Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10503 |
Resumo: | Resumo: A criança deficiente visual apresenta, em relação à vidente, dificuldades nos seus relacionamentos interpessoais que podem estar relacionadas à falta de visão A manutenção de comportamentos socialmente pouco habilidosos ao longo da vida pode ser uma variável relevante para comprometer o desempenho social e acadêmico dessas crianças O professor, bem como outros cuidadores (pais e agentes de saúde), que tem crianças deficientes visuais no seu rol de alunos, deve favorecer condições para elas sejam plenamente educadas Para tanto, requerem um conjunto de ações que favoreçam o alcance dessa meta Com vistas a esse objetivo, o presente trabalho avaliou a importância que um conjunto de habilidades sociais educativas, propostas para o treinamento de pais e professores de crianças com outras queixas e/ou necessidades educacionais especiais, tem para professores que atendem crianças com deficiência visual Participaram desse estudo 5 professores de primeira a quarta série do Ensino Fundamental que tinham sob seus cuidados, crianças com essa deficiência e avaliaram a importância de 33 respostas que descrevem as habilidades sociais educativas em quatro diferentes classes O critério para exclusão de respostas propostas para validação foi de obterem média inferior a 25 e, sugestões de novas respostas apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao conjunto de habilidades propostas Os resultados permitiram considerar que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes que professores de crianças deficientes visuais aprendam, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 25 e não houve adição de outras |
id |
UEL_9d27d12bc0de7b590ca62ceba0ae744b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10503 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimentalComportamentoAvaliaçãoHabilidades sociaisAvaliaçãoProfessores de crianças deficientes visuaisAssessment of behaviorAbility, socialEvaluationResumo: A criança deficiente visual apresenta, em relação à vidente, dificuldades nos seus relacionamentos interpessoais que podem estar relacionadas à falta de visão A manutenção de comportamentos socialmente pouco habilidosos ao longo da vida pode ser uma variável relevante para comprometer o desempenho social e acadêmico dessas crianças O professor, bem como outros cuidadores (pais e agentes de saúde), que tem crianças deficientes visuais no seu rol de alunos, deve favorecer condições para elas sejam plenamente educadas Para tanto, requerem um conjunto de ações que favoreçam o alcance dessa meta Com vistas a esse objetivo, o presente trabalho avaliou a importância que um conjunto de habilidades sociais educativas, propostas para o treinamento de pais e professores de crianças com outras queixas e/ou necessidades educacionais especiais, tem para professores que atendem crianças com deficiência visual Participaram desse estudo 5 professores de primeira a quarta série do Ensino Fundamental que tinham sob seus cuidados, crianças com essa deficiência e avaliaram a importância de 33 respostas que descrevem as habilidades sociais educativas em quatro diferentes classes O critério para exclusão de respostas propostas para validação foi de obterem média inferior a 25 e, sugestões de novas respostas apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao conjunto de habilidades propostas Os resultados permitiram considerar que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes que professores de crianças deficientes visuais aprendam, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 25 e não houve adição de outrasDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Blind child , compared to sighted children , tends to face difficulties in their interpersonal relationships as a result of blindness The inappropriate social behavior throughtout the life may be a relevant variable to undermine the social and academic performance of childrens The teacher, as well as other caregivers (parents and health workers) , wich have visually impaired children under their responsabily should promote adequate conditions in order to give them good complete educationTo make it possible it´s necessary a set of actions that favor the achievement of that goal Toward this goal , this paper evaluated the importance of a set of social skills for teachers who have impaired children under their responsabilitiesWere part of this study 5 teachers , from first to fourth grade of elementary school , who had under their care children with visual impaired and were evaluated the importance of 33 answers wich describe the social skills in four different classes The exclusion criteria of proposed answers to evaluation, were to obtainan average rate under 2,5 and suggestions of new responses for further responses submitted by two or more judges could be added to the set of skills proposed The results allowed to consider that all those social skills described were relevant to teacher's learning process, since all the responses received scores higher than 25 and no other addedFreitas, Maura Glória de [Orientador]Silveira, Jocelaine Martins daMarinho-Casanova, Maria LuizaGrassi, Patricia Ferraresi2024-05-01T12:43:55Z2024-05-01T12:43:55Z2009.0019.10.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10503porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental |
title |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental |
spellingShingle |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental Grassi, Patricia Ferraresi Comportamento Avaliação Habilidades sociais Avaliação Professores de crianças deficientes visuais Assessment of behavior Ability, social Evaluation |
title_short |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental |
title_full |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental |
title_fullStr |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental |
title_full_unstemmed |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental |
title_sort |
Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental |
author |
Grassi, Patricia Ferraresi |
author_facet |
Grassi, Patricia Ferraresi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Maura Glória de [Orientador] Silveira, Jocelaine Martins da Marinho-Casanova, Maria Luiza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grassi, Patricia Ferraresi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Avaliação Habilidades sociais Avaliação Professores de crianças deficientes visuais Assessment of behavior Ability, social Evaluation |
topic |
Comportamento Avaliação Habilidades sociais Avaliação Professores de crianças deficientes visuais Assessment of behavior Ability, social Evaluation |
description |
Resumo: A criança deficiente visual apresenta, em relação à vidente, dificuldades nos seus relacionamentos interpessoais que podem estar relacionadas à falta de visão A manutenção de comportamentos socialmente pouco habilidosos ao longo da vida pode ser uma variável relevante para comprometer o desempenho social e acadêmico dessas crianças O professor, bem como outros cuidadores (pais e agentes de saúde), que tem crianças deficientes visuais no seu rol de alunos, deve favorecer condições para elas sejam plenamente educadas Para tanto, requerem um conjunto de ações que favoreçam o alcance dessa meta Com vistas a esse objetivo, o presente trabalho avaliou a importância que um conjunto de habilidades sociais educativas, propostas para o treinamento de pais e professores de crianças com outras queixas e/ou necessidades educacionais especiais, tem para professores que atendem crianças com deficiência visual Participaram desse estudo 5 professores de primeira a quarta série do Ensino Fundamental que tinham sob seus cuidados, crianças com essa deficiência e avaliaram a importância de 33 respostas que descrevem as habilidades sociais educativas em quatro diferentes classes O critério para exclusão de respostas propostas para validação foi de obterem média inferior a 25 e, sugestões de novas respostas apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao conjunto de habilidades propostas Os resultados permitiram considerar que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes que professores de crianças deficientes visuais aprendam, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 25 e não houve adição de outras |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
19.10.2009 2009.00 2024-05-01T12:43:55Z 2024-05-01T12:43:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10503 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Análise do Comportamento Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823278094614528 |