Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11889 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a importância que o conjunto de comportamentos propostos por Del Prette e Del Prette (29) em quatro diferentes classes de habilidades sociais educativas tem para pais de crianças deficientes visuais na sua tarefa de educador do filho Para sua realização, foram selecionados 29 participantes que atuaram como juízes, sendo nove mães de crianças com essa deficiência (visão subnormal ou cegueira total) e nenhuma outra deficiência associada e 2 profissionais da área da saúde e da educação que trabalhavam com a reabilitação de crianças deficientes visuais Os dados foram coletados por meio de um protocolo que continha a descrição das respostas que correspondiam a cada classe de Habilidades Sociais Educativas Através de uma escala de cinco pontos, variando de 1 (não importante) a 5 (muito importante) os juízes avaliaram a importância de cada uma das respostas considerando-se as interações entre pais de crianças deficientes visuais e seus filhos As respostas com média inferior a 2,5 foram excluídas do instrumento e sugestões de novas respostas, apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao Protocolo Os resultados permitiram concluir que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes para mães de crianças deficientes visuais, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 2,5 e não houve adição de novas respostas |
id |
UEL_7f3e7c12bc112a29707ee6cecadd07eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11889 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visualComportamentoAvaliaçãoHabilidades sociaisAvaliaçãoEducaçãoAssessment of behaviorAbility, socialEvaluationResumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a importância que o conjunto de comportamentos propostos por Del Prette e Del Prette (29) em quatro diferentes classes de habilidades sociais educativas tem para pais de crianças deficientes visuais na sua tarefa de educador do filho Para sua realização, foram selecionados 29 participantes que atuaram como juízes, sendo nove mães de crianças com essa deficiência (visão subnormal ou cegueira total) e nenhuma outra deficiência associada e 2 profissionais da área da saúde e da educação que trabalhavam com a reabilitação de crianças deficientes visuais Os dados foram coletados por meio de um protocolo que continha a descrição das respostas que correspondiam a cada classe de Habilidades Sociais Educativas Através de uma escala de cinco pontos, variando de 1 (não importante) a 5 (muito importante) os juízes avaliaram a importância de cada uma das respostas considerando-se as interações entre pais de crianças deficientes visuais e seus filhos As respostas com média inferior a 2,5 foram excluídas do instrumento e sugestões de novas respostas, apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao Protocolo Os resultados permitiram concluir que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes para mães de crianças deficientes visuais, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 2,5 e não houve adição de novas respostasDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: This study aimed to evaluate the importance of the set of behaviors proposed by Del Prette and Del Prette (29) in four different classes of social educational skills for parents of blind children in their task of educating the child For its implementation, we selected 29 participants who acted as judges, nine mothers of children with such disabilities (low vision or total blindness) and any other associated disabilities and 2 professionals in the area of health and education working with the rehabilitation of children visually impaired Data were collected using a protocol containing a description of the classes responses of Social Educational Skills Through a five-point scale, ranging from 1 (not important) to 5 (very important) the judges evaluated the importance of each answer considering the interactions between parents of visually impaired children and their children The answers to average less than 2,5 were excluded from the instrument and suggestions for new answers, from two or more judges, could be added to the Protocol The results showed that all social educational skills described were considered relevant to mothers of blind children, since all responses received scores above 2,5 and no addition of other responsesFreitas, Maura Glória de [Orientador]Rocha, Margarette MatescoBolsoni-Silva, Alessandra TuriniSouza, Cristiane Ribeiro de2024-05-01T13:46:02Z2024-05-01T13:46:02Z2009.0014. 08.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11889porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:24Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:24Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual |
title |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual |
spellingShingle |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual Souza, Cristiane Ribeiro de Comportamento Avaliação Habilidades sociais Avaliação Educação Assessment of behavior Ability, social Evaluation |
title_short |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual |
title_full |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual |
title_fullStr |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual |
title_sort |
Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para mães de crianças com deficiência visual |
author |
Souza, Cristiane Ribeiro de |
author_facet |
Souza, Cristiane Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Maura Glória de [Orientador] Rocha, Margarette Matesco Bolsoni-Silva, Alessandra Turini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cristiane Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Avaliação Habilidades sociais Avaliação Educação Assessment of behavior Ability, social Evaluation |
topic |
Comportamento Avaliação Habilidades sociais Avaliação Educação Assessment of behavior Ability, social Evaluation |
description |
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a importância que o conjunto de comportamentos propostos por Del Prette e Del Prette (29) em quatro diferentes classes de habilidades sociais educativas tem para pais de crianças deficientes visuais na sua tarefa de educador do filho Para sua realização, foram selecionados 29 participantes que atuaram como juízes, sendo nove mães de crianças com essa deficiência (visão subnormal ou cegueira total) e nenhuma outra deficiência associada e 2 profissionais da área da saúde e da educação que trabalhavam com a reabilitação de crianças deficientes visuais Os dados foram coletados por meio de um protocolo que continha a descrição das respostas que correspondiam a cada classe de Habilidades Sociais Educativas Através de uma escala de cinco pontos, variando de 1 (não importante) a 5 (muito importante) os juízes avaliaram a importância de cada uma das respostas considerando-se as interações entre pais de crianças deficientes visuais e seus filhos As respostas com média inferior a 2,5 foram excluídas do instrumento e sugestões de novas respostas, apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao Protocolo Os resultados permitiram concluir que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes para mães de crianças deficientes visuais, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 2,5 e não houve adição de novas respostas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
14. 08.2009 2009.00 2024-05-01T13:46:02Z 2024-05-01T13:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11889 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Análise do Comportamento Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823312897900544 |