Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Priscila de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13106
Resumo: Resumo: Em relação às diferentes ações propostas na literatura para ensinar diversos comportamentos a crianças com necessidades educacionais especiais, o conjunto que descreve as habilidades sociais educativas tem sido testado com êxito em estudos experimentais com pais e professores de crianças com deficiência visual e com TDAH Especificamente com crianças com TDAH, a literatura na área aponta que tais habilidades são relevantes para otimizar condições de ensino/aprendizagem Dentre os inúmeros contextos que a criança com diagnóstico de TDAH interage e apresenta dificuldades de responder, se encontra o cumprimento de atividades acadêmicas requeridas pela escola e, dentre elas, a realização de tarefas escolares Esta atividade é caracterizada como queixa unânime de pais e professores dessas crianças e o déficit nela geralmente traz diversos prejuízos para o seu desempenho escolar A tarefa escolar descreve duas classes comportamentais que estão diretamente relacionadas com a sua realização e são denominados de ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) e ações fora da tarefa (off-task behavior) Embora se constate, pelas inúmeras queixas de mães e professores de crianças com TDAH, que as ações voltadas para a tarefa são importantes, pois podem assegurar maior sucesso acadêmico dessa população, as pesquisas são vagas e não apontam claramente quais comportamentos seriam mais eficazes para que tal desempenho possa ser considerado satisfatório A produção científica nacional na área também é escassa no que se refere ao tema, tanto para identificar quais comportamentos denominados voltados para tarefa são relevantes que crianças com TDAH aprendam quanto quais são as habilidades sociais educativas mais relevantes para promover esses comportamentos no contexto de tarefa escolar Assim, essa pesquisa identificou quais ações, daquelas descritas no conjunto de habilidades sociais educativas, são emitidas pelos pais de crianças com esse diagnóstico que criam contingências e modelam comportamentos voltados para a tarefa do filho Para tanto, participaram da pesquisa quatro pais e seus filhos com diagnóstico médico de TDAH Duas das quatro crianças participantes apresentavam desempenho escolar satisfatório e as outras duas apresentavam desempenho escolar insatisfatório Em uma situação estruturada, as díades realizaram uma tarefa semelhante a tarefa escolar feita em casa e houve registro de comportamentos de ambos Os resultados indicam que as crianças com desempenho satisfatório emitem em maior freqüência comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e também alcançaram maior acurácia nas tarefas realizadas Além disso, os pais dessas crianças emitiram maior freqüência de comportamentos no âmbito das habilidades sociais educativas, indicando que esse conjunto de comportamentos pode ajudar as crianças a superarem as dificuldades de desempenho acadêmico Espera-se que pesquisas nesse tema possam contribuir para que ações efetivas em habilidades sociais educativas tenham procedimentos testados e validados para o público-alvo a que se destina
id UEL_d7daa1ffab2864f3e8fc10149dc66045
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13106
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAHComportamentoAvaliaçãoHabilidades sociais educativasAvaliaçãoCrianças hiperativasBehavioral evaluationHiperactive childrenBehaviorSocial ability - EvaluationResumo: Em relação às diferentes ações propostas na literatura para ensinar diversos comportamentos a crianças com necessidades educacionais especiais, o conjunto que descreve as habilidades sociais educativas tem sido testado com êxito em estudos experimentais com pais e professores de crianças com deficiência visual e com TDAH Especificamente com crianças com TDAH, a literatura na área aponta que tais habilidades são relevantes para otimizar condições de ensino/aprendizagem Dentre os inúmeros contextos que a criança com diagnóstico de TDAH interage e apresenta dificuldades de responder, se encontra o cumprimento de atividades acadêmicas requeridas pela escola e, dentre elas, a realização de tarefas escolares Esta atividade é caracterizada como queixa unânime de pais e professores dessas crianças e o déficit nela geralmente traz diversos prejuízos para o seu desempenho escolar A tarefa escolar descreve duas classes comportamentais que estão diretamente relacionadas com a sua realização e são denominados de ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) e ações fora da tarefa (off-task behavior) Embora se constate, pelas inúmeras queixas de mães e professores de crianças com TDAH, que as ações voltadas para a tarefa são importantes, pois podem assegurar maior sucesso acadêmico dessa população, as pesquisas são vagas e não apontam claramente quais comportamentos seriam mais eficazes para que tal desempenho possa ser considerado satisfatório A produção científica nacional na área também é escassa no que se refere ao tema, tanto para identificar quais comportamentos denominados voltados para tarefa são relevantes que crianças com TDAH aprendam quanto quais são as habilidades sociais educativas mais relevantes para promover esses comportamentos no contexto de tarefa escolar Assim, essa pesquisa identificou quais ações, daquelas descritas no conjunto de habilidades sociais educativas, são emitidas pelos pais de crianças com esse diagnóstico que criam contingências e modelam comportamentos voltados para a tarefa do filho Para tanto, participaram da pesquisa quatro pais e seus filhos com diagnóstico médico de TDAH Duas das quatro crianças participantes apresentavam desempenho escolar satisfatório e as outras duas apresentavam desempenho escolar insatisfatório Em uma situação estruturada, as díades realizaram uma tarefa semelhante a tarefa escolar feita em casa e houve registro de comportamentos de ambos Os resultados indicam que as crianças com desempenho satisfatório emitem em maior freqüência comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e também alcançaram maior acurácia nas tarefas realizadas Além disso, os pais dessas crianças emitiram maior freqüência de comportamentos no âmbito das habilidades sociais educativas, indicando que esse conjunto de comportamentos pode ajudar as crianças a superarem as dificuldades de desempenho acadêmico Espera-se que pesquisas nesse tema possam contribuir para que ações efetivas em habilidades sociais educativas tenham procedimentos testados e validados para o público-alvo a que se destinaDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Among different programs to teach parents how to help their children with special cares, the educational social skill’s programs have been tested with success in experimental studies with parents and teachers of children with visual impairment and with ADHD´s children In all the contexts that a child with ADHD interacts and have difficulties in responding, is the performance of academic activities and specifically in homework This activity is a parent’s and teacher’s concerned and the child’s difficulty covers damages to their school performance The homework describes two different sets of behavior that are connects with your achievement, to know: on-task behavior and off-task behavior Although parent’s and teacher’s claims that on task behavior are important because it can help children to have academic success, the studies are vague and don’t indicate what behavior can be more effective in this context The national scientific production about this theme is also poor for both identify which behavior of the on-task behavior’s set are relevant to ADHD’s child learn and which the educational social skill’s can promote these behaviors in homework context So, this search identifies which actions of social educational skill’s categories are issued by parent of ADHD’s children that can help their sons in performing homework For that, four parents and their sons with ADHD participate in this study Two of the children had satisfactory academic performance and the other two had unsatisfactory academic performance In a structured situation, parents and their kids did homework like they usually do at home and theirs behavior were registered The results suggested that children with a satisfactory performance issue presents better frequency the on-task behavior and also presents better accuracy in the tasks Besides, the parent of these children presents better frequency of educational social skills, indicating that this behavior’s set cam help the kids to overcome their difficulties of school performance The results also indicated that studies about this theme can contributed to successfully interventions in educational social skills with populations with specifics problemsFreitas, Maura Glória de [Orientador]Fornazari, Silvia AparecidaSilveira, Jocelaine Martins daAndrade, Priscila de2024-05-01T14:07:19Z2024-05-01T14:07:19Z2011.0028.11.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13106porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH
title Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH
spellingShingle Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH
Andrade, Priscila de
Comportamento
Avaliação
Habilidades sociais educativas
Avaliação
Crianças hiperativas
Behavioral evaluation
Hiperactive children
Behavior
Social ability - Evaluation
title_short Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH
title_full Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH
title_fullStr Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH
title_full_unstemmed Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH
title_sort Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH
author Andrade, Priscila de
author_facet Andrade, Priscila de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Maura Glória de [Orientador]
Fornazari, Silvia Aparecida
Silveira, Jocelaine Martins da
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Priscila de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Avaliação
Habilidades sociais educativas
Avaliação
Crianças hiperativas
Behavioral evaluation
Hiperactive children
Behavior
Social ability - Evaluation
topic Comportamento
Avaliação
Habilidades sociais educativas
Avaliação
Crianças hiperativas
Behavioral evaluation
Hiperactive children
Behavior
Social ability - Evaluation
description Resumo: Em relação às diferentes ações propostas na literatura para ensinar diversos comportamentos a crianças com necessidades educacionais especiais, o conjunto que descreve as habilidades sociais educativas tem sido testado com êxito em estudos experimentais com pais e professores de crianças com deficiência visual e com TDAH Especificamente com crianças com TDAH, a literatura na área aponta que tais habilidades são relevantes para otimizar condições de ensino/aprendizagem Dentre os inúmeros contextos que a criança com diagnóstico de TDAH interage e apresenta dificuldades de responder, se encontra o cumprimento de atividades acadêmicas requeridas pela escola e, dentre elas, a realização de tarefas escolares Esta atividade é caracterizada como queixa unânime de pais e professores dessas crianças e o déficit nela geralmente traz diversos prejuízos para o seu desempenho escolar A tarefa escolar descreve duas classes comportamentais que estão diretamente relacionadas com a sua realização e são denominados de ações voltadas para a tarefa (on-task behavior) e ações fora da tarefa (off-task behavior) Embora se constate, pelas inúmeras queixas de mães e professores de crianças com TDAH, que as ações voltadas para a tarefa são importantes, pois podem assegurar maior sucesso acadêmico dessa população, as pesquisas são vagas e não apontam claramente quais comportamentos seriam mais eficazes para que tal desempenho possa ser considerado satisfatório A produção científica nacional na área também é escassa no que se refere ao tema, tanto para identificar quais comportamentos denominados voltados para tarefa são relevantes que crianças com TDAH aprendam quanto quais são as habilidades sociais educativas mais relevantes para promover esses comportamentos no contexto de tarefa escolar Assim, essa pesquisa identificou quais ações, daquelas descritas no conjunto de habilidades sociais educativas, são emitidas pelos pais de crianças com esse diagnóstico que criam contingências e modelam comportamentos voltados para a tarefa do filho Para tanto, participaram da pesquisa quatro pais e seus filhos com diagnóstico médico de TDAH Duas das quatro crianças participantes apresentavam desempenho escolar satisfatório e as outras duas apresentavam desempenho escolar insatisfatório Em uma situação estruturada, as díades realizaram uma tarefa semelhante a tarefa escolar feita em casa e houve registro de comportamentos de ambos Os resultados indicam que as crianças com desempenho satisfatório emitem em maior freqüência comportamentos da classe ações voltadas para a tarefa e também alcançaram maior acurácia nas tarefas realizadas Além disso, os pais dessas crianças emitiram maior freqüência de comportamentos no âmbito das habilidades sociais educativas, indicando que esse conjunto de comportamentos pode ajudar as crianças a superarem as dificuldades de desempenho acadêmico Espera-se que pesquisas nesse tema possam contribuir para que ações efetivas em habilidades sociais educativas tenham procedimentos testados e validados para o público-alvo a que se destina
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T14:07:19Z
2024-05-01T14:07:19Z
28.11.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13106
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823276346638336