Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13451 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de enunciados de tarefas de matemática Busca-se elaborar um quadro de referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que permita analisar tarefas de matemática Com uma abordagem predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características, potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício, problema Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação |
id |
UEL_5d439da43bf313a6ab469c075ef8294f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13451 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realísticaMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaEstudantesTestes e medidas educacionaisMathematicsMathematics educationStudentsMathematicsActive learningStudy and teachingTests and measurements in educationResumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de enunciados de tarefas de matemática Busca-se elaborar um quadro de referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que permita analisar tarefas de matemática Com uma abordagem predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características, potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício, problema Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigaçãoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this research was to present a study on Math tasks instructions It tries to create a reference table based on the Realistic Mathematics Education perspective, which allows the analysis of Math tasks By adopting a predominantly qualitative, interpretative approach, based on Content Analysis, Math tasks found in a textbook were analyzed regarding their classification, characteristics, potentialities and constitution More specifically, it looked into how the context is classified, whether the task is carried out routinely or not, what type of situation it refers to, whether it promotes mathematization processes, flexibility, different resolution strategies, types of competence, and whether it is characterized as an exercise or problem An underlying intention of this research is to work as a resource for Math teachers, helping them understand Math tasks, analyze their potentials and limitations and use them in the context of assessment as an investigative practiceBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Cury, Helena NoronhaSoares, Maria Tereza CarneiroPullin, Elsa Maria Mendes PessoaAlmeida, Lourdes Maria Werle deBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Ferreira, Pamela Emanueli Alves2024-05-01T14:15:16Z2024-05-01T14:15:16Z2013.0025.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13451porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística |
title |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística |
spellingShingle |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística Ferreira, Pamela Emanueli Alves Matemática Estudo e ensino Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Mathematics Mathematics education Students Mathematics Active learning Study and teaching Tests and measurements in education |
title_short |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística |
title_full |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística |
title_fullStr |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística |
title_full_unstemmed |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística |
title_sort |
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística |
author |
Ferreira, Pamela Emanueli Alves |
author_facet |
Ferreira, Pamela Emanueli Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] Cury, Helena Noronha Soares, Maria Tereza Carneiro Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa Almeida, Lourdes Maria Werle de Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Pamela Emanueli Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Mathematics Mathematics education Students Mathematics Active learning Study and teaching Tests and measurements in education |
topic |
Matemática Estudo e ensino Educação matemática Estudantes Testes e medidas educacionais Mathematics Mathematics education Students Mathematics Active learning Study and teaching Tests and measurements in education |
description |
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo a respeito de enunciados de tarefas de matemática Busca-se elaborar um quadro de referência com base na perspectiva da Educação Matemática Realística que permita analisar tarefas de matemática Com uma abordagem predominantemente qualitativa, de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo, é realizada uma análise de enunciados de tarefas de matemática de um livro didático no que diz respeito às suas classificações, características, potencialidades e constituição, mais especificamente, como o contexto se classifica, se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível e permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício, problema Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer tarefas de matemática, no sentido de analisar suas potencialidades e limitações, e utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013.00 2024-05-01T14:15:16Z 2024-05-01T14:15:16Z 25.02.2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13451 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823283459129344 |