corio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabio Vieira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Modelos matemáticos
Matemática
Processamento de dados
Educação matemática
Information tecnology
Mathematics education
Mathematics
Communication and technology
Data processing
Mathematical models
topic Tecnologia da informação
Modelos matemáticos
Matemática
Processamento de dados
Educação matemática
Information tecnology
Mathematics education
Mathematics
Communication and technology
Data processing
Mathematical models
description Resumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre atividades de Modelagem Matemática mediadas pelo uso do computador As informações apresentadas em nossa pesquisa foram obtidas no período de 13/4/27 a 1/8/27, a partir de encontros com alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II Nesses encontros foram desenvolvidas atividades de Modelagem a fim de que pudéssemos fazer análises das atuações dos alunos durante a realização dessas atividades Os procedimentos metodológicos utilizados em nossa pesquisa têm como base os princípios da proposta de Romberg e os Experimentos de Ensino, e as informações coletadas permitiram verificar o uso que os alunos fizeram do computador na exploração ou construção de um modelo matemático, bem como observar aspectos que podem contribuir para aprendizagem da Matemática Além disso, elas sinalizaram que a associação da Modelagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente com o computador, favorece a compreensão e estimula atividades que contribuem para o desenvolvimento da criatividade no que diz respeito à busca por soluções para problemas que a sociedade atual pode colocar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T13:11:13Z
2024-05-01T13:11:13Z
25.03.2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823298529263616