Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Gustavo Aires de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14917
Resumo: Resumo: Os objetivos deste estudo foram verificar a associação prospectiva da prática de esporte e/ou exercício físico (PEEF) com fatores de risco cardiovascular, dor na coluna e o desempenho escolar E também verificar a estabilidade da prática de atividade física, comportamento sedentário, fatores de risco cardiovascular, dor na coluna e o desempenho escolar do início para o final da adolescência Participaram das análises entre 231 e 265 indivíduos (rapazes: ~ 5%) com idade inicial média de 13,9 (Desvio padrão = 1,2) anos As informações quanto à prática de atividade física, comportamento sedentário e a PEEF de moderada à elevada intensidade (= 15 min/sem) foram obtidas por meio de questionário Os fatores de risco cardiovascular verificados foram o Excesso de Massa Corporal (EMC) e a Pressão Arterial Elevada (PAE) Foi analisada a presença de dor na coluna vertebral ao menos moderada O desempenho escolar foi verificado mediante o resultado final de cada disciplina e dicotomizado em “insatisfatório ou satisfatório” e “elevado” (notas = 7, em pelo menos 7% das disciplinas, com notas = 6, nas demais disciplinas) As informações foram coletadas em dois momentos, com um intervalo médio de três anos A Regressão Logística Binária foi utilizada para a estimativa da Razão de Chance (RC) e Intervalo de Confiança de 95% (IC95%), de forma bruta e ajustada Os resultados indicaram que a prática de atividade física (RC ajustada = 3,5; IC95%: 1,77 - 5,26) e o comportamento sedentário (RC ajustada = 1,81; IC95%: 1,3 - 3,19) atuais de adolescentes parecem ser significativamente influenciados pelos respectivos comportamentos de forma prévia, exceto a atividade física com baixa intensidade As chances de apresentar EMC (RC ajustada = 36,38; IC95%: 13,95 - 94,87), PAE (RC ajustada = 6,96; IC95%: 2,42 - 2,8), dor na coluna (RC ajustada = 3,17; IC95%: 1,75 - 5,75) e desempenho escolar “elevado” (RC ajustada = 9,4; IC95%: 4,61 - 17,74) foram significativamente superiores entre indivíduos que apresentaram estes desfechos anteriormente A PEEF não apresentou associação com o EMC e o desempenho escolar A PAE e a dor na coluna após a realização de análises ajustadas também não apresentaram associação com a PEEF, sendo identificado o sexo como uma das principais variáveis de confusão Os hábitos em relação à atividade física e ao comportamento sedentário no final da adolescência parecem ser significativamente influenciados pelas práticas adotadas no início deste período, sendo exceção apenas a prática de atividade física de baixa intensidade Os indicadores relacionados à saúde demonstraram associação significativa entre as condições apresentadas no início e no final da adolescência, sendo relevante a adoção de estratégias preventivas quanto a desfechos indesejados Intervenções utilizando a PEEF por período = 15 min/sem com o objetivo de melhorar os indicadores relacionados à saúde durante a adolescência podem não ser efetivas, sendo recomendável maior acúmulo de tempo Porém, a PEEF = 15 min/sem no início da adolescência pode contribuir para o aumento da chance de prática ao final deste período A PEEF não deve ser considerada como uma atividade concorrente quanto ao desempenho escolar elevado
id UEL_61ff6c383c91156c11eb89601761b85a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14917
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anosExercícios físicos para adolescentesSaúdeComportamento sedentárioHealthSedentary behaviorExercise for teenagersResumo: Os objetivos deste estudo foram verificar a associação prospectiva da prática de esporte e/ou exercício físico (PEEF) com fatores de risco cardiovascular, dor na coluna e o desempenho escolar E também verificar a estabilidade da prática de atividade física, comportamento sedentário, fatores de risco cardiovascular, dor na coluna e o desempenho escolar do início para o final da adolescência Participaram das análises entre 231 e 265 indivíduos (rapazes: ~ 5%) com idade inicial média de 13,9 (Desvio padrão = 1,2) anos As informações quanto à prática de atividade física, comportamento sedentário e a PEEF de moderada à elevada intensidade (= 15 min/sem) foram obtidas por meio de questionário Os fatores de risco cardiovascular verificados foram o Excesso de Massa Corporal (EMC) e a Pressão Arterial Elevada (PAE) Foi analisada a presença de dor na coluna vertebral ao menos moderada O desempenho escolar foi verificado mediante o resultado final de cada disciplina e dicotomizado em “insatisfatório ou satisfatório” e “elevado” (notas = 7, em pelo menos 7% das disciplinas, com notas = 6, nas demais disciplinas) As informações foram coletadas em dois momentos, com um intervalo médio de três anos A Regressão Logística Binária foi utilizada para a estimativa da Razão de Chance (RC) e Intervalo de Confiança de 95% (IC95%), de forma bruta e ajustada Os resultados indicaram que a prática de atividade física (RC ajustada = 3,5; IC95%: 1,77 - 5,26) e o comportamento sedentário (RC ajustada = 1,81; IC95%: 1,3 - 3,19) atuais de adolescentes parecem ser significativamente influenciados pelos respectivos comportamentos de forma prévia, exceto a atividade física com baixa intensidade As chances de apresentar EMC (RC ajustada = 36,38; IC95%: 13,95 - 94,87), PAE (RC ajustada = 6,96; IC95%: 2,42 - 2,8), dor na coluna (RC ajustada = 3,17; IC95%: 1,75 - 5,75) e desempenho escolar “elevado” (RC ajustada = 9,4; IC95%: 4,61 - 17,74) foram significativamente superiores entre indivíduos que apresentaram estes desfechos anteriormente A PEEF não apresentou associação com o EMC e o desempenho escolar A PAE e a dor na coluna após a realização de análises ajustadas também não apresentaram associação com a PEEF, sendo identificado o sexo como uma das principais variáveis de confusão Os hábitos em relação à atividade física e ao comportamento sedentário no final da adolescência parecem ser significativamente influenciados pelas práticas adotadas no início deste período, sendo exceção apenas a prática de atividade física de baixa intensidade Os indicadores relacionados à saúde demonstraram associação significativa entre as condições apresentadas no início e no final da adolescência, sendo relevante a adoção de estratégias preventivas quanto a desfechos indesejados Intervenções utilizando a PEEF por período = 15 min/sem com o objetivo de melhorar os indicadores relacionados à saúde durante a adolescência podem não ser efetivas, sendo recomendável maior acúmulo de tempo Porém, a PEEF = 15 min/sem no início da adolescência pode contribuir para o aumento da chance de prática ao final deste período A PEEF não deve ser considerada como uma atividade concorrente quanto ao desempenho escolar elevadoTese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: The objectives of this study were to verify the prospective association of sport and/or exercise practice (SEP) with cardiovascular risk factors, spinal pain and school performance In addition, the tracking of physical activity, sedentary behavior, cardiovascular risk factors, spinal pain and school achievement from early to late adolescence were verified Between 231 and 265 individuals (boys: ~ 5%) participated in the analysis, with an initial mean age of 139 (Standard deviation =12) years Information on the practice of physical activity, sedentary behavior and SEP of moderate to high intensity (= 15 min/wk) were obtained through a questionnaire Cardiovascular risk factors were checked by Body Mass Excess (BME) and High Blood Pressure (HBP) data The presence of spinal pain that was at least moderate was analyzed Academic achievement was verified by the final result of each discipline and dichotomized as "unsatisfactory or satisfactory" and "high" performance (scores = 7 in at least 7% of subjects with = 6 grades in other subjects) Information was collected on two occasions with an average interval of three years Binary Logistic Regression was used to estimate the crude and adjusted Odds Ratios (OR) and 95% confidence intervals (95%CI) The results indicated that the current physical activity (Adjusted OR = 35; 95%CI: 177 - 526) and sedentary behavior (Adjusted OR = 181; 95%CI: 13 - 319) of adolescents appear to be significantly influenced by their early behavior, except for low intensity physical activity The chances of having BME (Adjusted OR = 3638; 95%CI: 1395 - 9487), HBP (Adjusted OR = 696; 95%CI: 242 - 28), back pain (Adjusted OR = 317; 95%CI: 175 - 575) and "high" achievement in school (Adjusted OR = 94; 95%CI: 461 - 1774) were significantly higher among individuals who previously presented these outcomes SEP was not associated with the BME or school performance After conducting adjusted analysis, HBP and back pain also showed no association with SEP, and sex was identified as a major confounding factor Habits regarding physical activity and sedentary behavior in late adolescence appear to be significantly influenced by the practices adopted at the beginning of this period with low intensity physical activity as the only exception Health-related indicators demonstrated a significant association between the conditions set at the beginning and end of adolescence, making relevant the adoption of preventive strategies related to unwanted outcomes Interventions using SEP per period = 15 min/wk in order to improve health-related indicators during adolescence might not be effective, requiring a longer accumulation time However SEP =15 min/wk in early adolescence may contribute to an increased chance of practice at the end of this period The SEP should not be considered a competing activity for high school performanceOliveira, Arli Ramos de [Orientador]Cyrino, Edilson SerpeloniGlaner, Maria FátimaGuedes, Dartagnan PintoBarros, Mauro Virgílio deArruda, Gustavo Aires de2024-05-01T14:39:32Z2024-05-01T14:39:32Z2016.0019.07.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14917porDoutoradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos
title Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos
spellingShingle Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos
Arruda, Gustavo Aires de
Exercícios físicos para adolescentes
Saúde
Comportamento sedentário
Health
Sedentary behavior
Exercise for teenagers
title_short Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos
title_full Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos
title_fullStr Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos
title_full_unstemmed Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos
title_sort Atividade física, comportamento sedentário, indicadores relacionados à saúde e desempenho escolar em adolescentes : um estudo prospectivo de três anos
author Arruda, Gustavo Aires de
author_facet Arruda, Gustavo Aires de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Arli Ramos de [Orientador]
Cyrino, Edilson Serpeloni
Glaner, Maria Fátima
Guedes, Dartagnan Pinto
Barros, Mauro Virgílio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Gustavo Aires de
dc.subject.por.fl_str_mv Exercícios físicos para adolescentes
Saúde
Comportamento sedentário
Health
Sedentary behavior
Exercise for teenagers
topic Exercícios físicos para adolescentes
Saúde
Comportamento sedentário
Health
Sedentary behavior
Exercise for teenagers
description Resumo: Os objetivos deste estudo foram verificar a associação prospectiva da prática de esporte e/ou exercício físico (PEEF) com fatores de risco cardiovascular, dor na coluna e o desempenho escolar E também verificar a estabilidade da prática de atividade física, comportamento sedentário, fatores de risco cardiovascular, dor na coluna e o desempenho escolar do início para o final da adolescência Participaram das análises entre 231 e 265 indivíduos (rapazes: ~ 5%) com idade inicial média de 13,9 (Desvio padrão = 1,2) anos As informações quanto à prática de atividade física, comportamento sedentário e a PEEF de moderada à elevada intensidade (= 15 min/sem) foram obtidas por meio de questionário Os fatores de risco cardiovascular verificados foram o Excesso de Massa Corporal (EMC) e a Pressão Arterial Elevada (PAE) Foi analisada a presença de dor na coluna vertebral ao menos moderada O desempenho escolar foi verificado mediante o resultado final de cada disciplina e dicotomizado em “insatisfatório ou satisfatório” e “elevado” (notas = 7, em pelo menos 7% das disciplinas, com notas = 6, nas demais disciplinas) As informações foram coletadas em dois momentos, com um intervalo médio de três anos A Regressão Logística Binária foi utilizada para a estimativa da Razão de Chance (RC) e Intervalo de Confiança de 95% (IC95%), de forma bruta e ajustada Os resultados indicaram que a prática de atividade física (RC ajustada = 3,5; IC95%: 1,77 - 5,26) e o comportamento sedentário (RC ajustada = 1,81; IC95%: 1,3 - 3,19) atuais de adolescentes parecem ser significativamente influenciados pelos respectivos comportamentos de forma prévia, exceto a atividade física com baixa intensidade As chances de apresentar EMC (RC ajustada = 36,38; IC95%: 13,95 - 94,87), PAE (RC ajustada = 6,96; IC95%: 2,42 - 2,8), dor na coluna (RC ajustada = 3,17; IC95%: 1,75 - 5,75) e desempenho escolar “elevado” (RC ajustada = 9,4; IC95%: 4,61 - 17,74) foram significativamente superiores entre indivíduos que apresentaram estes desfechos anteriormente A PEEF não apresentou associação com o EMC e o desempenho escolar A PAE e a dor na coluna após a realização de análises ajustadas também não apresentaram associação com a PEEF, sendo identificado o sexo como uma das principais variáveis de confusão Os hábitos em relação à atividade física e ao comportamento sedentário no final da adolescência parecem ser significativamente influenciados pelas práticas adotadas no início deste período, sendo exceção apenas a prática de atividade física de baixa intensidade Os indicadores relacionados à saúde demonstraram associação significativa entre as condições apresentadas no início e no final da adolescência, sendo relevante a adoção de estratégias preventivas quanto a desfechos indesejados Intervenções utilizando a PEEF por período = 15 min/sem com o objetivo de melhorar os indicadores relacionados à saúde durante a adolescência podem não ser efetivas, sendo recomendável maior acúmulo de tempo Porém, a PEEF = 15 min/sem no início da adolescência pode contribuir para o aumento da chance de prática ao final deste período A PEEF não deve ser considerada como uma atividade concorrente quanto ao desempenho escolar elevado
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.07.2016
2016.00
2024-05-01T14:39:32Z
2024-05-01T14:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14917
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Educação Física
Centro de Educação Física e Esportes
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823310863663104