A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcela Calixto dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190996
Resumo: Acreditamos que a experiência realizada no contexto efetivo das relações professor-aluno seja um fator importantíssimo para compreendermos o trabalho pedagógico, nos ajudando a entender de forma mais aguda essas relações e, também, possibilitando uma clareza maior sobre as dimensões que envolvem as instâncias da teoria e da prática. Portanto, decidimos realizar uma análise reflexiva sobre esse tema a partir das contribuições teóricas de John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997). Escolhemos Dewey porque este filósofo norte-americano foi um dos primeiros a enfocar o tema da experiência de maneira sistemática no campo da Filosofia e da Educação. Freire foi escolhido com o objetivo de enriquecer as discussões pelas contribuições significativas de seu pensamento e suas experiências no contexto histórico e social do Brasil. Nosso objetivo na dissertação não foi comparar os autores, mas sim apreender a contribuição dos dois em relação ao fenômeno focalizado na pesquisa por meio de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras selecionadas. Para entendermos a natureza da experiência, foi-nos necessário, primeiramente, buscar o conceito no campo da antropologia e da epistemologia, para que, concomitantemente, conseguíssemos também entender melhor quem são esses sujeitos, professor e aluno na sociedade, e, como chegam a conhecer a realidade na qual estão inseridos. A partir de então, obtivemos dados necessários para seguir na reflexão sobre as concepções de educação escolar, de professor, de aluno e das matérias de estudo, para que enfim conseguíssemos elaborar uma reflexão mais consistente sobre a relação professor-aluno na escola. Ficou claro no trabalho que, a experiência, tanto do professor como do aluno, consiste no ponto de partida para as atitudes de cada um na sala de aula. Dewey e Freire, cada um a seu modo, confirmam a relevância e a necessidade das experiências de vida dos alunos serem tomadas como o ponto de partida para a organização do trabalho educativo. Tais experiências, se relacionadas com as matérias de ensino, potencializam as atividades intelectuais do indivíduo para um pensamento reflexivo e crítico, a partir do qual pode atribuir significados autênticos às novas aprendizagens percebidas nas suas próprias experiências, podendo assim aprimorar a inteligência para transformar os condicionamentos de sua realidade. Contudo, Freire (2003) nos aponta o problema da “inexperiência democrática”, como um problema social, da estrutura opressora que se desenvolveu na história de nosso país, o qual se reflete na escola e nas relações que são estabelecidas na sala de aula. Deste modo, junto a Dewey, Freire defende que a democracia deve ser um princípio norteador das relações humanas. Logo, os professores devem aprender, junto aos alunos, a realizar reflexões críticas e tomar decisões no espaço escolar e, sobretudo, na sociedade, manifestando um posicionamento político a favor da humanização e libertação humana.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo FreireExperience in Student-Teacher Relationship: A Reflective Analysis from the Theoretical Contributions of John Dewey and Paulo Freire2014-02-24Leoni Maria Padilha Henning . Danilo Romeu Streck Darcísio Natal Muraro Rosa de Lourdes Aguilar VerásteguiMarcela Calixto dos SantosUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRAcreditamos que a experiência realizada no contexto efetivo das relações professor-aluno seja um fator importantíssimo para compreendermos o trabalho pedagógico, nos ajudando a entender de forma mais aguda essas relações e, também, possibilitando uma clareza maior sobre as dimensões que envolvem as instâncias da teoria e da prática. Portanto, decidimos realizar uma análise reflexiva sobre esse tema a partir das contribuições teóricas de John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997). Escolhemos Dewey porque este filósofo norte-americano foi um dos primeiros a enfocar o tema da experiência de maneira sistemática no campo da Filosofia e da Educação. Freire foi escolhido com o objetivo de enriquecer as discussões pelas contribuições significativas de seu pensamento e suas experiências no contexto histórico e social do Brasil. Nosso objetivo na dissertação não foi comparar os autores, mas sim apreender a contribuição dos dois em relação ao fenômeno focalizado na pesquisa por meio de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras selecionadas. Para entendermos a natureza da experiência, foi-nos necessário, primeiramente, buscar o conceito no campo da antropologia e da epistemologia, para que, concomitantemente, conseguíssemos também entender melhor quem são esses sujeitos, professor e aluno na sociedade, e, como chegam a conhecer a realidade na qual estão inseridos. A partir de então, obtivemos dados necessários para seguir na reflexão sobre as concepções de educação escolar, de professor, de aluno e das matérias de estudo, para que enfim conseguíssemos elaborar uma reflexão mais consistente sobre a relação professor-aluno na escola. Ficou claro no trabalho que, a experiência, tanto do professor como do aluno, consiste no ponto de partida para as atitudes de cada um na sala de aula. Dewey e Freire, cada um a seu modo, confirmam a relevância e a necessidade das experiências de vida dos alunos serem tomadas como o ponto de partida para a organização do trabalho educativo. Tais experiências, se relacionadas com as matérias de ensino, potencializam as atividades intelectuais do indivíduo para um pensamento reflexivo e crítico, a partir do qual pode atribuir significados autênticos às novas aprendizagens percebidas nas suas próprias experiências, podendo assim aprimorar a inteligência para transformar os condicionamentos de sua realidade. Contudo, Freire (2003) nos aponta o problema da “inexperiência democrática”, como um problema social, da estrutura opressora que se desenvolveu na história de nosso país, o qual se reflete na escola e nas relações que são estabelecidas na sala de aula. Deste modo, junto a Dewey, Freire defende que a democracia deve ser um princípio norteador das relações humanas. Logo, os professores devem aprender, junto aos alunos, a realizar reflexões críticas e tomar decisões no espaço escolar e, sobretudo, na sociedade, manifestando um posicionamento político a favor da humanização e libertação humana.We believe that the experience conducted in the effective context of teacher-student relationships is a very important factor to understand the pedagogical work, helping us understand more acutely these relationships and also enabling greater clarity about the dimensions involving instances of theory and practice. Therefore, we decided to develop a reflective analysis on this topic based on the theoretical contributions of John Dewey (1859-1952) and Paulo Freire (1921-1997). The North American professor was chosen because he was one of the first philosophers to systematically address the issue of experience in the field of Philosophy and Education. Freire was chosen with the objective of enriching the discussions through his significant contributions from thoughts and experiences in the historical and social context of Brazil. Our object in the dissertation was not to compare the authors, but grasp the contribution of both in relation to the phenomenon focused in research through a literature review from some selected works. Firstly, to understand the nature of the experience it was necessary to get the concept in the field of anthropology and epistemology, so that, concomitantly, we could also better understand who are these subjects, teacher and student in society, and how to come to know the reality in which they live. Then, we obtained data required to follow the reflection on the concepts of education, teacher, student and study materials, so that finally we could develop a more consistent reflection on the teacher-student relationship in school. It became clear in this work that, the experience, of the teacher as well as the student, is the starting point for the attitudes of each in the classroom. However, Dewey and Freire, each in his own manner, confirm the relevance and necessity of taking the life experiences of the students as the starting point for the organization of educational work. Such experiences, if related to teaching materials, potentiate the intellectual activities of the individual to a reflective and critical thinking, from which one can assign authentic meanings to new learnings perceived their own experiences, and thus produce intelligence to transform the conditionings of their reality. However, Freire (2003) points out the problem of "democratic inexperience" as a social problem, the oppressive structure that developed in the history of our country, which is reflected in the school and in the relationships that are established within the classroom. Thus, along with Dewey, Freire defends that democracy should be a guiding principle of human relations. Therefore, teachers must learn along with students, to perform critical thinking and decision making in school and, especially in society, expressing a political position in favor of human liberation and humanization.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190996porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:44Zoai:uel.br:vtls000190996Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-07-23T18:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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