Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, André Pereira, 1977-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516
Resumo: Orientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Maria Ângela Miorim
id UNICAMP-30_8d2a361cf38b14c711bd88b78009eab2
oai_identifier_str oai::989618
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógicaConcrete materials, history and teaching of mathematics : significant interventions for pedagogical practiceFormação de professoresMatemática - HistóriaMatemática - Estudo e ensinoTeacher trainingMathematics - HistoryMathematics - Study and teachingOrientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Maria Ângela MiorimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esse trabalho propõe investigar as contribuições da inserção da História da Matemática na formação de professores, no curso de Pedagogia, especialmente visando a atuação nas séries iniciais do ensino fundamental. A problemática central delineou-se ao se averiguarem pesquisas que identificam uma concepção preocupante sobre o uso dos materiais manipulativos no ensino da matemática, a qual considera que a maioria dos professores tem uma visão pobre sobre seu uso pedagógico e tem dificuldades para compreender e fazer uma utilização pedagógica adequada dos mais variados materiais concretos, presentes nas escolas. Acredita-se ser pertinente para a contribuição na alteração deste quadro a inclusão da compreensão da História da Matemática, relacionada a esses materiais concretos, como forma de contribuir na formação epistemológica do professor e descortinar possibilidades educacionais com o uso mais amplo dessas representações. Tal interesse se fundamenta na compreensão de que reside na intersecção da história dos materiais concretos e nas representações do conhecimento matemático, um elemento importante na formação do professor e na possibilidade de escolhas de estratégias metodológicas para o ensino da MatemáticaAbstract: This work proposes to investigate the contributions of the insertion of the history of mathematics in the formation of teachers in the course of pedagogy, especially aimed at acting in the initial series of elementary school. The central problem has been delineated by finding researches that identifie a disturbing conception of the using of manipulation materials in mathematics teaching, which considers that most teachers have a poor vision of their pedagogical use and have difficulties to understand and make proper pedagogical use of the most varied concrete materials, present in schools. It is believed to be pertinent to the contribution in the amendment of this framework to include the understanding of the history of mathematics, related to these concrete materials, as a way of contributing to the teacher's epistemological formation and to unveil educational possibilities with the broader use of these representations. This interest is based on the understanding that it resides in the intersection of the history of concrete materials and the representations of mathematical knowledge an important element in the formation of the teacher and the possibility of choices of methodological strategies for the teaching of mathematicsDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-Miorim, Maria Ângela, 1953-Utsumi, Miriam CardosoOliveira, Samuel Rocha deColombo, Janecler Aparecida AmorimUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPedroso, André Pereira, 1977-20172017-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (227 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516PEDROSO, André Pereira. Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica. 2017. 1 recurso online (227 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989618Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-08T14:03:13Zoai::989618Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-08T14:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
Concrete materials, history and teaching of mathematics : significant interventions for pedagogical practice
title Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
spellingShingle Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
Pedroso, André Pereira, 1977-
Formação de professores
Matemática - História
Matemática - Estudo e ensino
Teacher training
Mathematics - History
Mathematics - Study and teaching
title_short Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
title_full Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
title_fullStr Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
title_full_unstemmed Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
title_sort Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica
author Pedroso, André Pereira, 1977-
author_facet Pedroso, André Pereira, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Miorim, Maria Ângela, 1953-
Utsumi, Miriam Cardoso
Oliveira, Samuel Rocha de
Colombo, Janecler Aparecida Amorim
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, André Pereira, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática - História
Matemática - Estudo e ensino
Teacher training
Mathematics - History
Mathematics - Study and teaching
topic Formação de professores
Matemática - História
Matemática - Estudo e ensino
Teacher training
Mathematics - History
Mathematics - Study and teaching
description Orientadores: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Maria Ângela Miorim
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-08-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516
PEDROSO, André Pereira. Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica. 2017. 1 recurso online (227 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516
identifier_str_mv PEDROSO, André Pereira. Materiais concretos, história e ensino da matemática : interseções significativas para a prática pedagógica. 2017. 1 recurso online (227 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632516. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989618
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (227 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116256976896