A formação de palavras e o estrangeirismo em propagandas femininas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11696 |
Resumo: | Resumo: A propaganda faz parte de um panorama geral da comunicação que serve, acima de tudo, para conduzir a informação Um dos maiores desafios da linguagem da propaganda é o de prender o olhar desses receptores, tendo em vista que o destinatário dessas mensagens publicitárias vive em um universo saturado de estímulos, não consegue assimilar todas as mensagens que lhe chegam por vários meios de comunicação O publicitário tenta cada vez mais chamar a atenção do destinatário o que reflete em textos bastante criativos Nessa estratégia de sedução, surge no anúncio a presença dos estrangeirismos Partindo desse pressuposto, apontaremos os estrangeirismos nas mensagens publicitárias e os recursos argumentativos utilizados pelo enunciador para deixar as propagandas mais persuasivas O corpus a ser estudado é composto por 1 propagandas retiradas de diferentes revistas e o critério de escolha baseou-se no tipo de estrangeirismo utilizado em cada texto analisado Definindo-se por hipótese que o discurso publicitário é altamente persuaviso; a Semântica Argumentativa proporcionará, sem dúvida, o respaldo teórico para abrangermos as marcas linguísticas na propaganda |
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A formação de palavras e o estrangeirismo em propagandas femininasLíngua portuguesaEstrangeirismosNeologismosPropagandaLinguagemPortuguese language - Foreing words and phrasesNeologismsAdvertisingResumo: A propaganda faz parte de um panorama geral da comunicação que serve, acima de tudo, para conduzir a informação Um dos maiores desafios da linguagem da propaganda é o de prender o olhar desses receptores, tendo em vista que o destinatário dessas mensagens publicitárias vive em um universo saturado de estímulos, não consegue assimilar todas as mensagens que lhe chegam por vários meios de comunicação O publicitário tenta cada vez mais chamar a atenção do destinatário o que reflete em textos bastante criativos Nessa estratégia de sedução, surge no anúncio a presença dos estrangeirismos Partindo desse pressuposto, apontaremos os estrangeirismos nas mensagens publicitárias e os recursos argumentativos utilizados pelo enunciador para deixar as propagandas mais persuasivas O corpus a ser estudado é composto por 1 propagandas retiradas de diferentes revistas e o critério de escolha baseou-se no tipo de estrangeirismo utilizado em cada texto analisado Definindo-se por hipótese que o discurso publicitário é altamente persuaviso; a Semântica Argumentativa proporcionará, sem dúvida, o respaldo teórico para abrangermos as marcas linguísticas na propagandaDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The advertisement takes part of a general panorama of communication that serves, mainly, to conduct information One of the most challenges in the publicity language is to call the attention of this target audience, having in mind that this receiver lives in a universe saturated of stimulus, can’t assimilate all the messages that comes from many means of communication The advertising executive is increasingly trying to call the receiver attention that reflects in very creative texts On this strategy of seduction, the foreign words emerge in the ads This study will point out the foreign words in the advertisement discourse and the argumentative tools used by the sender to make the announcements more persuasive The corpus to be analyzed is compound by 1 advertisements selected from different magazines and the criterion for selecting the ads was based in the kind of the foreign word used in each text The hypothesis defended is that the publicity discourse is highly persuasive; The Argumentative Semantics will provide, undoubtedly, the theoretical framework to understand the function of linguistic marks in the advertisementOliveira, Esther Gomes de [Orientador]Panichi, Edina Regina PugasContani, Miguel LuizCeranto, Pricila Yamamoto2024-05-01T13:19:36Z2024-05-01T13:19:36Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11696porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:33Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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