Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14108 |
Resumo: | Resumo: Tomando a Early Algebra como área de pesquisa, a qual visa uma abordagem para o ensino e aprendizagem da álgebra inicial, esta investigação apresenta uma análise das produções escritas, atitudes, indagações, enfim, o comportamento de crianças durante a resolução de tarefas O objetivo foi identificar, analisar e discutir características do pensamento algébrico em oito tarefas aplicadas a estudantes do Ensino Fundamental I Mais especificamente, buscamos compreender como trinta e cinco estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do município de Apucarana-PR lidam com tarefas da Early Algebra Para organização e interpretação dos dados, empregamos procedimentos à luz da Análise de Conteúdo, sendo esta uma modalidade de pesquisa qualitativa Por meio das respostas apresentadas e das indagações e afirmações dos estudantes durante a resolução das tarefas, o estudo mostrou que, embora as resoluções nem sempre estivessem corretas, estas evidenciam indícios de pensamento algébrico, uma vez que os participantes desse estudo perceberam e tentaram expressar as estruturas aritméticas das tarefas, assim como, descreveram seus processos de pensamento Portanto, esses estudantes do Ensino Fundamental I têm condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica |
id |
UEL_97dc2b7776da6b126d74489b40fc086b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14108 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental IMatemática (Ensino fundamental)Estudo e ensinoEducação matemáticaÁlgebraFormação de conceitosStudy and teachingMathematics educationConcept formationSymbolic and mathematical logicAlgebra - MathematicsResumo: Tomando a Early Algebra como área de pesquisa, a qual visa uma abordagem para o ensino e aprendizagem da álgebra inicial, esta investigação apresenta uma análise das produções escritas, atitudes, indagações, enfim, o comportamento de crianças durante a resolução de tarefas O objetivo foi identificar, analisar e discutir características do pensamento algébrico em oito tarefas aplicadas a estudantes do Ensino Fundamental I Mais especificamente, buscamos compreender como trinta e cinco estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do município de Apucarana-PR lidam com tarefas da Early Algebra Para organização e interpretação dos dados, empregamos procedimentos à luz da Análise de Conteúdo, sendo esta uma modalidade de pesquisa qualitativa Por meio das respostas apresentadas e das indagações e afirmações dos estudantes durante a resolução das tarefas, o estudo mostrou que, embora as resoluções nem sempre estivessem corretas, estas evidenciam indícios de pensamento algébrico, uma vez que os participantes desse estudo perceberam e tentaram expressar as estruturas aritméticas das tarefas, assim como, descreveram seus processos de pensamento Portanto, esses estudantes do Ensino Fundamental I têm condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébricaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Taking Early Algebra as an area of research, which seeks an approach to teaching and learning of algebra early, this research presents an analysis of written productions, attitudes, questions, finally, the behavior of children during the resolution of tasks The goal was to identify and analyze characteristics of algebraic thinking in tasks applied to students of Elementary School I More specifically, we understand as thirty-five students in the 5th year of elementary school to a public school in the city of Apucarana-PR deal with tasks of Early Algebra For organizing and interpreting data, employ procedures in light of Content Analysis, which is a form of qualitative research Through the responses presented and questions and statements of students while solving tasks, the study showed that although the resolutions were not always correct, they show signs of algebraic thinking, since the participants in this study perceived and tried to express the structures arithmetic tasks, as well as, described their thought processes Therefore, these students of Elementary School I have to deal with conditions and issues related to developing algebraic thinking, while not presenting a symbolic algebraic languageSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroAlmeida, Lourdes Maria Werle deSilva, Daniele Peres da2024-05-01T14:25:09Z2024-05-01T14:25:09Z2012.002012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14108porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I |
title |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I |
spellingShingle |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I Silva, Daniele Peres da Matemática (Ensino fundamental) Estudo e ensino Educação matemática Álgebra Formação de conceitos Study and teaching Mathematics education Concept formation Symbolic and mathematical logic Algebra - Mathematics |
title_short |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I |
title_full |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I |
title_fullStr |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I |
title_sort |
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I |
author |
Silva, Daniele Peres da |
author_facet |
Silva, Daniele Peres da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] Soares, Maria Tereza Carneiro Almeida, Lourdes Maria Werle de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniele Peres da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino fundamental) Estudo e ensino Educação matemática Álgebra Formação de conceitos Study and teaching Mathematics education Concept formation Symbolic and mathematical logic Algebra - Mathematics |
topic |
Matemática (Ensino fundamental) Estudo e ensino Educação matemática Álgebra Formação de conceitos Study and teaching Mathematics education Concept formation Symbolic and mathematical logic Algebra - Mathematics |
description |
Resumo: Tomando a Early Algebra como área de pesquisa, a qual visa uma abordagem para o ensino e aprendizagem da álgebra inicial, esta investigação apresenta uma análise das produções escritas, atitudes, indagações, enfim, o comportamento de crianças durante a resolução de tarefas O objetivo foi identificar, analisar e discutir características do pensamento algébrico em oito tarefas aplicadas a estudantes do Ensino Fundamental I Mais especificamente, buscamos compreender como trinta e cinco estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do município de Apucarana-PR lidam com tarefas da Early Algebra Para organização e interpretação dos dados, empregamos procedimentos à luz da Análise de Conteúdo, sendo esta uma modalidade de pesquisa qualitativa Por meio das respostas apresentadas e das indagações e afirmações dos estudantes durante a resolução das tarefas, o estudo mostrou que, embora as resoluções nem sempre estivessem corretas, estas evidenciam indícios de pensamento algébrico, uma vez que os participantes desse estudo perceberam e tentaram expressar as estruturas aritméticas das tarefas, assim como, descreveram seus processos de pensamento Portanto, esses estudantes do Ensino Fundamental I têm condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012.00 2012 2024-05-01T14:25:09Z 2024-05-01T14:25:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14108 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823242219683840 |