Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11055 |
Resumo: | Resumo: Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de Joseph Novak Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve Modelagem Matemática A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática, Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular Após um período de familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e extra-matemáticos envolvidos no problema estudado Os mapas conceituais elaborados pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os meios empregados na coleta das informações Essas informações permitiram perceber avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmos |
id |
UEL_978ed3edfc927172148bba9dc47c7aa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11055 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituaisEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoModelos matemáticosEstudo e ensinoMathematics educationMathematicsMathematical modelsStudy and teachingResumo: Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de Joseph Novak Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve Modelagem Matemática A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática, Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular Após um período de familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e extra-matemáticos envolvidos no problema estudado Os mapas conceituais elaborados pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os meios empregados na coleta das informações Essas informações permitiram perceber avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmosDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: We present the results of a research work based on the theoretical presumptions of Mathematical Modelling in the perspectives of Mathematical Education, Meaningful Learning Theory of David Ausubel and Concepts Maps of Joseph Novak We previously established a set of elements through which it is possible to elicit the occurrence of Meaningful Learning through the Concepts Maps, when teaching activities compose a proposal involving Mathematical Modelling The research was developed with 4 students attending the first semester of an Industrial Mechanical Maintenance course in a state University from Paraná, during the classes of Foundations of Mathematics, Integral Differential Calculus I and during an extra- curricular course After a familiarization period with the Concepts Maps, the students developed Mathematical Modelling activities and they built maps related to the mathematical and extra-mathematical concepts involved in the problem studied For the collection of information, the concepts maps elaborated by the students, their direct observation, the application of questionnaires and interviews were employed All these information allowed noticing: progresses in the continuum routine learning- meaningful learning of mathematical concepts using Modelling, the potentialities of association of Concepts Maps and Mathematical Modelling, as well as the advantages and the disadvantages of working with themAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Salvador, José AntônioBatista, Irinéa de LourdesFontanini, Maria Lúcia de Carvalho2024-05-01T13:09:43Z2024-05-01T13:09:43Z2007.0023.03.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11055porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais |
title |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais |
spellingShingle |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho Educação matemática Matemática Estudo e ensino Modelos matemáticos Estudo e ensino Mathematics education Mathematics Mathematical models Study and teaching |
title_short |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais |
title_full |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais |
title_fullStr |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais |
title_sort |
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais |
author |
Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho |
author_facet |
Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] Salvador, José Antônio Batista, Irinéa de Lourdes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontanini, Maria Lúcia de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Modelos matemáticos Estudo e ensino Mathematics education Mathematics Mathematical models Study and teaching |
topic |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Modelos matemáticos Estudo e ensino Mathematics education Mathematics Mathematical models Study and teaching |
description |
Resumo: Apresentamos o resultado de um trabalho de pesquisa fundamentado nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nos Mapas Mapas Conceituais de Joseph Novak Estabelecemos previamente um conjunto de elementos por meio dos quais é possível evidenciar a ocorrência da Aprendizagem Significativa por meio dos Mapas Conceituais, quando as atividades de ensino compõe uma proposta que envolve Modelagem Matemática A pesquisa foi desenvolvida com 4 alunos que cursavam o primeiro semestre de um curso em Manutenção Industrial Mecânica em uma Universidade no interior do Paraná, durante as aulas de Fundamentos da Matemática, Cálculo Diferencial Integral I e um curso extracurricular Após um período de familiarização com os Mapas conceituais, os alunos desenvolveram atividades de Modelagem Matemática e construíram mapas a respeito dos conceitos matemáticos e extra-matemáticos envolvidos no problema estudado Os mapas conceituais elaborados pelos alunos, a observação dos mesmos, aplicação de questionários e entrevistas foram os meios empregados na coleta das informações Essas informações permitiram perceber avanços no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de conceitos matemáticos trabalhados por meio da Modelagem, potencialidades da associação dos Mapas Conceituais e Modelagem Matemática bem como vantagens e desvantagens em trabalhar com os mesmos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007.00 2024-05-01T13:09:43Z 2024-05-01T13:09:43Z 23.03.2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11055 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823302880854016 |