O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sônia Pereira de Melo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586
Resumo: Resumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitos
id UEL_9933bd1e8a9af53bf27ceb0ee024d9aa
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11586
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoCapacidade matemática nas criançasCurrículosPlanejamentoMathematicsMathematical ability in childrenCurriculumMathematics - Teaching methodsStudy and teachingPlanningResumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work describes the important function that mathematics plays in the development of logical thinking, creativity and concentration in students, however, is explicit aversion that most have for that matter It is known that learning mathematics must have its appropriate attention from the start of school activities, due to the fact that this is a cumulative matter This work presents proposals for better learning and use of discipline, developing a proposal for a sequence of equation of first degree activities, favoring reports for the Kumon method and the National Curriculum Parameters (PCN) During the work, strategies are designed to introduce knowledge and solve problems, considering the individuality wich is the big difference PCNs are used to show this technique, extolling the observation that the teacher must have in every student in his class Diagnosis of each class and teacher groups are some of the suggested solutions Even the student being the major focus of this work, the teacher ends up as the main, with the mission to change the conceptsRomeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]Luccas, SimonePasquini, Regina Célia GuapoGonçalves, Sônia Pereira de Melo2024-05-01T13:17:24Z2024-05-01T13:17:24Z2015.0011.03.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:36Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
title O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
spellingShingle O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
Gonçalves, Sônia Pereira de Melo
Matemática
Estudo e ensino
Capacidade matemática nas crianças
Currículos
Planejamento
Mathematics
Mathematical ability in children
Curriculum
Mathematics - Teaching methods
Study and teaching
Planning
title_short O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
title_full O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
title_fullStr O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
title_full_unstemmed O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
title_sort O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
author Gonçalves, Sônia Pereira de Melo
author_facet Gonçalves, Sônia Pereira de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]
Luccas, Simone
Pasquini, Regina Célia Guapo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sônia Pereira de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Capacidade matemática nas crianças
Currículos
Planejamento
Mathematics
Mathematical ability in children
Curriculum
Mathematics - Teaching methods
Study and teaching
Planning
topic Matemática
Estudo e ensino
Capacidade matemática nas crianças
Currículos
Planejamento
Mathematics
Mathematical ability in children
Curriculum
Mathematics - Teaching methods
Study and teaching
Planning
description Resumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.03.2015
2015.00
2024-05-01T13:17:24Z
2024-05-01T13:17:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823241400745984