Repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos : um estudo junto a estudantes iniciantes e concluintes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thais Salomão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235978
Resumo: O presente estudo apresenta como temática a investigação sobre o repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos, vinculado ao grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Em face da relevância da leitura para a formação pessoal e profissional, busca-se nesta pesquisa: Investigar quais as estratégias empregadas pelos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Pedagogia, Letras e Direito de uma IES do Norte do Paraná para compreensão leitora de textos acadêmicos, e com qual frequência esses estudantes usam as estratégias de leitura em situações de estudo de textos acadêmicos. Participaram deste estudo 274 estudantes, sendo 178 de Pedagogia, 22 de Letras e 74 estudantes de Direito, matriculados nos períodos: matutino, vespertino e noturno. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: Questionário com perguntas abertas e reflexivas (GOMES; BORUCHOVITCH, 2019) que é designado a verificar as estratégias de leitura utilizadas pelos estudantes universitários para a leitura e compreensão de textos acadêmicos. O instrumento compõe-se de quatro perguntas abertas e reflexivas. O segundo instrumento foi uma Escala do tipo Likert sobre Estratégias de Leitura (KOPKE FILHO, 2001) e compõe-se de vinte itens, sobre as estratégias utilizadas antes da leitura, durante e após a leitura. De modo geral, a partir da análise das respostas dos participantes obtidas por meio do questionário com questões relacionadas ao uso de estratégias para compreensão leitora, foram elencadas subcategorias relacionadas as estratégias cognitivas e metacognitivas; de administração de recursos e autoprejudiciais. Os resultados indicaram que em geral os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos utilizam com frequência as estratégias de leitura para o estudo de textos acadêmicos. Os estudantes concluintes do curso de Pedagogia e de Direito utilizam com maior frequência a estratégia de grifar as ideias ou as palavras principais do texto acadêmico. As subcategorias das estratégias metacognitivas (planejamento, monitoramento e regulação) e Estratégias de administração de recursos (administração do tempo, organização do ambiente de estudo, busca de apoio a terceiros e fonte externa) foram as relatadas como utilizadas com menor frequência. Os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos relataram as dificuldades para ler os textos acadêmicos, como a desmotivação e a falta de interesse ao realizar a leitura do texto acadêmico. Os dados obtidos por meio da aplicação da Escala de Estratégias de Leitura demostraram haver diferenças significativas entre as médias em função dos participantes iniciantes e concluintes dos diferentes cursos e dos gêneros feminino e masculino. As médias obtidas foram maiores para os estudantes do gênero feminino, com exceção da média obtida para estudantes do gênero masculino do curso de Pedagogia, após a leitura. Considerando os resultados da pesquisa, é possível apontar para a necessidade de se trabalhar as estratégias de leitura ao longo dos referidos cursos, uma vez que é imprescindível para o estudo de textos acadêmicos, o uso de estratégias que auxiliam na compreensão leitora e que potencializem o processo de aprendizagem dos estudantes. Para tanto, reforça-se a necessidade do ensino eficaz destas estratégias, principalmente no que diz respeito a formação dos estudantes de cursos de licenciaturas e de estudos voltados para esse tema.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRepertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos : um estudo junto a estudantes iniciantes e concluintes do ensino superiorRepertoire of strategies for reading comprehension of academic texts : a study with beginners and graduates in higher education2021-05-31Paula Mariza Zedu Alliprandini . Luciane Guimarães Batistella Bianchini Célia Regina VitalianoThais SalomãoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRO presente estudo apresenta como temática a investigação sobre o repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos, vinculado ao grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Em face da relevância da leitura para a formação pessoal e profissional, busca-se nesta pesquisa: Investigar quais as estratégias empregadas pelos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Pedagogia, Letras e Direito de uma IES do Norte do Paraná para compreensão leitora de textos acadêmicos, e com qual frequência esses estudantes usam as estratégias de leitura em situações de estudo de textos acadêmicos. Participaram deste estudo 274 estudantes, sendo 178 de Pedagogia, 22 de Letras e 74 estudantes de Direito, matriculados nos períodos: matutino, vespertino e noturno. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: Questionário com perguntas abertas e reflexivas (GOMES; BORUCHOVITCH, 2019) que é designado a verificar as estratégias de leitura utilizadas pelos estudantes universitários para a leitura e compreensão de textos acadêmicos. O instrumento compõe-se de quatro perguntas abertas e reflexivas. O segundo instrumento foi uma Escala do tipo Likert sobre Estratégias de Leitura (KOPKE FILHO, 2001) e compõe-se de vinte itens, sobre as estratégias utilizadas antes da leitura, durante e após a leitura. De modo geral, a partir da análise das respostas dos participantes obtidas por meio do questionário com questões relacionadas ao uso de estratégias para compreensão leitora, foram elencadas subcategorias relacionadas as estratégias cognitivas e metacognitivas; de administração de recursos e autoprejudiciais. Os resultados indicaram que em geral os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos utilizam com frequência as estratégias de leitura para o estudo de textos acadêmicos. Os estudantes concluintes do curso de Pedagogia e de Direito utilizam com maior frequência a estratégia de grifar as ideias ou as palavras principais do texto acadêmico. As subcategorias das estratégias metacognitivas (planejamento, monitoramento e regulação) e Estratégias de administração de recursos (administração do tempo, organização do ambiente de estudo, busca de apoio a terceiros e fonte externa) foram as relatadas como utilizadas com menor frequência. Os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos relataram as dificuldades para ler os textos acadêmicos, como a desmotivação e a falta de interesse ao realizar a leitura do texto acadêmico. Os dados obtidos por meio da aplicação da Escala de Estratégias de Leitura demostraram haver diferenças significativas entre as médias em função dos participantes iniciantes e concluintes dos diferentes cursos e dos gêneros feminino e masculino. As médias obtidas foram maiores para os estudantes do gênero feminino, com exceção da média obtida para estudantes do gênero masculino do curso de Pedagogia, após a leitura. Considerando os resultados da pesquisa, é possível apontar para a necessidade de se trabalhar as estratégias de leitura ao longo dos referidos cursos, uma vez que é imprescindível para o estudo de textos acadêmicos, o uso de estratégias que auxiliam na compreensão leitora e que potencializem o processo de aprendizagem dos estudantes. Para tanto, reforça-se a necessidade do ensino eficaz destas estratégias, principalmente no que diz respeito a formação dos estudantes de cursos de licenciaturas e de estudos voltados para esse tema.The present study presents as its theme the investigation of the repertoire of strategies for reading comprehension of academic texts, linked to the Cognitivism and Education research group. This is a descriptive research, with a quali-quantitative approach. In view of the relevance of reading for personal and professional training, this research seeks to: Investigate the strategies employed by freshmen and seniors in Pedagogy, Languages and Law courses at a HEI in Northern Paraná for reading comprehension of academic texts , and how often these students use reading strategies in academic text study situations. A total of 274 students participated in this study, 178 of Pedagogy, 22 of Letters and 74 of Law students, enrolled in the following periods: morning, afternoon and evening. For data collection, two instruments were used: Questionnaire with open and reflective questions (GOMES; BORUCHOVITCH, 2019) which is designed to verify the reading strategies used by university students for reading and understanding academic texts. The instrument consists of four open and reflective questions. The second instrument was a Likert-type Scale on Reading Strategies (KOPKE FILHO, 2001) and consists of twenty items, on the strategies used before reading, during and after reading. In general, from the analysis of the participants' answers obtained through the questionnaire with questions related to the use of strategies for reading comprehension, subcategories related to cognitive and metacognitive strategies were listed; resource management and self-harm. The results indicated that, in general, beginning and graduating students from the three courses frequently use reading strategies for the study of academic texts. Students graduating from the Pedagogy and Law course use the strategy of underlining the main ideas or words of the academic text more frequently. The subcategories of metacognitive strategies (planning, monitoring and regulation) and resource management strategies (time management, organization of the study environment, search for support from third parties and external source) were reported to be less frequently used. Beginners and seniors from the three courses reported difficulties in reading academic texts, such as lack of motivation and lack of interest in reading academic texts. The data obtained through the application of the Reading Strategies Scale showed that there are significant differences between the means in terms of the beginning and graduating participants of the different courses and of the female and male genders. The averages obtained were higher for female students, with the exception of the average obtained for male students in the Pedagogy course, after reading. Considering the research results, it is possible to point to the need to work on reading strategies throughout these courses, since it is essential for the study of academic texts, the use of strategies that aid in reading comprehension and that enhance the student learning process. Therefore, the need for effective teaching of these strategies is reinforced, especially with regard to the training of undergraduate students and studies focused on this theme.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235978porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:22Zoai:uel.br:vtls000235978Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-04-26T17:43:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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