A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcela Calixto dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8584
Resumo: Resumo: Acreditamos que a experiência realizada no contexto efetivo das relações professor-aluno seja um fator importantíssimo para compreendermos o trabalho pedagógico, nos ajudando a entender de forma mais aguda essas relações e, também, possibilitando uma clareza maior sobre as dimensões que envolvem as instâncias da teoria e da prática Portanto, decidimos realizar uma análise reflexiva sobre esse tema a partir das contribuições teóricas de John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997) Escolhemos Dewey porque este filósofo norte-americano foi um dos primeiros a enfocar o tema da experiência de maneira sistemática no campo da Filosofia e da Educação Freire foi escolhido com o objetivo de enriquecer as discussões pelas contribuições significativas de seu pensamento e suas experiências no contexto histórico e social do Brasil Nosso objetivo na Dissertação não foi comparar os autores, mas sim apreender a contribuição dos dois em relação ao fenômeno focalizado na pesquisa por meio de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras selecionadas Para entendermos a natureza da experiência, foi-nos necessário, primeiramente, buscar o conceito no campo da antropologia e da epistemologia, para que, concomitantemente, conseguíssemos também entender melhor quem são esses sujeitos, professor e aluno na sociedade, e, como chegam a conhecer a realidade na qual estão inseridos A partir de então, obtivemos dados necessários para seguir na reflexão sobre as concepções de educação escolar, de professor, de aluno e das matérias de estudo, para que enfim conseguíssemos elaborar uma reflexão mais consistente sobre a relação professor-aluno na escola Ficou claro no trabalho que, a experiência, tanto do professor como do aluno, consiste no ponto de partida para as atitudes de cada um na sala de aula Dewey e Freire, cada um a seu modo, confirmam a relevância e a necessidade das experiências de vida dos alunos serem tomadas como o ponto de partida para a organização do trabalho educativo Tais experiências, se relacionadas com as matérias de ensino, potencializam as atividades intelectuais do indivíduo para um pensamento reflexivo e crítico, a partir do qual pode atribuir significados autênticos às novas aprendizagens percebidas nas suas próprias experiências, podendo assim aprimorar a inteligência para transformar os condicionamentos de sua realidade Contudo, Freire (23) nos aponta o problema da “inexperiência democrática”, como um problema social, da estrutura opressora que se desenvolveu na história de nosso país, o qual se reflete na escola e nas relações que são estabelecidas na sala de aula Deste modo, junto a Dewey, Freire defende que a democracia deve ser um princípio norteador das relações humanas Logo, os professores devem aprender, junto aos alunos, a realizar reflexões críticas e tomar decisões no espaço escolar e, sobretudo, na sociedade, manifestando um posicionamento político a favor da humanização e libertação humana
id UEL_8dd2e1f022d1928cb180cd1cb8d00233
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8584
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo FreireProfessores e alunosExperiênciaEducaçãoExperienceResumo: Acreditamos que a experiência realizada no contexto efetivo das relações professor-aluno seja um fator importantíssimo para compreendermos o trabalho pedagógico, nos ajudando a entender de forma mais aguda essas relações e, também, possibilitando uma clareza maior sobre as dimensões que envolvem as instâncias da teoria e da prática Portanto, decidimos realizar uma análise reflexiva sobre esse tema a partir das contribuições teóricas de John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997) Escolhemos Dewey porque este filósofo norte-americano foi um dos primeiros a enfocar o tema da experiência de maneira sistemática no campo da Filosofia e da Educação Freire foi escolhido com o objetivo de enriquecer as discussões pelas contribuições significativas de seu pensamento e suas experiências no contexto histórico e social do Brasil Nosso objetivo na Dissertação não foi comparar os autores, mas sim apreender a contribuição dos dois em relação ao fenômeno focalizado na pesquisa por meio de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras selecionadas Para entendermos a natureza da experiência, foi-nos necessário, primeiramente, buscar o conceito no campo da antropologia e da epistemologia, para que, concomitantemente, conseguíssemos também entender melhor quem são esses sujeitos, professor e aluno na sociedade, e, como chegam a conhecer a realidade na qual estão inseridos A partir de então, obtivemos dados necessários para seguir na reflexão sobre as concepções de educação escolar, de professor, de aluno e das matérias de estudo, para que enfim conseguíssemos elaborar uma reflexão mais consistente sobre a relação professor-aluno na escola Ficou claro no trabalho que, a experiência, tanto do professor como do aluno, consiste no ponto de partida para as atitudes de cada um na sala de aula Dewey e Freire, cada um a seu modo, confirmam a relevância e a necessidade das experiências de vida dos alunos serem tomadas como o ponto de partida para a organização do trabalho educativo Tais experiências, se relacionadas com as matérias de ensino, potencializam as atividades intelectuais do indivíduo para um pensamento reflexivo e crítico, a partir do qual pode atribuir significados autênticos às novas aprendizagens percebidas nas suas próprias experiências, podendo assim aprimorar a inteligência para transformar os condicionamentos de sua realidade Contudo, Freire (23) nos aponta o problema da “inexperiência democrática”, como um problema social, da estrutura opressora que se desenvolveu na história de nosso país, o qual se reflete na escola e nas relações que são estabelecidas na sala de aula Deste modo, junto a Dewey, Freire defende que a democracia deve ser um princípio norteador das relações humanas Logo, os professores devem aprender, junto aos alunos, a realizar reflexões críticas e tomar decisões no espaço escolar e, sobretudo, na sociedade, manifestando um posicionamento político a favor da humanização e libertação humanaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: We believe that the experience conducted in the effective context of teacher-student relationships is a very important factor to understand the pedagogical work, helping us understand more acutely these relationships and also enabling greater clarity about the dimensions involving instances of theory and practice Therefore, we decided to develop a reflective analysis on this topic based on the theoretical contributions of John Dewey (1859-1952) and Paulo Freire (1921-1997) The North American professor was chosen because he was one of the first philosophers to systematically address the issue of experience in the field of Philosophy and Education Freire was chosen with the objective of enriching the discussions through his significant contributions from thoughts and experiences in the historical and social context of Brazil Our object in the dissertation was not to compare the authors, but grasp the contribution of both in relation to the phenomenon focused in research through a literature review from some selected works Firstly, to understand the nature of the experience it was necessary to get the concept in the field of anthropology and epistemology, so that, concomitantly, we could also better understand who are these subjects, teacher and student in society, and how to come to know the reality in which they live Then, we obtained data required to follow the reflection on the concepts of education, teacher, student and study materials, so that finally we could develop a more consistent reflection on the teacher-student relationship in school It became clear in this work that, the experience, of the teacher as well as the student, is the starting point for the attitudes of each in the classroom However, Dewey and Freire, each in his own manner, confirm the relevance and necessity of taking the life experiences of the students as the starting point for the organization of educational work Such experiences, if related to teaching materials, potentiate the intellectual activities of the individual to a reflective and critical thinking, from which one can assign authentic meanings to new learnings perceived their own experiences, and thus produce intelligence to transform the conditionings of their reality However, Freire (23) points out the problem of "democratic inexperience" as a social problem, the oppressive structure that developed in the history of our country, which is reflected in the school and in the relationships that are established within the classroom Thus, along with Dewey, Freire defends that democracy should be a guiding principle of human relations Therefore, teachers must learn along with students, to perform critical thinking and decision making in school and, especially in society, expressing a political position in favor of human liberation and humanizationHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Streck, Danilo RomeuMuraro, Darcísio NatalVerástegui, Rosa de Lourdes AguilarSantos, Marcela Calixto dos2024-05-01T11:34:54Z2024-05-01T11:34:54Z2014.0024.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8584porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire
title A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire
spellingShingle A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire
Santos, Marcela Calixto dos
Professores e alunos
Experiência
Educação
Experience
title_short A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire
title_full A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire
title_fullStr A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire
title_full_unstemmed A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire
title_sort A experiência na relação professor-aluno : uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire
author Santos, Marcela Calixto dos
author_facet Santos, Marcela Calixto dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]
Streck, Danilo Romeu
Muraro, Darcísio Natal
Verástegui, Rosa de Lourdes Aguilar
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcela Calixto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Experiência
Educação
Experience
topic Professores e alunos
Experiência
Educação
Experience
description Resumo: Acreditamos que a experiência realizada no contexto efetivo das relações professor-aluno seja um fator importantíssimo para compreendermos o trabalho pedagógico, nos ajudando a entender de forma mais aguda essas relações e, também, possibilitando uma clareza maior sobre as dimensões que envolvem as instâncias da teoria e da prática Portanto, decidimos realizar uma análise reflexiva sobre esse tema a partir das contribuições teóricas de John Dewey (1859-1952) e Paulo Freire (1921-1997) Escolhemos Dewey porque este filósofo norte-americano foi um dos primeiros a enfocar o tema da experiência de maneira sistemática no campo da Filosofia e da Educação Freire foi escolhido com o objetivo de enriquecer as discussões pelas contribuições significativas de seu pensamento e suas experiências no contexto histórico e social do Brasil Nosso objetivo na Dissertação não foi comparar os autores, mas sim apreender a contribuição dos dois em relação ao fenômeno focalizado na pesquisa por meio de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras selecionadas Para entendermos a natureza da experiência, foi-nos necessário, primeiramente, buscar o conceito no campo da antropologia e da epistemologia, para que, concomitantemente, conseguíssemos também entender melhor quem são esses sujeitos, professor e aluno na sociedade, e, como chegam a conhecer a realidade na qual estão inseridos A partir de então, obtivemos dados necessários para seguir na reflexão sobre as concepções de educação escolar, de professor, de aluno e das matérias de estudo, para que enfim conseguíssemos elaborar uma reflexão mais consistente sobre a relação professor-aluno na escola Ficou claro no trabalho que, a experiência, tanto do professor como do aluno, consiste no ponto de partida para as atitudes de cada um na sala de aula Dewey e Freire, cada um a seu modo, confirmam a relevância e a necessidade das experiências de vida dos alunos serem tomadas como o ponto de partida para a organização do trabalho educativo Tais experiências, se relacionadas com as matérias de ensino, potencializam as atividades intelectuais do indivíduo para um pensamento reflexivo e crítico, a partir do qual pode atribuir significados autênticos às novas aprendizagens percebidas nas suas próprias experiências, podendo assim aprimorar a inteligência para transformar os condicionamentos de sua realidade Contudo, Freire (23) nos aponta o problema da “inexperiência democrática”, como um problema social, da estrutura opressora que se desenvolveu na história de nosso país, o qual se reflete na escola e nas relações que são estabelecidas na sala de aula Deste modo, junto a Dewey, Freire defende que a democracia deve ser um princípio norteador das relações humanas Logo, os professores devem aprender, junto aos alunos, a realizar reflexões críticas e tomar decisões no espaço escolar e, sobretudo, na sociedade, manifestando um posicionamento político a favor da humanização e libertação humana
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T11:34:54Z
2024-05-01T11:34:54Z
24.02.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8584
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823259340832768