Estudo exploratório do ensino por investigação : pesquisas no contexto da física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo Venancio de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16695
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta uma Pesquisa Bibliográfica de Estudo Exploratório que teve por objetivo analisar quais aspectos teóricos e epistemológicos que fundamentam a abordagem do Ensino por Investigação (EI) no Ensino de Ciências (EC), em especial o Ensino de Física (EF) Nossa pesquisa se preocupou em responder à seguinte questão: Quais aspectos relativos ao EI têm sido abordados nas pesquisas em EF? Mais especificamente as pesquisas que envolvem a participação de estudantes do Ensino Médio (EM) na abordagem do EI? Para respondermos a esta questão elaboramos uma revisão bibliográfica em trabalhos já elaborados que abordam a respeito do EI A partir destes trabalhos, escrevemos dois capítulos de fundamentação teórica nos quais apresentamos algumas influências exercidas por John Dewey e Joseph Schwab no EI, concepções históricas do EI, variações quanto à sua concepção e uso, e também críticas a seu respeito A partir de termos de busca específicos que abrangem algumas das diferentes concepções do EI, realizamos um levantamento de artigos publicados em 14 periódicos nacionais e 16 internacionais da última década que apresentam estratos A1, A2 e B1 no Qualis Capes, de acordo com a classificação de periódicos do quadriênio 213-216 pertencentes à área de avaliação Ensino Por conta do nosso problema e objetivos de pesquisa, estipulamos alguns critérios para selecionarmos o corpus, que por fim se constituiu de 13 artigos (1 nacionais e 3 internacionais) Para analisarmos o corpus utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (211), mais especificamente, elaboramos unidades de contexto e unidades de registro Estas unidades de contexto e registro foram elaboradas a partir de reflexões referentes aos aspectos do EI abordados nos capítulos teóricos de fundamentação desta Dissertação , e teve como propósito investigar o conteúdo das mensagens contidas nos textos dos artigos que compuseram o corpus A partir da análise dos dados consideramos que as intenções do uso do EI nas pesquisas do EF no EM vêm sendo direcionadas para a promoção da aprendizagem dos estudantes, melhorando suas compreensões a respeito do conhecimento científico e do desenvolvimento de competências e habilidades do fazer científico A maneira com que as pesquisas utilizam as abordagens do EI e seus objetivos variam entre si, no entanto os artigos o utilizam como proposta central ou como base para investigar outras propostas Devido a apenas 13 artigos nos últimos 1 anos pesquisarem a participação dos estudantes do EM em abordagens do EI, percebemos uma carência neste campo de pesquisa Concluímos que, apesar de toda discussão teórica que existe em relação à definição do termo e da diversidade de possibilidades ou contextos do EI que não buscam uma definição única, nota-se que nos trabalhos analisados não há uma preocupação com a delimitação da abordagem utilizada, de seus referenciais norteadores, principalmente os epistemológicos
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Para respondermos a esta questão elaboramos uma revisão bibliográfica em trabalhos já elaborados que abordam a respeito do EI A partir destes trabalhos, escrevemos dois capítulos de fundamentação teórica nos quais apresentamos algumas influências exercidas por John Dewey e Joseph Schwab no EI, concepções históricas do EI, variações quanto à sua concepção e uso, e também críticas a seu respeito A partir de termos de busca específicos que abrangem algumas das diferentes concepções do EI, realizamos um levantamento de artigos publicados em 14 periódicos nacionais e 16 internacionais da última década que apresentam estratos A1, A2 e B1 no Qualis Capes, de acordo com a classificação de periódicos do quadriênio 213-216 pertencentes à área de avaliação Ensino Por conta do nosso problema e objetivos de pesquisa, estipulamos alguns critérios para selecionarmos o corpus, que por fim se constituiu de 13 artigos (1 nacionais e 3 internacionais) Para analisarmos o corpus utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (211), mais especificamente, elaboramos unidades de contexto e unidades de registro Estas unidades de contexto e registro foram elaboradas a partir de reflexões referentes aos aspectos do EI abordados nos capítulos teóricos de fundamentação desta Dissertação , e teve como propósito investigar o conteúdo das mensagens contidas nos textos dos artigos que compuseram o corpus A partir da análise dos dados consideramos que as intenções do uso do EI nas pesquisas do EF no EM vêm sendo direcionadas para a promoção da aprendizagem dos estudantes, melhorando suas compreensões a respeito do conhecimento científico e do desenvolvimento de competências e habilidades do fazer científico A maneira com que as pesquisas utilizam as abordagens do EI e seus objetivos variam entre si, no entanto os artigos o utilizam como proposta central ou como base para investigar outras propostas Devido a apenas 13 artigos nos últimos 1 anos pesquisarem a participação dos estudantes do EM em abordagens do EI, percebemos uma carência neste campo de pesquisa Concluímos que, apesar de toda discussão teórica que existe em relação à definição do termo e da diversidade de possibilidades ou contextos do EI que não buscam uma definição única, nota-se que nos trabalhos analisados não há uma preocupação com a delimitação da abordagem utilizada, de seus referenciais norteadores, principalmente os epistemológicosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This paper presents a Bibliographic Reasearch of Exploratory Study that had as na objective analysing which theoretical and epistemological aspects have justified the approach of Inquiry Teaching (IT) in Science Teaching (ST), specially in Physics Teaching (PT) Our research was concerned about answering the following question: Which aspects related to IT have been approached in PS researches? More specifically the researches that involve students participation in Highschool (HS) in IT approach? For answering this question we have prepared a Literature Review on papers that have already been made and approach IT From these papers, we haver writen two theoretical justification chaptersin which we show some John Dewey and Joseph Schwab influences on IT, variations of its conception and use, and also critics about it From specific search terms that reach some of the IT different conceptions, we have analyzed articles that had been published in 14 national and 16 international periodicals in the last decade and present A1, A2 and B2 grades on Qualis Capes, according to periodicals ranking in 213-216 quadrennium in the area of Teaching evaluation Because of our problem and research goals, we have stipulated some criteria to select the corpus, that by the end has been constituted of 13 articles (1 national and 3 international) To analyse the corpus we used Bardin’s Content Analysis (211), more specifically, we have elaborated context units and register units These context and register units have been elaborated from reflections referring to IT aspects approached in theoretical chapters of justification in this paper, and aimed to investigate the contect of messages taken from texts of the articles that have built the corpus From data analysis we have considered the intention of IT use in researches of PT in HS has been oriented to students learning promotion, improving their scientific knowledge understanding and abilities and skills development of science making The way of which the researches use the IT approaches and theis goals vary, although the articles use it as a central proposal or as a base for investigation other proposals Due to the fact that only 13 articles in the last 1 years had searched the HS students participation in IT approaches show us a lack in this search field We have concluded that all the theoretical discussion that exists in relation to term definition and the diversity of possibilities or IT contexts that do not look for one only definition, it’s noticed that on the analyzed papers have no concerns about the delimitation of the used approach, of guiding references mainly the apitemological onesAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de [Orientador]Sasseron, Lúcia HelenaZômpero, Andréia de FreitasSouza, Paulo Venancio de2024-05-01T15:13:51Z2024-05-01T15:13:51Z2019.0022.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16695porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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