Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Christian Vieira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13093
Resumo: Resumo: A Ciência da Motricidade Humana apresenta-se como proposta para a superação da crise epistemológica na Educação Física, em um contexto de crise paradigmática no campo da Ciência Na escola, a Educação Física pretende superar a concepção de área de atividades e conquistar a legitimidade de uma área de conhecimento Baseada no Paradigma da Complexidade, o objeto de estudo da Ciência da Motricidade Humana é o homem que se move em busca de transcendência, e este homem é um ser no mundo, uno, indissociável em suas dimensões e na relação homem-sociedade-cultura, abandonando a concepção dicotômica de homem racional e físico que orientou a Educação Física desde sua gênese A Ciência da Motricidade Humana não pode abdicar de toda a construção de conhecimentos produzida pela Educação Física até então, mas permite mudanças por meio da ruptura epistemológica: da Educação Física para a Ciência da Motricidade Humana A partir do ano letivo de 25, a Universidade Estadual de Londrina iniciou um novo currículo de formação de professores de Educação Física que se caracteriza por preparar o profissional exclusivamente para atuar na escola com a docência Em consideração à constatação de que os estudos da Ciência da Motricidade Humana foram influentes neste curso de formação, esta pesquisa procurou identificar se a Motricidade Humana influencia o ensino da Educação Física por meio dos professores formados neste currículo Tendo a complexidade como paradigma para a pesquisa, oito professores de Educação Física atuantes na educação básica em escolas públicas e privadas tiveram suas aulas observadas e posteriormente foram entrevistados em uma perspectiva de integração com a análise de conteúdo Este estudo demonstrou que estes professores estão em uma fase intermediária de mudança paradigmática, ou seja, suas concepções e ações pedagógicas se orientam no sentido de um novo paradigma A complexidade, interdisciplinaridade, pesquisa e problematização no ensino, contextualização, reflexão crítica e formação continuada, princípios orientadores desta formação docente, se relacionam com os princípios da Ciência da Motricidade Humana que considera o ensino como processo complexo, o ser humano como unidade complexa e multidimensional, o sentido e significado do que é ensinado e o ser humano práxico
id UEL_9a6dfb7fad81c4766a0c99f860224881
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13093
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relaçõesEducaçãoEstudo e ensinoEducação físicaEstudo e ensinoMotricidade humanastudy and teachingStudy and teachingEducation - BrazilBasic educationTeacher trainingScience educationMotor skillEducationPhysical education HistoryResumo: A Ciência da Motricidade Humana apresenta-se como proposta para a superação da crise epistemológica na Educação Física, em um contexto de crise paradigmática no campo da Ciência Na escola, a Educação Física pretende superar a concepção de área de atividades e conquistar a legitimidade de uma área de conhecimento Baseada no Paradigma da Complexidade, o objeto de estudo da Ciência da Motricidade Humana é o homem que se move em busca de transcendência, e este homem é um ser no mundo, uno, indissociável em suas dimensões e na relação homem-sociedade-cultura, abandonando a concepção dicotômica de homem racional e físico que orientou a Educação Física desde sua gênese A Ciência da Motricidade Humana não pode abdicar de toda a construção de conhecimentos produzida pela Educação Física até então, mas permite mudanças por meio da ruptura epistemológica: da Educação Física para a Ciência da Motricidade Humana A partir do ano letivo de 25, a Universidade Estadual de Londrina iniciou um novo currículo de formação de professores de Educação Física que se caracteriza por preparar o profissional exclusivamente para atuar na escola com a docência Em consideração à constatação de que os estudos da Ciência da Motricidade Humana foram influentes neste curso de formação, esta pesquisa procurou identificar se a Motricidade Humana influencia o ensino da Educação Física por meio dos professores formados neste currículo Tendo a complexidade como paradigma para a pesquisa, oito professores de Educação Física atuantes na educação básica em escolas públicas e privadas tiveram suas aulas observadas e posteriormente foram entrevistados em uma perspectiva de integração com a análise de conteúdo Este estudo demonstrou que estes professores estão em uma fase intermediária de mudança paradigmática, ou seja, suas concepções e ações pedagógicas se orientam no sentido de um novo paradigma A complexidade, interdisciplinaridade, pesquisa e problematização no ensino, contextualização, reflexão crítica e formação continuada, princípios orientadores desta formação docente, se relacionam com os princípios da Ciência da Motricidade Humana que considera o ensino como processo complexo, o ser humano como unidade complexa e multidimensional, o sentido e significado do que é ensinado e o ser humano práxicoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The Human Motricity Science presents itself as a proposal to overcome the epistemological crisis in physical education in the context of a paradigmatic crisis in the field of Science At school, Physical Education aims to overcome the concept of activities area and to gain the legitimacy of Knowledge area Based on the Paradigm of Complexity, the object of study of Human Motricity Science is Man in search of transcendence, and that Man is a being in the world, only one, indivisible, showing the relationship between man and society and culture, abandoning the dichotomy of man rational and physical that guided the Physical Education since its inception The Human Motricity Science cannot abdicate all construction of knowledge produced by the Physical Education until then, but allows changes through the epistemological break: Physical Education to Human Motricity Science From the academic year 25, Universidade Estadual de Londrina initiated a new curriculum for physical education teachers which characterized by preparing professionals to work exclusively with the teaching in school Regarding the fact of the studies of Human Motricity Science were influential in this training, this research sought to identify whether the Human Motricity influences the teaching of physical education through teachers trained in this curriculum Taking the complexity as a paradigm for the study, subjects had their lessons observed and subsequently were interviewed in a perspective of triangulation with the content analysis This study showed that these teachers are in an intermediate phase of paradigm shift, or some more, some less, but in general, their conceptions and pedagogical actions are oriented towards a new paradigm The complexity, interdisciplinarity, research and problem-education, contextualization, critical reflection and continuing education, guiding principles of this teacher training, are interrelated with the principles of Human Motricity Science considering teaching as a complex process, the human being as unit complex and multidimensional, the meaning and significance of what is taught and human praxisPalma, Ângela Pereira Teixeira Victoria [Orientador]Palma, José Augusto VictoriaOliveira, Amauri Aparecido Bássoli deSouza, Christian Vieira de2024-05-01T14:07:04Z2024-05-01T14:07:04Z2012.0009.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13093porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13093Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações
title Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações
spellingShingle Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações
Souza, Christian Vieira de
Educação
Estudo e ensino
Educação física
Estudo e ensino
Motricidade humana
study and teaching
Study and teaching
Education - Brazil
Basic education
Teacher training
Science education
Motor skill
Education
Physical education History
title_short Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações
title_full Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações
title_fullStr Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações
title_full_unstemmed Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações
title_sort Motricidade humana e o ensino da Educação Física : estabelecendo relações
author Souza, Christian Vieira de
author_facet Souza, Christian Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria [Orientador]
Palma, José Augusto Victoria
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Christian Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estudo e ensino
Educação física
Estudo e ensino
Motricidade humana
study and teaching
Study and teaching
Education - Brazil
Basic education
Teacher training
Science education
Motor skill
Education
Physical education History
topic Educação
Estudo e ensino
Educação física
Estudo e ensino
Motricidade humana
study and teaching
Study and teaching
Education - Brazil
Basic education
Teacher training
Science education
Motor skill
Education
Physical education History
description Resumo: A Ciência da Motricidade Humana apresenta-se como proposta para a superação da crise epistemológica na Educação Física, em um contexto de crise paradigmática no campo da Ciência Na escola, a Educação Física pretende superar a concepção de área de atividades e conquistar a legitimidade de uma área de conhecimento Baseada no Paradigma da Complexidade, o objeto de estudo da Ciência da Motricidade Humana é o homem que se move em busca de transcendência, e este homem é um ser no mundo, uno, indissociável em suas dimensões e na relação homem-sociedade-cultura, abandonando a concepção dicotômica de homem racional e físico que orientou a Educação Física desde sua gênese A Ciência da Motricidade Humana não pode abdicar de toda a construção de conhecimentos produzida pela Educação Física até então, mas permite mudanças por meio da ruptura epistemológica: da Educação Física para a Ciência da Motricidade Humana A partir do ano letivo de 25, a Universidade Estadual de Londrina iniciou um novo currículo de formação de professores de Educação Física que se caracteriza por preparar o profissional exclusivamente para atuar na escola com a docência Em consideração à constatação de que os estudos da Ciência da Motricidade Humana foram influentes neste curso de formação, esta pesquisa procurou identificar se a Motricidade Humana influencia o ensino da Educação Física por meio dos professores formados neste currículo Tendo a complexidade como paradigma para a pesquisa, oito professores de Educação Física atuantes na educação básica em escolas públicas e privadas tiveram suas aulas observadas e posteriormente foram entrevistados em uma perspectiva de integração com a análise de conteúdo Este estudo demonstrou que estes professores estão em uma fase intermediária de mudança paradigmática, ou seja, suas concepções e ações pedagógicas se orientam no sentido de um novo paradigma A complexidade, interdisciplinaridade, pesquisa e problematização no ensino, contextualização, reflexão crítica e formação continuada, princípios orientadores desta formação docente, se relacionam com os princípios da Ciência da Motricidade Humana que considera o ensino como processo complexo, o ser humano como unidade complexa e multidimensional, o sentido e significado do que é ensinado e o ser humano práxico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.04.2012
2012.00
2024-05-01T14:07:04Z
2024-05-01T14:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13093
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291450327040