Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre atividades de Modelagem Matemática mediadas pelo uso do computador As informações apresentadas em nossa pesquisa foram obtidas no período de 13/4/27 a 1/8/27, a partir de encontros com alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II Nesses encontros foram desenvolvidas atividades de Modelagem a fim de que pudéssemos fazer análises das atuações dos alunos durante a realização dessas atividades Os procedimentos metodológicos utilizados em nossa pesquisa têm como base os princípios da proposta de Romberg e os Experimentos de Ensino, e as informações coletadas permitiram verificar o uso que os alunos fizeram do computador na exploração ou construção de um modelo matemático, bem como observar aspectos que podem contribuir para aprendizagem da Matemática Além disso, elas sinalizaram que a associação da Modelagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente com o computador, favorece a compreensão e estimula atividades que contribuem para o desenvolvimento da criatividade no que diz respeito à busca por soluções para problemas que a sociedade atual pode colocar |
id |
UEL_413add8bf1120f1ab17a0126f813cc4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11203 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagemTecnologia da informaçãoModelos matemáticosMatemáticaProcessamento de dadosEducação matemáticaInformation tecnologyMathematics educationMathematicsCommunication and technologyData processingMathematical modelsResumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre atividades de Modelagem Matemática mediadas pelo uso do computador As informações apresentadas em nossa pesquisa foram obtidas no período de 13/4/27 a 1/8/27, a partir de encontros com alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II Nesses encontros foram desenvolvidas atividades de Modelagem a fim de que pudéssemos fazer análises das atuações dos alunos durante a realização dessas atividades Os procedimentos metodológicos utilizados em nossa pesquisa têm como base os princípios da proposta de Romberg e os Experimentos de Ensino, e as informações coletadas permitiram verificar o uso que os alunos fizeram do computador na exploração ou construção de um modelo matemático, bem como observar aspectos que podem contribuir para aprendizagem da Matemática Além disso, elas sinalizaram que a associação da Modelagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente com o computador, favorece a compreensão e estimula atividades que contribuem para o desenvolvimento da criatividade no que diz respeito à busca por soluções para problemas que a sociedade atual pode colocarDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this work we presented an investigation about activities of Mathematics Modeling mediated by the use of the computer The information presented in our research were obtained in the period from 13/4/27 to 1/8/27, starting from encounters with students of the 2º year of the Course of Licentiate in Mathematics that studying the discipline of Differential Calculus and Integral II In those encounters activities of Modeling were developed so that we could make analyses of the student’s performances during the accomplishment of those activities The methodological procedures used in our research are based on the principles of the Romberg’s proposal and the Teaching Experiments, and the information collected allowed to verify the use that the students did of the computer in the exploration or construction of a mathematical model, as well as to observe aspects that can contribute to learning of the Mathematics Moreover, they gave signals that the combination of Modeling with the Information and Communication Technologies (ICT), especially with the computer, promotes understanding and encourages activities that contribute to the development of creativity with regard to the search for solutions to current problems that society may placeAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Allevato, Norma Suely GomesBuriasco, Regina Luzia Corio deSantos, Fabio Vieira dos2024-05-01T13:11:13Z2024-05-01T13:11:13Z2008.0025.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem |
title |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem |
spellingShingle |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem Santos, Fabio Vieira dos Tecnologia da informação Modelos matemáticos Matemática Processamento de dados Educação matemática Information tecnology Mathematics education Mathematics Communication and technology Data processing Mathematical models |
title_short |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem |
title_full |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem |
title_fullStr |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem |
title_sort |
Modelagem matemática e tecnologias de informação e comunicação : o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem |
author |
Santos, Fabio Vieira dos |
author_facet |
Santos, Fabio Vieira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] Allevato, Norma Suely Gomes Buriasco, Regina Luzia Corio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fabio Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Modelos matemáticos Matemática Processamento de dados Educação matemática Information tecnology Mathematics education Mathematics Communication and technology Data processing Mathematical models |
topic |
Tecnologia da informação Modelos matemáticos Matemática Processamento de dados Educação matemática Information tecnology Mathematics education Mathematics Communication and technology Data processing Mathematical models |
description |
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma investigação sobre atividades de Modelagem Matemática mediadas pelo uso do computador As informações apresentadas em nossa pesquisa foram obtidas no período de 13/4/27 a 1/8/27, a partir de encontros com alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Matemática que cursavam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II Nesses encontros foram desenvolvidas atividades de Modelagem a fim de que pudéssemos fazer análises das atuações dos alunos durante a realização dessas atividades Os procedimentos metodológicos utilizados em nossa pesquisa têm como base os princípios da proposta de Romberg e os Experimentos de Ensino, e as informações coletadas permitiram verificar o uso que os alunos fizeram do computador na exploração ou construção de um modelo matemático, bem como observar aspectos que podem contribuir para aprendizagem da Matemática Além disso, elas sinalizaram que a associação da Modelagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente com o computador, favorece a compreensão e estimula atividades que contribuem para o desenvolvimento da criatividade no que diz respeito à busca por soluções para problemas que a sociedade atual pode colocar |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008.00 2024-05-01T13:11:13Z 2024-05-01T13:11:13Z 25.03.2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823298529263616 |