Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11055
Resumo: Resumo: Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de Joseph Novak Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve Modelagem Matemática A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática, Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular Após um período de familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e extra-matemáticos envolvidos no problema estudado Os mapas conceituais elaborados pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os meios empregados na coleta das informações Essas informações permitiram perceber avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmos
id UEL_978ed3edfc927172148bba9dc47c7aa3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11055
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituaisEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoModelos matemáticosEstudo e ensinoMathematics educationMathematicsMathematical modelsStudy and teachingResumo: Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de Joseph Novak Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve Modelagem Matemática A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática, Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular Após um período de familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e extra-matemáticos envolvidos no problema estudado Os mapas conceituais elaborados pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os meios empregados na coleta das informações Essas informações permitiram perceber avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: We present the results of a research work based on the theoretical presumptions of Mathematical Modelling in the perspectives of Mathematical Education, Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Concepts Maps of Joseph Novak We previously established a set of elements through which it is possible to elicit the occurrence of Meaningful Learning through the Concepts Maps, when teaching activities compose a proposal involving Mathematical Modelling The research was developed with 4 students attending the first semester of an Industrial Mechanical Maintenance course in a state University from Paraná, during the classes of Foundations of Mathematics, Integral Differential Calculus I and during an extra- curricular course After a familiarization period with the Concepts Maps, the students developed Mathematical Modelling activities and they built maps related to the mathematical and extra-mathematical concepts involved in the problem studied For the collection of information, the concepts maps elaborated by the students, their direct observation, the application of questionnaires and interviews were employed All these information allowed noticing: progresses in the continuum routine learning- meaningful learning of mathematical concepts using Modelling, the potentialities of association of Concepts Maps and Mathematical Modelling, as well as the advantages and the disadvantages of working with themAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Salvador, José AntônioBatista, Irinéa de LourdesFontanini, Maria Lúcia de Carvalho2024-05-01T13:09:43Z2024-05-01T13:09:43Z2007.0023.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11055porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
title Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
spellingShingle Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics
Mathematical models
Study and teaching
title_short Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
title_full Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
title_fullStr Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
title_full_unstemmed Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
title_sort Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
author Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho
author_facet Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Salvador, José Antônio
Batista, Irinéa de Lourdes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics
Mathematical models
Study and teaching
topic Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Estudo e ensino
Mathematics education
Mathematics
Mathematical models
Study and teaching
description Resumo: Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de Joseph Novak Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve Modelagem Matemática A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática, Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular Após um período de familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e extra-matemáticos envolvidos no problema estudado Os mapas conceituais elaborados pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os meios empregados na coleta das informações Essas informações permitiram perceber avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2007.00
2024-05-01T13:09:43Z
2024-05-01T13:09:43Z
23.03.2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11055
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823302880854016