Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516 |
Resumo: | Orientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Maria Ângela Miorim |
id |
UNICAMP-30_8d2a361cf38b14c711bd88b78009eab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::989618 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógicaConcrete materials, history and teaching of mathematics : significant interventions for pedagogical practiceFormação de professoresMatemática - HistóriaMatemática - Estudo e ensinoTeacher trainingMathematics - HistoryMathematics - Study and teachingOrientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Maria Ângela MiorimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esse trabalho propõe investigar as contribuições da inserção da História da Matemática na formação de professores, no curso de Pedagogia, especialmente visando a atuação nas séries iniciais do ensino fundamental. A problemática central delineou-se ao se averiguarem pesquisas que identificam uma concepção preocupante sobre o uso dos materiais manipulativos no ensino da matemática, a qual considera que a maioria dos professores tem uma visão pobre sobre seu uso pedagógico e tem dificuldades para compreender e fazer uma utilização pedagógica adequada dos mais variados materiais concretos, presentes nas escolas. Acredita-se ser pertinente para a contribuição na alteração deste quadro a inclusão da compreensão da História da Matemática, relacionada a esses materiais concretos, como forma de contribuir na formação epistemológica do professor e descortinar possibilidades educacionais com o uso mais amplo dessas representações. Tal interesse se fundamenta na compreensão de que reside na intersecção da história dos materiais concretos e nas representações do conhecimento matemático, um elemento importante na formação do professor e na possibilidade de escolhas de estratégias metodológicas para o ensino da MatemáticaAbstract: This work proposes to investigate the contributions of the insertion of the history of mathematics in the formation of teachers in the course of pedagogy, especially aimed at acting in the initial series of elementary school. The central problem has been delineated by finding researches that identifie a disturbing conception of the using of manipulation materials in mathematics teaching, which considers that most teachers have a poor vision of their pedagogical use and have difficulties to understand and make proper pedagogical use of the most varied concrete materials, present in schools. It is believed to be pertinent to the contribution in the amendment of this framework to include the understanding of the history of mathematics, related to these concrete materials, as a way of contributing to the teacher's epistemological formation and to unveil educational possibilities with the broader use of these representations. This interest is based on the understanding that it resides in the intersection of the history of concrete materials and the representations of mathematical knowledge an important element in the formation of the teacher and the possibility of choices of methodological strategies for the teaching of mathematicsDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-Miorim, Maria Ângela, 1953-Utsumi, Miriam CardosoOliveira, Samuel Rocha deColombo, Janecler Aparecida AmorimUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPedroso, André Pereira, 1977-20172017-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (227 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516PEDROSO, André Pereira. Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica. 2017. 1 recurso online (227 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989618Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-08T14:03:13Zoai::989618Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-08T14:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica Concrete materials, history and teaching of mathematics : significant interventions for pedagogical practice |
title |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica |
spellingShingle |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica Pedroso, André Pereira, 1977- Formação de professores Matemática - História Matemática - Estudo e ensino Teacher training Mathematics - History Mathematics - Study and teaching |
title_short |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica |
title_full |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica |
title_fullStr |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica |
title_sort |
Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica |
author |
Pedroso, André Pereira, 1977- |
author_facet |
Pedroso, André Pereira, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959- Miorim, Maria Ângela, 1953- Utsumi, Miriam Cardoso Oliveira, Samuel Rocha de Colombo, Janecler Aparecida Amorim Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, André Pereira, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Matemática - História Matemática - Estudo e ensino Teacher training Mathematics - History Mathematics - Study and teaching |
topic |
Formação de professores Matemática - História Matemática - Estudo e ensino Teacher training Mathematics - History Mathematics - Study and teaching |
description |
Orientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Maria Ângela Miorim |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-08-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516 PEDROSO, André Pereira. Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica. 2017. 1 recurso online (227 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516 |
identifier_str_mv |
PEDROSO, André Pereira. Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica. 2017. 1 recurso online (227 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989618 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (227 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189116256976896 |