O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitos |
id |
UEL_9933bd1e8a9af53bf27ceb0ee024d9aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11586 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoCapacidade matemática nas criançasCurrículosPlanejamentoMathematicsMathematical ability in childrenCurriculumMathematics - Teaching methodsStudy and teachingPlanningResumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This work describes the important function that mathematics plays in the development of logical thinking, creativity and concentration in students, however, is explicit aversion that most have for that matter It is known that learning mathematics must have its appropriate attention from the start of school activities, due to the fact that this is a cumulative matter This work presents proposals for better learning and use of discipline, developing a proposal for a sequence of equation of first degree activities, favoring reports for the Kumon method and the National Curriculum Parameters (PCN) During the work, strategies are designed to introduce knowledge and solve problems, considering the individuality wich is the big difference PCNs are used to show this technique, extolling the observation that the teacher must have in every student in his class Diagnosis of each class and teacher groups are some of the suggested solutions Even the student being the major focus of this work, the teacher ends up as the main, with the mission to change the conceptsRomeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]Luccas, SimonePasquini, Regina Célia GuapoGonçalves, Sônia Pereira de Melo2024-05-01T13:17:24Z2024-05-01T13:17:24Z2015.0011.03.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:36Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática |
title |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática |
spellingShingle |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática Gonçalves, Sônia Pereira de Melo Matemática Estudo e ensino Capacidade matemática nas crianças Currículos Planejamento Mathematics Mathematical ability in children Curriculum Mathematics - Teaching methods Study and teaching Planning |
title_short |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática |
title_full |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática |
title_fullStr |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática |
title_full_unstemmed |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática |
title_sort |
O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemática |
author |
Gonçalves, Sônia Pereira de Melo |
author_facet |
Gonçalves, Sônia Pereira de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador] Luccas, Simone Pasquini, Regina Célia Guapo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Sônia Pereira de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Estudo e ensino Capacidade matemática nas crianças Currículos Planejamento Mathematics Mathematical ability in children Curriculum Mathematics - Teaching methods Study and teaching Planning |
topic |
Matemática Estudo e ensino Capacidade matemática nas crianças Currículos Planejamento Mathematics Mathematical ability in children Curriculum Mathematics - Teaching methods Study and teaching Planning |
description |
Resumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
11.03.2015 2015.00 2024-05-01T13:17:24Z 2024-05-01T13:17:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823241400745984 |