O professor como profissional reflexivo em John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcela Calixto dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-29112021-124123
Resumo: No campo das discussões pedagógicas o conceito professor reflexivo se desenvolve, de forma ampla, a partir das elaborações teóricas de Donald Schön (1930-1997). Esta expressão passa a marcar, de forma geral, a literatura e as discussões pedagógicas a partir de então, de modo que novos autores iniciam um processo de revisão, problematizando o termo reflexivo e sua aplicação à prática docente. À vista disso, atualmente existe uma grande variedade de discursos sobre a prática reflexiva do professor, os quais ocorrem em meio a diferentes perspectivas teóricas e correntes ideológicas que muitas vezes se contrapõem umas às outras. Schön recebeu sérias críticas em relação às limitações de sua proposta teórica ao que se refere à reflexão na e sobre a prática, por não considerar devidamente os condicionamentos históricos e sociais que envolvem o indivíduo pensante. Uma vez que Schön fora aluno de John Dewey (1859-1952) e reconheça as influências que esse filósofo exercera sobre suas ideias com o conceito de pensamento reflexivo, sua teoria e as críticas que recebera tem sido inevitavelmente associadas à filosofia deweyana. Não obstante, com essa pesquisa, procuramos demonstrar que o pensamento de Dewey é amplo e profundo, permitindo-nos uma elaboração conceitual sobre a noção de professor como profissional reflexivo bem estruturada. Neste estudo, nossa intenção não foi comparar as abordagens teóricas de Dewey com Schön ou com outros autores, mas sim trabalhar inicialmente com categorias conceituais que estão presentes nas abordagens teóricas. Assim, chegamos à conclusão de que, a respeito do que seja uma conduta reflexiva, John Dewey fala muito mais do professor do que o próprio Donald Schön. Em termos teóricos, tem mais a contribuir no campo da formação de professores do que o próprio fundador da expressão profissional reflexivo. Enxergamos a perspectiva deweyana à altura dos debates com as propostas teóricas seus opositores, pois Dewey apresenta um posicionamento político e social distintamente crítico frente aos problemas sociais e econômicos de seu tempo. Buscamos situar o objeto de pesquisa dentro de outras categorias de análise e, assim, pudemos constatar que a perspectiva teórica de Dewey atravessa os principais ramos da filosofia, com questões que envolvem a antropologia, a epistemologia, a metafísica, a axiologia e a lógica. Deste modo, esperamos com esta pesquisa pontuar noções relevantes das contribuições filosóficas de Dewey para os estudos que envolvem as discussões relativas ao conceito de professor como um profissional reflexivo, bem como para a área da formação de professores.
id USP_ce14d81d9bd22fd28195b29db14fe3cb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29112021-124123
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis O professor como profissional reflexivo em John Dewey The teacher as a reflective professional in John Dewey 2021-09-24Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis BotoLeoni Maria Padilha HenningThomaz Massadi KawaucheAna Laura Godinho LimaJociele Lampert de OliveiraMarcela Calixto dos SantosUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Educação Education John Dewey John Dewey Pensamento Reflexivo Prática Docente Professor Reflective thinking Teacher Teaching practice No campo das discussões pedagógicas o conceito professor reflexivo se desenvolve, de forma ampla, a partir das elaborações teóricas de Donald Schön (1930-1997). Esta expressão passa a marcar, de forma geral, a literatura e as discussões pedagógicas a partir de então, de modo que novos autores iniciam um processo de revisão, problematizando o termo reflexivo e sua aplicação à prática docente. À vista disso, atualmente existe uma grande variedade de discursos sobre a prática reflexiva do professor, os quais ocorrem em meio a diferentes perspectivas teóricas e correntes ideológicas que muitas vezes se contrapõem umas às outras. Schön recebeu sérias críticas em relação às limitações de sua proposta teórica ao que se refere à reflexão na e sobre a prática, por não considerar devidamente os condicionamentos históricos e sociais que envolvem o indivíduo pensante. Uma vez que Schön fora aluno de John Dewey (1859-1952) e reconheça as influências que esse filósofo exercera sobre suas ideias com o conceito de pensamento reflexivo, sua teoria e as críticas que recebera tem sido inevitavelmente associadas à filosofia deweyana. Não obstante, com essa pesquisa, procuramos demonstrar que o pensamento de Dewey é amplo e profundo, permitindo-nos uma elaboração conceitual sobre a noção de professor como profissional reflexivo bem estruturada. Neste estudo, nossa intenção não foi comparar as abordagens teóricas de Dewey com Schön ou com outros autores, mas sim trabalhar inicialmente com categorias conceituais que estão presentes nas abordagens teóricas. Assim, chegamos à conclusão de que, a respeito do que seja uma conduta reflexiva, John Dewey fala muito mais do professor do que o próprio Donald Schön. Em termos teóricos, tem mais a contribuir no campo da formação de professores do que o próprio fundador da expressão profissional reflexivo. Enxergamos a perspectiva deweyana à altura dos debates com as propostas teóricas seus opositores, pois Dewey apresenta um posicionamento político e social distintamente crítico frente aos problemas sociais e econômicos de seu tempo. Buscamos situar o objeto de pesquisa dentro de outras categorias de análise e, assim, pudemos constatar que a perspectiva teórica de Dewey atravessa os principais ramos da filosofia, com questões que envolvem a antropologia, a epistemologia, a metafísica, a axiologia e a lógica. Deste modo, esperamos com esta pesquisa pontuar noções relevantes das contribuições filosóficas de Dewey para os estudos que envolvem as discussões relativas ao conceito de professor como um profissional reflexivo, bem como para a área da formação de professores. In the field of pedagogical discussions the concept reflective teacher is broadly developed from the theoretical elaborations of Donald Schön (1930-1997). This expression begins to mark, in general, the literature and the pedagogical discussions. Since then, new authors start a review process, problematizing the reflective term and its application to teaching practice. On account of this, currently there is a wide variety of discourses on the reflective practice of the teachers, which occur in the midst of different theoretical perspectives and ideological currents that often oppose each other. Schön received serious criticisms regarding the limitations of his theoretical proposal with regard to reflection in and about practice, as he did not properly consider the historical and social conditionings that involve the thinking individual. Since Schön was a student of John Dewey (1859-1952) and recognizes the influence that this philosopher exerted on his ideas with the concept of reflective thinking, his theory and the criticisms he received have been inevitably associated with Deweyan philosophy. However, with this research, we seek to demonstrate that Dewey\'s thought is broad and deep, allowing us to conceptually elaborate on the notion of a teacher as a well-structured reflective professional. In this study, our intention was not to compare Dewey\'s theoretical approaches with Schön or other authors, but rather to work initially with conceptual categories that are present in theoretical approaches. Thus, we came to the conclusion that, regarding what is a reflective behavior, John Dewey speaks more about the teacher than Donald Schön himself. In theoretical terms, he has more to contribute in the field of teacher education than the founder of the expression reflective professional. We realize the Deweyan perspective as equal to the debates with the theoretical proposals of its opponents, as Dewey presents a political and social position that is distinctly critical to the social and economic problems of his time. We decided to place the research object within other categories of analysis and, thus, we could see that Dewey\'s theoretical perspective crosses the main branches of philosophy, with issues involving anthropology, epistemology, metaphysics, axiology and logic. In this way, we hope with this research to point out relevant notions of Dewey\'s philosophical contributions to studies that involve discussions related to the concept of the teacher as a reflective professional, as well as to the area of teacher education. https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-29112021-124123info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:25:12Zoai:teses.usp.br:tde-29112021-124123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:30:49.836711Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O professor como profissional reflexivo em John Dewey
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teacher as a reflective professional in John Dewey
title O professor como profissional reflexivo em John Dewey
spellingShingle O professor como profissional reflexivo em John Dewey
Marcela Calixto dos Santos
title_short O professor como profissional reflexivo em John Dewey
title_full O professor como profissional reflexivo em John Dewey
title_fullStr O professor como profissional reflexivo em John Dewey
title_full_unstemmed O professor como profissional reflexivo em John Dewey
title_sort O professor como profissional reflexivo em John Dewey
author Marcela Calixto dos Santos
author_facet Marcela Calixto dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leoni Maria Padilha Henning
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Thomaz Massadi Kawauche
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Laura Godinho Lima
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jociele Lampert de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcela Calixto dos Santos
contributor_str_mv Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Leoni Maria Padilha Henning
Thomaz Massadi Kawauche
Ana Laura Godinho Lima
Jociele Lampert de Oliveira
description No campo das discussões pedagógicas o conceito professor reflexivo se desenvolve, de forma ampla, a partir das elaborações teóricas de Donald Schön (1930-1997). Esta expressão passa a marcar, de forma geral, a literatura e as discussões pedagógicas a partir de então, de modo que novos autores iniciam um processo de revisão, problematizando o termo reflexivo e sua aplicação à prática docente. À vista disso, atualmente existe uma grande variedade de discursos sobre a prática reflexiva do professor, os quais ocorrem em meio a diferentes perspectivas teóricas e correntes ideológicas que muitas vezes se contrapõem umas às outras. Schön recebeu sérias críticas em relação às limitações de sua proposta teórica ao que se refere à reflexão na e sobre a prática, por não considerar devidamente os condicionamentos históricos e sociais que envolvem o indivíduo pensante. Uma vez que Schön fora aluno de John Dewey (1859-1952) e reconheça as influências que esse filósofo exercera sobre suas ideias com o conceito de pensamento reflexivo, sua teoria e as críticas que recebera tem sido inevitavelmente associadas à filosofia deweyana. Não obstante, com essa pesquisa, procuramos demonstrar que o pensamento de Dewey é amplo e profundo, permitindo-nos uma elaboração conceitual sobre a noção de professor como profissional reflexivo bem estruturada. Neste estudo, nossa intenção não foi comparar as abordagens teóricas de Dewey com Schön ou com outros autores, mas sim trabalhar inicialmente com categorias conceituais que estão presentes nas abordagens teóricas. Assim, chegamos à conclusão de que, a respeito do que seja uma conduta reflexiva, John Dewey fala muito mais do professor do que o próprio Donald Schön. Em termos teóricos, tem mais a contribuir no campo da formação de professores do que o próprio fundador da expressão profissional reflexivo. Enxergamos a perspectiva deweyana à altura dos debates com as propostas teóricas seus opositores, pois Dewey apresenta um posicionamento político e social distintamente crítico frente aos problemas sociais e econômicos de seu tempo. Buscamos situar o objeto de pesquisa dentro de outras categorias de análise e, assim, pudemos constatar que a perspectiva teórica de Dewey atravessa os principais ramos da filosofia, com questões que envolvem a antropologia, a epistemologia, a metafísica, a axiologia e a lógica. Deste modo, esperamos com esta pesquisa pontuar noções relevantes das contribuições filosóficas de Dewey para os estudos que envolvem as discussões relativas ao conceito de professor como um profissional reflexivo, bem como para a área da formação de professores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-29112021-124123
url https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-29112021-124123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503147277778944