Um estudo histórico sobre quadraturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Júlio Faria
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuissem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e Fermat
id UEL_75c8fcf7bd7fe25d0f5103e0810f26a7
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11117
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um estudo histórico sobre quadraturasEducação matemáticaMatemáticaFormação de professoresMatemáticaHistóriaMathematics education - Study and teachingMathematics - Teacher training - Study and teachingMathematics - History - Study and teachingSquaring of the circleResumo: O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuissem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e FermatDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this present work is a formation of a history of determination of area, particulary some works about squaring of planes pictures, oriented for preservice Mathematics Teacher Education From history texts we elaborate questions in since of evince the multiple dimensions of Mathematics and remove of its supost isolation of other socials practices that participate of formation of mathematics culture Thus, we sought books, articles, dissertations and theses that help for the formation of a “history pedagogically oriented” Despite the difficulties we found in the history study with pedagogics orientations, we made clear the social practices and relationships of power that influenced the concept of area in the old Egypt, in Babilonia, and the work of squaring of Hippocrates, Archimedes and FermatCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Vianna, Carlos RobertoPasquini, Regina Célia GuapoSavioli, Angela Marta Pereira das DoresCorrêa, Júlio Faria2024-05-01T13:10:07Z2024-05-01T13:10:07Z2008.0017.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo histórico sobre quadraturas
title Um estudo histórico sobre quadraturas
spellingShingle Um estudo histórico sobre quadraturas
Corrêa, Júlio Faria
Educação matemática
Matemática
Formação de professores
Matemática
História
Mathematics education - Study and teaching
Mathematics - Teacher training - Study and teaching
Mathematics - History - Study and teaching
Squaring of the circle
title_short Um estudo histórico sobre quadraturas
title_full Um estudo histórico sobre quadraturas
title_fullStr Um estudo histórico sobre quadraturas
title_full_unstemmed Um estudo histórico sobre quadraturas
title_sort Um estudo histórico sobre quadraturas
author Corrêa, Júlio Faria
author_facet Corrêa, Júlio Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]
Vianna, Carlos Roberto
Pasquini, Regina Célia Guapo
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Júlio Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Formação de professores
Matemática
História
Mathematics education - Study and teaching
Mathematics - Teacher training - Study and teaching
Mathematics - History - Study and teaching
Squaring of the circle
topic Educação matemática
Matemática
Formação de professores
Matemática
História
Mathematics education - Study and teaching
Mathematics - Teacher training - Study and teaching
Mathematics - History - Study and teaching
Squaring of the circle
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a constituição de uma história de alguns métodos de determinação de áreas, particularmente de alguns trabalhos sobre a quadratura de figuras planas, orientada para a formação inicial de professores de Matemática A partir de textos históricos elaboramos questionamentos no sentido de evidenciar as múltiplas dimensões da Matemática, tirando-a de seu suposto isolamento das demais práticas socias que participam da constituição da cultura matemática Para tanto, buscamos livros, artigos, teses e dissertações que contribuissem para a constituição de uma história pedagogicamente vetorizada Apesar das dificuldades que encontramos em um estudo histórico com orientações pedagógicas, explicitamos práticas sociais e relações de poder que influenciaram o problema de determinação de áreas no antigo Egito, na Babilônia, e nos trabalhos de quadratura de Hipócrates, Arquimedes e Fermat
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.03.2008
2008.00
2024-05-01T13:10:07Z
2024-05-01T13:10:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823308340789248