Metacognição em atividades de modelagem matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Élida Maiara Velozo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17111
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como estratégias metacognitivas agem sobre as ações dos alunos em atividades de modelagem matemática. Para compor os dados empíricos da pesquisa foram desenvolvidas atividade de modelagem em uma turma do 4º ano de Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa qualitativa orienta o desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados e o encaminhamento das análises. No desenvolvimento das atividades de modelagem, as estratégias metacognitivas são identificadas com o auxílio de um instrumento que foi construído considerando aspectos indicadores dessas estratégias. Os registros escritos, gravações das aulas e questionários compõem o material de coleta de dados. A análise dos dados tem como suporte a metodologia que considera as estratégias metacognitivas em atividades de modelagem e as práticas discursivas dos alunos envolvidos em atividades de modelagem matemática. As práticas discursivas são elucidadas mediante ferramentas analíticas como árvore de associação de ideias e linhas narrativas. Dessas análises é possível identificar desdobramentos para o desenvolvimento das atividades de modelagem matemática decorrentes das estratégias metacognitivas dos alunos. A pesquisa empírica empreendida possibilita a organização de uma taxonomia para a metacognição em atividades de modelagem matemática. Essa taxonomia elucida que os táxons que se destacam do uso de estratégias metacognitivas são: tomada de decisão, julgamento reflexivo, reflexão intencional, experiência social, coesão matemática e pensamento sistêmico. Neste sentido, a pesquisa avança relativamente ao que já se tem reconhecido na área de Modelagem Matemática sobre a metacognição em atividades de modelagem matemática e indica a relevância das estratégias metacognitivas para a performance dos alunos em atividades de modelagem matemática ao mesmo tempo em que sinaliza o potencial dessas atividades para a mobilização dessas estratégias.
id UEL_88affce4ba162058233a5d61335b53d0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17111
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Metacognição em atividades de modelagem matemática.Metacognition in mathematical modeling activities.Modelagem matemáticaMetacogniçãoEstratégias metacognitivasTaxonomiaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematical modellingMetacognitionMetacognitive strategiesTaxonomyEsta pesquisa tem como objetivo investigar como estratégias metacognitivas agem sobre as ações dos alunos em atividades de modelagem matemática. Para compor os dados empíricos da pesquisa foram desenvolvidas atividade de modelagem em uma turma do 4º ano de Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa qualitativa orienta o desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados e o encaminhamento das análises. No desenvolvimento das atividades de modelagem, as estratégias metacognitivas são identificadas com o auxílio de um instrumento que foi construído considerando aspectos indicadores dessas estratégias. Os registros escritos, gravações das aulas e questionários compõem o material de coleta de dados. A análise dos dados tem como suporte a metodologia que considera as estratégias metacognitivas em atividades de modelagem e as práticas discursivas dos alunos envolvidos em atividades de modelagem matemática. As práticas discursivas são elucidadas mediante ferramentas analíticas como árvore de associação de ideias e linhas narrativas. Dessas análises é possível identificar desdobramentos para o desenvolvimento das atividades de modelagem matemática decorrentes das estratégias metacognitivas dos alunos. A pesquisa empírica empreendida possibilita a organização de uma taxonomia para a metacognição em atividades de modelagem matemática. Essa taxonomia elucida que os táxons que se destacam do uso de estratégias metacognitivas são: tomada de decisão, julgamento reflexivo, reflexão intencional, experiência social, coesão matemática e pensamento sistêmico. Neste sentido, a pesquisa avança relativamente ao que já se tem reconhecido na área de Modelagem Matemática sobre a metacognição em atividades de modelagem matemática e indica a relevância das estratégias metacognitivas para a performance dos alunos em atividades de modelagem matemática ao mesmo tempo em que sinaliza o potencial dessas atividades para a mobilização dessas estratégias.This research aims to investigate how metacognitive strategies affect students’ actions in mathematical modelling activities. For composing the empirical data were applied modelling activities with graduating students of the Mathematical Degree in the discipline of Mathematical Modelling in a Mathematics Education Perspective. The methodology of qualitative research guides the development of this study, the data collect and the analysis. During the development of modelling activities, the metacognitive strategies are identified with an instrument built considering relevant aspects of these strategies. The written registers, classes records and questionaries are the data. Its analysis is supported by the methodology that considers the metacognitive strategies in modelling activities and discursive practices of the students involved in mathematical modelling activities. The discursive practices emerge from analytic mechanisms as tree of idea association and narrative lines. From these analyses is possible to identify consecution to the development of mathematical modelling activities because of the students’ metacognitive strategies. The engaged empiric research contributes to the organization of a metacognition taxonomy in mathematical modelling activities. This taxonomy clears that the highlighted taxa in the use of metacognitive strategies are decision making, reflexive judgment, intentional reflection, social experience, mathematical cohesion and systemic thinking. In this path, the study proceeds relatively to what is known in Mathematical Modelling area about metacognition in mathematical modeling activities and it indicates the relevance of metacognitive strategies for the students’ performance in mathematical modelling activities simultaneously that points out the potential these activities have for the mobilization of these strategies.Almeida, Lourdes Maria Werle deGroenwald, Cláudia Lisete OliveiraRosa, Cleci Teresinha Werner daTorisu, Edmilson MinoruVertuan, Rodolfo EduardoCastro, Élida Maiara Velozo de2024-07-31T16:38:13Z2024-07-31T16:38:13Z2022-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17111porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina229 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T06:02:28Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-01T06:02:28Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Metacognição em atividades de modelagem matemática.
Metacognition in mathematical modeling activities.
title Metacognição em atividades de modelagem matemática.
spellingShingle Metacognição em atividades de modelagem matemática.
Castro, Élida Maiara Velozo de
Modelagem matemática
Metacognição
Estratégias metacognitivas
Taxonomia
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematical modelling
Metacognition
Metacognitive strategies
Taxonomy
title_short Metacognição em atividades de modelagem matemática.
title_full Metacognição em atividades de modelagem matemática.
title_fullStr Metacognição em atividades de modelagem matemática.
title_full_unstemmed Metacognição em atividades de modelagem matemática.
title_sort Metacognição em atividades de modelagem matemática.
author Castro, Élida Maiara Velozo de
author_facet Castro, Élida Maiara Velozo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de
Groenwald, Cláudia Lisete Oliveira
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Torisu, Edmilson Minoru
Vertuan, Rodolfo Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Élida Maiara Velozo de
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Metacognição
Estratégias metacognitivas
Taxonomia
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematical modelling
Metacognition
Metacognitive strategies
Taxonomy
topic Modelagem matemática
Metacognição
Estratégias metacognitivas
Taxonomia
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematical modelling
Metacognition
Metacognitive strategies
Taxonomy
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar como estratégias metacognitivas agem sobre as ações dos alunos em atividades de modelagem matemática. Para compor os dados empíricos da pesquisa foram desenvolvidas atividade de modelagem em uma turma do 4º ano de Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática. A metodologia de pesquisa qualitativa orienta o desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados e o encaminhamento das análises. No desenvolvimento das atividades de modelagem, as estratégias metacognitivas são identificadas com o auxílio de um instrumento que foi construído considerando aspectos indicadores dessas estratégias. Os registros escritos, gravações das aulas e questionários compõem o material de coleta de dados. A análise dos dados tem como suporte a metodologia que considera as estratégias metacognitivas em atividades de modelagem e as práticas discursivas dos alunos envolvidos em atividades de modelagem matemática. As práticas discursivas são elucidadas mediante ferramentas analíticas como árvore de associação de ideias e linhas narrativas. Dessas análises é possível identificar desdobramentos para o desenvolvimento das atividades de modelagem matemática decorrentes das estratégias metacognitivas dos alunos. A pesquisa empírica empreendida possibilita a organização de uma taxonomia para a metacognição em atividades de modelagem matemática. Essa taxonomia elucida que os táxons que se destacam do uso de estratégias metacognitivas são: tomada de decisão, julgamento reflexivo, reflexão intencional, experiência social, coesão matemática e pensamento sistêmico. Neste sentido, a pesquisa avança relativamente ao que já se tem reconhecido na área de Modelagem Matemática sobre a metacognição em atividades de modelagem matemática e indica a relevância das estratégias metacognitivas para a performance dos alunos em atividades de modelagem matemática ao mesmo tempo em que sinaliza o potencial dessas atividades para a mobilização dessas estratégias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02
2024-07-31T16:38:13Z
2024-07-31T16:38:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17111
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
229 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823254544646144