O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viola dos Santos, João Ricardo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10964
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção escrita de alunos na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–22 da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada na análise textual discursiva, com a qual analisamos 147 provas Investigamos o modo como alunos lidam com a questão aberta, suas interpretações das informações contidas em cada frase do enunciado, as estratégias elaboradas e os procedimentos utilizados, o pensamento e a linguagem algébrica, as características dos problemas que eles construíram a partir do enunciado da questão e os conteúdos escolares que eles mostram saber por meio de sua produção Propõe o abandono da idéia de ‘erro’ para adotar a de ‘maneiras de lidar’ Apresenta uma caracterização do pensamento algébrico para análise nas produções escritas Em relação à interpretação dos alunos para o enunciado da questão tem-se que com o aumento da escolaridade eles fazem mais e melhores relações entre as informações contidas nas frases Em relação ao pensamento algébrico expresso em suas produções, grande parte dos alunos mostra utilizá-lo para resolver a questão Já os alunos que utilizaram linguagem algébrica resolveram a questão da maneira considerada correta Os problemas construídos pelos alunos a partir do enunciado da questão se caracterizaram, parte por ter uma estrutura de resolução linear realizada por meio de interpretações passo-a-passo, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear Grande parte dos alunos que interpretou a idéia de recorrência da segunda frase resolveu a questão da maneira considerada correta Neste trabalho mostramos que alunos da Escola Básica mostram saber, por meio de sua produção escrita, vários procedimentos que geralmente são trabalhados na escola, assim como suas maneiras particulares de lidar com uma questão aberta de matemática
id UEL_79a647fa0258529e6eaefa6a5e337b08
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10964
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemáticaProdução escrita em matemáticaEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoMathematics - Study and teaching - Study and teachingProblem solvingResumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção escrita de alunos na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–22 da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada na análise textual discursiva, com a qual analisamos 147 provas Investigamos o modo como alunos lidam com a questão aberta, suas interpretações das informações contidas em cada frase do enunciado, as estratégias elaboradas e os procedimentos utilizados, o pensamento e a linguagem algébrica, as características dos problemas que eles construíram a partir do enunciado da questão e os conteúdos escolares que eles mostram saber por meio de sua produção Propõe o abandono da idéia de ‘erro’ para adotar a de ‘maneiras de lidar’ Apresenta uma caracterização do pensamento algébrico para análise nas produções escritas Em relação à interpretação dos alunos para o enunciado da questão tem-se que com o aumento da escolaridade eles fazem mais e melhores relações entre as informações contidas nas frases Em relação ao pensamento algébrico expresso em suas produções, grande parte dos alunos mostra utilizá-lo para resolver a questão Já os alunos que utilizaram linguagem algébrica resolveram a questão da maneira considerada correta Os problemas construídos pelos alunos a partir do enunciado da questão se caracterizaram, parte por ter uma estrutura de resolução linear realizada por meio de interpretações passo-a-passo, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear Grande parte dos alunos que interpretou a idéia de recorrência da segunda frase resolveu a questão da maneira considerada correta Neste trabalho mostramos que alunos da Escola Básica mostram saber, por meio de sua produção escrita, vários procedimentos que geralmente são trabalhados na escola, assim como suas maneiras particulares de lidar com uma questão aberta de matemáticaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present work has objective to analyze the student written work of 4th grade of Elementary School, 8th grade of Middle School and 3rd grade of High School in common question of Mathematics Test of open-ended Question of AVA-22 (Paraná Large-Scale Assessment-22) The research nature is qualitative, based on discursive textual analysis in which we analyze 147 students written works We investigate the way the students to handle with open-ended question, their interpretations about information in each phrase of nunciate; their strategies made and procedures used, their algebraic thinking and algebraic language, the characteristics of problems that the students built from question enunciate and the scholar contents that the students show they know in their written work The work proposes to abandon “error” idea to adopt the “ways of handle” idea It shows a characterization of algebraic thinking to analyze student written works About students’ interpretations to question enunciate, with the increase of school years they do more and better relations between the information in each phrase About algebraic thinking express in students written works, many students show to use it to solve the question The students that used algebraic language, they solved the question in the way to considered correct The problems that students built from question enunciate describes, for one hand, they have a structure of linear solution by means of interpretation step by step, for other hand, they have a linear structure Many students that interpreted the recurrence idea from second phrase solve the question in the way to considered correct We show in this work that Basic School students show to know, by means their written work, many procedures that generally are worked at school, and their particular ways to handle with a mathematical openended questionBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Moro, Maria Lúcia FariaFiorentini, DarioBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Viola dos Santos, João Ricardo2024-05-01T13:09:04Z2024-05-01T13:09:04Z2007.0022.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10964porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática
title O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática
spellingShingle O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática
Viola dos Santos, João Ricardo
Produção escrita em matemática
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Problem solving
title_short O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática
title_full O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática
title_fullStr O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática
title_full_unstemmed O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática
title_sort O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática
author Viola dos Santos, João Ricardo
author_facet Viola dos Santos, João Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Moro, Maria Lúcia Faria
Fiorentini, Dario
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Viola dos Santos, João Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Produção escrita em matemática
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Problem solving
topic Produção escrita em matemática
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Problem solving
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção escrita de alunos na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–22 da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada na análise textual discursiva, com a qual analisamos 147 provas Investigamos o modo como alunos lidam com a questão aberta, suas interpretações das informações contidas em cada frase do enunciado, as estratégias elaboradas e os procedimentos utilizados, o pensamento e a linguagem algébrica, as características dos problemas que eles construíram a partir do enunciado da questão e os conteúdos escolares que eles mostram saber por meio de sua produção Propõe o abandono da idéia de ‘erro’ para adotar a de ‘maneiras de lidar’ Apresenta uma caracterização do pensamento algébrico para análise nas produções escritas Em relação à interpretação dos alunos para o enunciado da questão tem-se que com o aumento da escolaridade eles fazem mais e melhores relações entre as informações contidas nas frases Em relação ao pensamento algébrico expresso em suas produções, grande parte dos alunos mostra utilizá-lo para resolver a questão Já os alunos que utilizaram linguagem algébrica resolveram a questão da maneira considerada correta Os problemas construídos pelos alunos a partir do enunciado da questão se caracterizaram, parte por ter uma estrutura de resolução linear realizada por meio de interpretações passo-a-passo, e, parte por uma estrutura de resolução não-linear Grande parte dos alunos que interpretou a idéia de recorrência da segunda frase resolveu a questão da maneira considerada correta Neste trabalho mostramos que alunos da Escola Básica mostram saber, por meio de sua produção escrita, vários procedimentos que geralmente são trabalhados na escola, assim como suas maneiras particulares de lidar com uma questão aberta de matemática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2007.00
2024-05-01T13:09:04Z
2024-05-01T13:09:04Z
22.03.2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10964
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823303735443456