Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisa |
id |
UEL_93e2296503b20ad18002d4e8f5277118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11610 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografiaGeografiaArte e geografiaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoGeografiaFormação de conceitosArt and geographyInterdisciplinary approach to knowledgeConcept formationPhotography and geographyGeographyStudy and teaching - EnvironmenResumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisaDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: This paper aims to approach the areas of Art-Education and Geography from a transdisciplinary point of view, taking into account (1) the particular comprehension of the social and artistic phenomena in the process of learning and teaching; (2) the legitimation of the transdisciplinary teaching of these two areas of knowledge; (3) the proposition that it is possible to ally the artistic subjective/sensibility in the construction of geographic concepts Once these correlations are established and the theoretical points discussed, it will be presented the application of these premises in a field research (action research), starting from the relationship between panorama, memory and culture Being so, believing in the potential use of photography, it was worked out with the students the question of individual experience and world vision, building identifications that are shared in a common territory To do so, the roads of this work are directed to the elucidation of freedom and autonomy matters born in the learning-teaching process, connected to various areas of knowledge, as to the exploration of applied methods and the results reached in the researchSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Torres, Eloíza CristianePuccetti, RobertaAndrade, Francielly Barbosa2024-05-01T13:17:50Z2024-05-01T13:17:50Z2016.0025.05.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia |
title |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia |
spellingShingle |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia Andrade, Francielly Barbosa Geografia Arte e geografia Abordagem interdisciplinar do conhecimento Geografia Formação de conceitos Art and geography Interdisciplinary approach to knowledge Concept formation Photography and geography Geography Study and teaching - Environmen |
title_short |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia |
title_full |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia |
title_fullStr |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia |
title_full_unstemmed |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia |
title_sort |
Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia |
author |
Andrade, Francielly Barbosa |
author_facet |
Andrade, Francielly Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] Torres, Eloíza Cristiane Puccetti, Roberta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Francielly Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Arte e geografia Abordagem interdisciplinar do conhecimento Geografia Formação de conceitos Art and geography Interdisciplinary approach to knowledge Concept formation Photography and geography Geography Study and teaching - Environmen |
topic |
Geografia Arte e geografia Abordagem interdisciplinar do conhecimento Geografia Formação de conceitos Art and geography Interdisciplinary approach to knowledge Concept formation Photography and geography Geography Study and teaching - Environmen |
description |
Resumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisa |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016.00 2024-05-01T13:17:50Z 2024-05-01T13:17:50Z 25.05.2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Geografia Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823310845837312 |