Um estudo histórico sobre quadraturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuissem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e Fermat |
id |
UEL_75c8fcf7bd7fe25d0f5103e0810f26a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11117 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo histórico sobre quadraturasEducação matemáticaMatemáticaFormação de professoresMatemáticaHistóriaMathematics education - Study and teachingMathematics - Teacher training - Study and teachingMathematics - History - Study and teachingSquaring of the circleResumo: O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuissem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e FermatDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this present work is a formation of a history of determination of area, particulary some works about squaring of planes pictures, oriented for preservice Mathematics Teacher Education From history texts we elaborate questions in since of evince the multiple dimensions of Mathematics and remove of its supost isolation of other socials practices that participate of formation of mathematics culture Thus, we sought books, articles, dissertations and theses that help for the formation of a “history pedagogically oriented” Despite the difficulties we found in the history study with pedagogics orientations, we made clear the social practices and relationships of power that influenced the concept of area in the old Egypt, in Babilonia, and the work of squaring of Hippocrates, Archimedes and FermatCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Vianna, Carlos RobertoPasquini, Regina Célia GuapoSavioli, Angela Marta Pereira das DoresCorrêa, Júlio Faria2024-05-01T13:10:07Z2024-05-01T13:10:07Z2008.0017.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo histórico sobre quadraturas |
title |
Um estudo histórico sobre quadraturas |
spellingShingle |
Um estudo histórico sobre quadraturas Corrêa, Júlio Faria Educação matemática Matemática Formação de professores Matemática História Mathematics education - Study and teaching Mathematics - Teacher training - Study and teaching Mathematics - History - Study and teaching Squaring of the circle |
title_short |
Um estudo histórico sobre quadraturas |
title_full |
Um estudo histórico sobre quadraturas |
title_fullStr |
Um estudo histórico sobre quadraturas |
title_full_unstemmed |
Um estudo histórico sobre quadraturas |
title_sort |
Um estudo histórico sobre quadraturas |
author |
Corrêa, Júlio Faria |
author_facet |
Corrêa, Júlio Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador] Vianna, Carlos Roberto Pasquini, Regina Célia Guapo Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Júlio Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Formação de professores Matemática História Mathematics education - Study and teaching Mathematics - Teacher training - Study and teaching Mathematics - History - Study and teaching Squaring of the circle |
topic |
Educação matemática Matemática Formação de professores Matemática História Mathematics education - Study and teaching Mathematics - Teacher training - Study and teaching Mathematics - History - Study and teaching Squaring of the circle |
description |
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuissem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e Fermat |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
17.03.2008 2008.00 2024-05-01T13:10:07Z 2024-05-01T13:10:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823308340789248 |