Desenvolvimento de interlíngua na aprendizagem da língua materna de crianças em fase inicial de escolarização
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12158 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho está inserido na área da Linguística Contrastiva (LADO, 1971 [1957]) em seu modelo contemporâneo (SELINKER, 1994; DURÃO, 27) e tem como principal objetivo argumentar em favor da existência de interlíngua nos estudos de língua materna Através de uma metodologia pseudolongitudinal (CORDER, 1967) baseada na evidência observacional, experiencial e empírica de coleta de dados (SELINKER, 1994), discutimos o conceito de interlíngua desde Selinker (1972) bem como a aplicação desse conceito à aquisição/aprendizagem da língua materna de acordo com o que apregoam Selinker, Swain & Dumas (1975) e Durão (27) O propósito deste trabalho é comprovar que as estratégias de desenvolvimento de interlíngua colocadas em prática por crianças em fase inicial de letramento (STREET, 1984; SOARES, 1986; KLEIMAN, 1995), de cinco a sete anos de idade, filhas de pescadores do litoral do Paraná, moradoras das ilhas de Paranaguá, podem ser estimuladas por exercícios pedagógicos de reforço da memória de longo termo (KATO, 25) A pesquisa e a coleta de dados foram efetuadas em dois momentos distintos: aplicação de práticas pedagógicas tradicionais de alfabetização sem recurso à análise de interlíngua (1º ano); práticas de letramento com análise de interlíngua (2º ano) Ao final dos trabalhos, no segundo ano, através do estímulo e reforço da memória de longo termo, observamos que as crianças foram capazes de produzir textos orais e escritos com autoria |
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Desenvolvimento de interlíngua na aprendizagem da língua materna de crianças em fase inicial de escolarizaçãoLinguística contrastivaEstudo e ensinoInterlíngua (Aprendizagem de línguas)Língua maternaEstudo e ensinoConstrative linguisticsInterlanguage (Language learning)Native languageSecond language acquisition - LiteracyStudy and teachingResumo: Este trabalho está inserido na área da Linguística Contrastiva (LADO, 1971 [1957]) em seu modelo contemporâneo (SELINKER, 1994; DURÃO, 27) e tem como principal objetivo argumentar em favor da existência de interlíngua nos estudos de língua materna Através de uma metodologia pseudolongitudinal (CORDER, 1967) baseada na evidência observacional, experiencial e empírica de coleta de dados (SELINKER, 1994), discutimos o conceito de interlíngua desde Selinker (1972) bem como a aplicação desse conceito à aquisição/aprendizagem da língua materna de acordo com o que apregoam Selinker, Swain & Dumas (1975) e Durão (27) O propósito deste trabalho é comprovar que as estratégias de desenvolvimento de interlíngua colocadas em prática por crianças em fase inicial de letramento (STREET, 1984; SOARES, 1986; KLEIMAN, 1995), de cinco a sete anos de idade, filhas de pescadores do litoral do Paraná, moradoras das ilhas de Paranaguá, podem ser estimuladas por exercícios pedagógicos de reforço da memória de longo termo (KATO, 25) A pesquisa e a coleta de dados foram efetuadas em dois momentos distintos: aplicação de práticas pedagógicas tradicionais de alfabetização sem recurso à análise de interlíngua (1º ano); práticas de letramento com análise de interlíngua (2º ano) Ao final dos trabalhos, no segundo ano, através do estímulo e reforço da memória de longo termo, observamos que as crianças foram capazes de produzir textos orais e escritos com autoriaTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Grduação em Estudos da LinguagemAbstract: This paper is inserted in the field of Contrastive Linguistics (LADO, 1971, [1957]) in its contemporary model (SELINKER, 1994; DURÃO, 27) and has the aim to prove the existence of interlanguage in terms of mother tongue research Through a pseudolongitudinal methodology (CORDER, 1967) based on observational, experiencial and empirical evidences of data recollection (SELINKER, 1994), this work discuss the concept of interlanguage since Selinker (1972) as so the application of this concept in the study of the mother tongue acquisition/apprenticeship according to the work of Selinker, Swain & Dumas (1975) and Durão (27) The purpose of this work is to prove that the strategies of interlanguage development used by children in initial step of literacy (STREET, 1984; SOARES, 1986; KLEIMAN, 1995), five to seven years old fishermen‘ son of seaside of Paraná state, inhabitants of Paranaguá islands, can be stimulated through adequate exercises that reinforce the long term memory (KATO, 25) The research and data collection prescribe two distinct moments: traditional practices of first grade child teaching without interlanguage analysis (1º year); literacy practices with interlanguage analysis (2º year) We have observed that at the second moment through interlanguage stimuli and reinforcement of long term memory children produced oral and written texts with authorityDurão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]Dutra, Delmar José VolpatoAguilera, Vanderci de AndradeOliveira, Esther Gomes deMiranda, Felix Valentin BugueñoToledo, Adilson do Rosário2024-05-01T13:49:17Z2024-05-01T13:49:17Z2011.0018.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12158porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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