Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14336 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho procura investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino segundo professores de Física Estudos evidenciam que noções de História e Filosofia da Ciência são importantes para a formação do professor Dessa forma, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de tais noções na estruturação do conceito de matematização, o papel desempenhado pela Matemática no ensino de Física e seus desdobramentos Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da História e Filosofia da Ciência, formação do professor e dos saberes necessários para ensinar e as discussões epistemológicas a respeito do processo de matematização na construção do conhecimento físico A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; uma síntese histórica do processo de matematização do pêndulo simples, a fim de exemplificar um conteúdo matematizado; a construção do instrumento de coleta de dados (questionário aberto); a coleta de dados, na qual dez professores que lecionam disciplinas de Física responderam ao questionário; a análise desses questionários, que resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização e do papel da Matemática no ensino de Física |
id |
UEL_72c0c27776320f722c97174efe7ddace |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14336 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentesFísicaEstudo e ensinoFísicaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoFísicaPhysicsScienceScienceMathematics - Physics - Interdisciplinary approach to knowledgeStudy and teachingHistoryPhilosophyResumo: Este trabalho procura investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino segundo professores de Física Estudos evidenciam que noções de História e Filosofia da Ciência são importantes para a formação do professor Dessa forma, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de tais noções na estruturação do conceito de matematização, o papel desempenhado pela Matemática no ensino de Física e seus desdobramentos Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da História e Filosofia da Ciência, formação do professor e dos saberes necessários para ensinar e as discussões epistemológicas a respeito do processo de matematização na construção do conhecimento físico A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; uma síntese histórica do processo de matematização do pêndulo simples, a fim de exemplificar um conteúdo matematizado; a construção do instrumento de coleta de dados (questionário aberto); a coleta de dados, na qual dez professores que lecionam disciplinas de Física responderam ao questionário; a análise desses questionários, que resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização e do papel da Matemática no ensino de FísicaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work investigates the role of mathematization in Physics and in their teaching according to physics teachers Studies show that notions of History and Philosophy of Science are important for teacher education Thus, we seek to establish some elements that demonstrate the presence of such notions in structuring the concept of mathematization, the role of Math in Physics Teaching and its development For this, the theoretical frameworks explored in this research involve searches on the History and Philosophy of Science, teacher education and knowledge needed to teach and epistemological discussions about the process of mathematization in the construction of physical knowledge Content analysis was chosen as a tool for data analysis in this research The research is qualitative interpretative nature, in which the major steps were: the bibliography on the subjects studied; a historical overview of the process of mathematization of the simple pendulum, to exemplify one mathematized content; the construction of the instrument of data collection (open questionnaire); data collection, in which ten teachers who studied disciplines of Physics answered the questionnaire; analysis of the questionnaires, which resulted in the structuring of thematic units that demonstrate the concepts of the teachers about the mathematization and the role of mathematics in Physics teachingBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Morey, Bernadete BarbosaSilva, Osmar Henrique Moura daIssa Mendes, Gabriela Helena Geraldo2024-05-01T14:30:15Z2024-05-01T14:30:15Z2014.0010.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14336porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes |
title |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes |
spellingShingle |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes Issa Mendes, Gabriela Helena Geraldo Física Estudo e ensino Física Abordagem interdisciplinar do conhecimento Física Physics Science Science Mathematics - Physics - Interdisciplinary approach to knowledge Study and teaching History Philosophy |
title_short |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes |
title_full |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes |
title_fullStr |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes |
title_full_unstemmed |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes |
title_sort |
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes |
author |
Issa Mendes, Gabriela Helena Geraldo |
author_facet |
Issa Mendes, Gabriela Helena Geraldo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Morey, Bernadete Barbosa Silva, Osmar Henrique Moura da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Issa Mendes, Gabriela Helena Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Estudo e ensino Física Abordagem interdisciplinar do conhecimento Física Physics Science Science Mathematics - Physics - Interdisciplinary approach to knowledge Study and teaching History Philosophy |
topic |
Física Estudo e ensino Física Abordagem interdisciplinar do conhecimento Física Physics Science Science Mathematics - Physics - Interdisciplinary approach to knowledge Study and teaching History Philosophy |
description |
Resumo: Este trabalho procura investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino segundo professores de Física Estudos evidenciam que noções de História e Filosofia da Ciência são importantes para a formação do professor Dessa forma, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de tais noções na estruturação do conceito de matematização, o papel desempenhado pela Matemática no ensino de Física e seus desdobramentos Para isso, os referenciais teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da História e Filosofia da Ciência, formação do professor e dos saberes necessários para ensinar e as discussões epistemológicas a respeito do processo de matematização na construção do conhecimento físico A análise de conteúdo foi escolhida como o instrumento de análise dos dados desta investigação A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico relativo aos temas estudados; uma síntese histórica do processo de matematização do pêndulo simples, a fim de exemplificar um conteúdo matematizado; a construção do instrumento de coleta de dados (questionário aberto); a coleta de dados, na qual dez professores que lecionam disciplinas de Física responderam ao questionário; a análise desses questionários, que resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização e do papel da Matemática no ensino de Física |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
10.02.2014 2014.00 2024-05-01T14:30:15Z 2024-05-01T14:30:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14336 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823292487368704 |