Políticas educacionais e gestão da educação no estado do Paraná em tempos de pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Reginaldo Aparecido da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17372
Resumo: A presente pesquisa trata das Políticas Educacionais e a Gestão da Educação do Paraná em tempos de pandemia. Vincula-se ao Núcleo de Políticas Educacionais (PPEdu/UEL) e ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade (CNPq). Norteia-se pelo problema: quais modelos de gestão e ideologias que permearam as políticas educacionais implementadas no Paraná durante a pandemia Covid-19 no biênio 2020-2021? Para responder ao problema, o objetivo geral da pesquisa foi mapear e analisar as políticas públicas de Estado para a educação básica implementadas no Paraná em tempos de pandemia de Covid-19, caracterizando o modelo de gestão e as ideologias que lhes amparam. Teve como objetivos específicos: compreender os conceitos de Estado, Neoliberalismo, Organismos Internacionais e Educação; contribuir para o entendimento dos projetos que preconizam a educação: o público e o privado, e suas contextualizações; apresentar e analisar as políticas educacionais implementadas no Paraná no período de pandemia de Covid-19 e suas tendências ideológicas. A pesquisa possui abordagem qualitativa, utilizando as categorias do método materialismo histórico dialético: totalidade e contradição, apontadas por Cury (1986), e discutidas por Netto (2011). Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os estudos das legislações vigentes durante a pandemia de Covid-19 acenaram para o aceleramento da lógica gerencial e empresarial nas políticas educacionais do Paraná, corroborando com a intensificação da ideologia neoliberal. As ações para o controle e a busca de resultados foram aprofundadas com o uso intensivo de ferramentas tecnológicas, tidas como eficientes e eficazes. Portanto, houve respostas rápidas da gestão educacional realizadas pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEED) para a manutenção do ensino, mesmo que não presencial, no período pandêmico. Tal fato, porém, intensificou e aprofundou a gestão gerencialista e empresarial, vinculadas às concepções neoliberais. A execução das políticas educacionais realizadas pela mantenedora prezou pela eficiência, eficácia e controle no uso das tecnologias, pelo estudantes e professores, afastando-se da perspectiva de gratuidade, qualidade e equidade da educação pública. O estudo evidenciou que os modelos de gestão gerencialista e empresarial permearam as políticas educacionais do Paraná ancorados na ideologia neoliberal, marcando estas políticas pela busca de eficiência, eficácia e controle, com o uso das tecnologias na educação pública. Observou-se que a pandemia de Covid-19 foi utilizada como “janela de oportunidades” para intensificação do neoliberalismo na Educação
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Norteia-se pelo problema: quais modelos de gestão e ideologias que permearam as políticas educacionais implementadas no Paraná durante a pandemia Covid-19 no biênio 2020-2021? Para responder ao problema, o objetivo geral da pesquisa foi mapear e analisar as políticas públicas de Estado para a educação básica implementadas no Paraná em tempos de pandemia de Covid-19, caracterizando o modelo de gestão e as ideologias que lhes amparam. Teve como objetivos específicos: compreender os conceitos de Estado, Neoliberalismo, Organismos Internacionais e Educação; contribuir para o entendimento dos projetos que preconizam a educação: o público e o privado, e suas contextualizações; apresentar e analisar as políticas educacionais implementadas no Paraná no período de pandemia de Covid-19 e suas tendências ideológicas. A pesquisa possui abordagem qualitativa, utilizando as categorias do método materialismo histórico dialético: totalidade e contradição, apontadas por Cury (1986), e discutidas por Netto (2011). Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os estudos das legislações vigentes durante a pandemia de Covid-19 acenaram para o aceleramento da lógica gerencial e empresarial nas políticas educacionais do Paraná, corroborando com a intensificação da ideologia neoliberal. As ações para o controle e a busca de resultados foram aprofundadas com o uso intensivo de ferramentas tecnológicas, tidas como eficientes e eficazes. Portanto, houve respostas rápidas da gestão educacional realizadas pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEED) para a manutenção do ensino, mesmo que não presencial, no período pandêmico. Tal fato, porém, intensificou e aprofundou a gestão gerencialista e empresarial, vinculadas às concepções neoliberais. A execução das políticas educacionais realizadas pela mantenedora prezou pela eficiência, eficácia e controle no uso das tecnologias, pelo estudantes e professores, afastando-se da perspectiva de gratuidade, qualidade e equidade da educação pública. O estudo evidenciou que os modelos de gestão gerencialista e empresarial permearam as políticas educacionais do Paraná ancorados na ideologia neoliberal, marcando estas políticas pela busca de eficiência, eficácia e controle, com o uso das tecnologias na educação pública. Observou-se que a pandemia de Covid-19 foi utilizada como “janela de oportunidades” para intensificação do neoliberalismo na EducaçãoThe present research deals with Educational Policies and Education Management in Paraná in times of a pandemic. It is linked to the Center for Educational Policies (PPEdu/UEL) and to the research group Public Policies, Curriculum, Management and Society (CNPq). It is guided by the problem of management models and ideologies that permeated the educational policies implemented in Paraná during the COVID-19 pandemic in the 2020-2021 biennium? To answer the problem, the general objective of the research was to map and analyze the State public policies for basic education implemented in Paraná in times of the Covid-19 pandemic, characterizing the management model and the ideologies that support them. Having as specific objectives: to understand the concepts of State, Neoliberalism, International Organisms and Education; contribute to the understanding of projects that advocate Education: public and private, and their contextualization; present and analyze the educational policies implemented in Paraná during the Covid-19 pandemic and their ideological tendencies. The research has a qualitative approach, using the categories of the dialectical historical materialism method: totality and contradiction, pointed out by Cury (1986), and discussed by Netto (2011). The procedures used: bibliographic research and document analysis. Studies of the legislation in force during the Covid-19 pandemic signaled the acceleration of managerial and business logic in Paraná's educational policies, corroborating the intensification of neoliberal ideology. The actions for control and the search for results were deepened with the intensive use of technological tools, considered efficient and effective. Therefore, there were quick responses from educational management carried out by the State Department of Education and Sports (SEED) to maintain education, even if not presential, in the pandemic period. This fact, however, intensified and deepened managerial and business management, linked to neoliberal conceptions. The execution of educational policies accomplished by the supporting company valued efficiency, effectiveness, and control in the use of technologies, by students and teachers, moving away from the perspective of gratuitousness, quality, and equity of public education. The study showed that managerial and business management models permeated Paraná's educational policies anchored in neoliberal ideology, marking these policies by the search for efficiency, effectiveness and control, with the use of technologies in public education. It was observed that the Covid-19 pandemic was used as a “window of opportunities” for the intensification of neoliberalism in EducationFernandes, Tania da CostaJesus, Adriana Regina deMilitão, Silvio Cesar NunesSilva, Reginaldo Aparecido da2024-09-02T13:22:52Z2024-09-02T13:22:52Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17372porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina112 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T06:02:32Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-03T06:02:32Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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