Intervenções antiassédio moral no ambiente de trabalho na América Latina : o papel dos gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eurich, Jéssica Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8905
Resumo: Resumo: O assédio moral é uma forma de violência que pode ocorrer nas relações de trabalho Ele é caracterizado por qualquer conduta abusiva que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa Estudos de revisão sistemática indicam que intervenções para prevenir ou reduzir essa forma de violência têm sido conduzidas, contudo, os resultados de alguns desses estudos mostram que elas são incipientes, inconclusivas e direcionadas, majoritariamente, a população europeia e norte-americana Esses dados demonstram a necessidade de conduzir novas pesquisas sobre intervenções antiassédio moral em outros contextos, como nos países latino-americano Esta pesquisa teve dois objetivos: (a) realizar uma revisão sistemática de literatura sobre intervenções antiassédio moral conduzidas em países latino-americanos e (b) identificar comportamentos a serem ensinados a gestores para que eles sejam capazes de avaliar e intervir em situações de assédio moral no contexto de trabalho de maneira adequada Para isso, foram realizados dois estudos No primeiro, realizou-se uma busca nas seguintes bases de dados: REDIB, SCIELO, BDTD, EBSCO, Scopus e site do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT) Foram recuperados para análise, artigos cujo objeto de estudo fosse o ‘assédio moral’ ou formas correlatas de violência no trabalho e que conduziam alguma forma de intervenção, tendo como amostra, participantes latino-americanos Dos 3356 estudos recuperados, foram selecionados 12 para análise Desses estudos selecionados, 5% foram publicados a partir de 217; 66% foram conduzidos no Brasil; 41% foram intervenções em nível terciário; e 83% foram avaliados com ‘baixa’ qualidade As intervenções foram variadas, com métodos e objetivos diferentes Apesar dos resultados indicando mudanças no sentido da melhora, a maioria fez uso exclusivo de medidas indiretas de observação A revisão apresenta o estado da arte sobre o tema de investigação, assim como indicativos daquilo que deve ser aprimorado em futuras pesquisas No Estudo 2, as classes de comportamento-objetivo terminais ‘avaliar situações de assédio moral no contexto de trabalho’ e ‘intervir em situações de assédio moral no contexto de trabalho’ foram caracterizadas por meio de um processo de decomposição Para isso, foram utilizadas as diretrizes da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) Ao todo, foram propostas 271 classes de comportamento-objetivo de ensino, sendo 36% intermediárias à classe de comportamento terminal ‘avaliar situações de assédio moral no contexto de trabalho’ e 63% a ‘intervir em situações de assédio moral no contexto de trabalho’ Considerando somente a segunda classe de comportamento-objetivo terminal, 42% foram intermediárias a ‘prevenir situações de assédio moral no contexto de trabalho’ e 57% a ‘manejar situações de assédio moral no contexto de trabalho’ Conclui-se que o gestor exerce uma importante função no ambiente coorporativo e pode contribuir efetivamente para que o assédio moral seja reduzido Espera-se que os comportamentos-objetivos nomeados nesta pesquisa auxiliem na elaboração de programas de ensino que visem a capacitar gestores, diminuindo os índices do assédio moral nas organizações
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66% foram conduzidos no Brasil; 41% foram intervenções em nível terciário; e 83% foram avaliados com ‘baixa’ qualidade As intervenções foram variadas, com métodos e objetivos diferentes Apesar dos resultados indicando mudanças no sentido da melhora, a maioria fez uso exclusivo de medidas indiretas de observação A revisão apresenta o estado da arte sobre o tema de investigação, assim como indicativos daquilo que deve ser aprimorado em futuras pesquisas No Estudo 2, as classes de comportamento-objetivo terminais ‘avaliar situações de assédio moral no contexto de trabalho’ e ‘intervir em situações de assédio moral no contexto de trabalho’ foram caracterizadas por meio de um processo de decomposição Para isso, foram utilizadas as diretrizes da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) Ao todo, foram propostas 271 classes de comportamento-objetivo de ensino, sendo 36% intermediárias à classe de comportamento terminal ‘avaliar situações de assédio moral no contexto de trabalho’ e 63% a ‘intervir em situações de assédio moral no contexto de trabalho’ Considerando somente a segunda classe de comportamento-objetivo terminal, 42% foram intermediárias a ‘prevenir situações de assédio moral no contexto de trabalho’ e 57% a ‘manejar situações de assédio moral no contexto de trabalho’ Conclui-se que o gestor exerce uma importante função no ambiente coorporativo e pode contribuir efetivamente para que o assédio moral seja reduzido Espera-se que os comportamentos-objetivos nomeados nesta pesquisa auxiliem na elaboração de programas de ensino que visem a capacitar gestores, diminuindo os índices do assédio moral nas organizaçõesDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Bullying is a form of violence that can occur in work relationships It is characterized by any abusive conduct that attempts, by its repetition or systematization, against the dignity or psychic or physical integrity of a person Systematic review studies indicate that interventions to prevent or reduce this form of violence have been conducted, however, the results of some of these studies show that they are incipient, inconclusive and mainly targeted at the European and North American population These data demonstrate the need to conduct further research on anti-bullying interventions in other contexts, such as in Latin American countries This research had two objectives: (a) to carry out a systematic review of the literature on anti-bullying interventions conducted in Latin American countries and (b) identify behaviors to be taught to managers so that they are able to adequately assess and intervene in situations of bullying in the work context For this, two studies were carried out In the first, a search was carried out in the following databases: REDIB, SCIELO, BDTD, EBSCO, Scopus and the website of the Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT) Articles whose object of study was 'workplace bullying' or related forms of violence at work and which led to some form of intervention were retrieved for analysis, with the sample of Latin American participants Of the 3356 studies retrieved, 12 were selected for analysis Of these selected studies, 5% were published from 217 onwards; 66% were conducted in Brazil; 41% were tertiary level interventions; and 83% were rated as 'low' quality Interventions were varied, with different methods and objectives Despite the results indicating changes in the direction of improvement, most made exclusive use of indirect observation measures The review presents the state of the art on the research topic, as well as indications of what should be improved in future research In Study 2, the terminal objective-behavior classes 'to assess situations of bullying in the work context' and 'intervene in situations of bullying in the work context' were characterized through a process of decomposition For this, the guidelines of the Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) were used In all, 271 teaching objective behavior classes were proposed, with 36% intermediate to the terminal behavior class 'evaluating situations of bullying in the work context' and 63% to 'intervene in situations of bullying in the work context' Considering only the second class of terminal objective-behavior, 42% were intermediaries to 'prevent situations of bullying in the work context' and 57% to 'handle bullying situations in the work context' It is concluded that the manager plays an important role in the corporate environment and can effectively contribute to reducing bullying It is expected that the behavior-objectives named in this research help in the development of teaching programs aimed at training managers, reducing the rates of bullying in organizationsGil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Kienen, NádiaPanosso, Mariana GomideEurich, Jéssica Cristina2024-05-01T11:41:24Z2024-05-01T11:41:24Z2021.0016.11.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8905porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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