Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12541 |
Resumo: | Resumo: Diante de justificativas favoráveis à participação da história da matemática no ensino de matemática, faremos aqui uma reflexão sobre essas justificativas e sobre as possíveis maneiras de reconstrução dessa história Apresentaremos, então, uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas, envolvendo o quinto postulado de Euclides, na forma de história de problemas, em que se procura mostrar as tentativas bem sucedidas e fracassadas na resolução do problema em questão Faremos, por fim, uma problematização sobre o que foi apresentado neste trabalho com questionamentos – e não respostas – sobre a participação da história no ensino de matemática |
id |
UEL_c14a9f0de9d6874079f086e74068986c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/12541 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianasEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaHistóriaMathematics educationMathematicsMathematicsGeometry - Study and teachingHistoryStudy and teachingResumo: Diante de justificativas favoráveis à participação da história da matemática no ensino de matemática, faremos aqui uma reflexão sobre essas justificativas e sobre as possíveis maneiras de reconstrução dessa história Apresentaremos, então, uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas, envolvendo o quinto postulado de Euclides, na forma de história de problemas, em que se procura mostrar as tentativas bem sucedidas e fracassadas na resolução do problema em questão Faremos, por fim, uma problematização sobre o que foi apresentado neste trabalho com questionamentos – e não respostas – sobre a participação da história no ensino de matemáticaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In the face of the favorable justifications to the participation of the history of mathematics in the mathematics teaching, we will do a reflection about these justifications and about the possible ways of reconstruction of this history We will show then a historical-philosophical reconstruction of the appearing of the non-euclidian geometries, involving the Euclides fifth postulate, like a problematic history, showing the successful and unsuccessful attempts to solve the problem At last we will do a problematization about what had presented here with questioning – and not answers – about the participation of the history in the mathematics teachingSilva, Marcos Rodrigues da [Orientador]Cyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeMiorim, Maria ÂngelaBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de2024-05-01T14:00:08Z2024-05-01T14:00:08Z2011.0001.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12541porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12541Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas |
title |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas |
spellingShingle |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Educação matemática Matemática Estudo e ensino Matemática História Mathematics education Mathematics Mathematics Geometry - Study and teaching History Study and teaching |
title_short |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas |
title_full |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas |
title_fullStr |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas |
title_full_unstemmed |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas |
title_sort |
Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas |
author |
Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de |
author_facet |
Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador] Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade Miorim, Maria Ângela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Matemática História Mathematics education Mathematics Mathematics Geometry - Study and teaching History Study and teaching |
topic |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Matemática História Mathematics education Mathematics Mathematics Geometry - Study and teaching History Study and teaching |
description |
Resumo: Diante de justificativas favoráveis à participação da história da matemática no ensino de matemática, faremos aqui uma reflexão sobre essas justificativas e sobre as possíveis maneiras de reconstrução dessa história Apresentaremos, então, uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas, envolvendo o quinto postulado de Euclides, na forma de história de problemas, em que se procura mostrar as tentativas bem sucedidas e fracassadas na resolução do problema em questão Faremos, por fim, uma problematização sobre o que foi apresentado neste trabalho com questionamentos – e não respostas – sobre a participação da história no ensino de matemática |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
01.03.2011 2011.00 2024-05-01T14:00:08Z 2024-05-01T14:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12541 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823316295286784 |